Page 53 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1987
P. 53

Furukawa quer ampliar investimentos no Brasil



















































































     A  fábrica de cabos de energia elétrica  está localizada no km  55 da  Via                                                                                                        <Jm  1977,  a  Furukaw a  inaugurava  em   C u ritib a ,  P R ,  um a  das  m ais
                                                                                                                                                                                                               -
                                                                                                                                                                                                                  -
                                                                                                                                                                                                              i l #   1   ?       -          ¦         .   |   / V l    •
                                                                                                                                                                                                                                  |
      Dutra,  em Lorena, S P,  e ocupa  uma  área  tota l de 313 m 2.







                  novo diretor-presidente da Furu­
                                                                                                                                   A empresa japonesa tem, no Brasil,
      O             kawa industrial, Anselmo Naka-                                                                         um  faturam ento anual  em  torno de                                                                                 mado pela Escola Politécnica de São
                                                                                                                                                                                                                                                Paulo (1966), a quem cabe, ao lado do



                 tani, ao assumir o cargo, prometeu que US$ 100 milhões, gerado por vendas nos                                                                                                                                                  chüirnuin Kojiro Shibata, 53,  promo­


      sua empresa manterá a política de in­                                                                                mercados interno e externo. Metas est a­                                                                             vido este ano para ser um dos dirigentes


      vestimentos no Brasil (US$  10 milhões                                                                               belecidas junto ao governo brasileiro                                                                                da filial no Brasil, definir as diretrizes e


      86/87), dando prioridade a área de pes­                                                                              preveem a export ação cie  15% da produ­                                                                             tomar as decisões mais importantes da


      quisa e desenvolvimento, visando a di­                                                                               ção nacional  da  Furukawa,  índice que                                                                              empresa.


      versificação de sua linha de produtos e                                                                              deverá ser alcançado a médio prazo.                                                                                                  Com esta decisão — concluiu o



      ampliação da capacidade de produção.                                                                                                 O sucesso de nosso empreendi­                                                                        presidente da Furukawa —, os acionis­


      Ele quer uma política mais agressiva de                                                                              mento no  Brasil                                      ressaltou  Anselmo                                             tas em geral  esperam que a empresa


      investimentos, desde que esta fique con­                                                                             Nakatani                             ,  hoje reconhecido pelos                                                       possa servir cada vez  melhor à socie­


      dicionada a uma maior estabilidade                                                                                   acionista japoneses da Furukawa, pode                                                                                dade brasileira e, em particular, ao nos­


      jurídica no que diz respeito ao trata­                                                                               ser em grande parte creditado á nossa                                                                                sos clientes. São eles o objetivo da nossa


       mento legal da tecnologia e do capital                                                                              política de recursos humanos. Ela prevê                                                                              atividade e de nossa filosofia de traba­


       estrangeiro no Brasil.                                                                                              uma decidida participação dos brasilei­                                                                              lho, que pode ser resumida assim: "Não


               — A coerência de nossa política em­                                                                         ros na alta, média e alta administração,                                                                             importa quanto custa; queremos fazer


       presarial — disse Nakatani — foi man­                                                                               com contínua busca de entrosamento                                                                                   algo que realmente tenha valor. O lucro


       tida mesmo durante o período de reces­                                                                              com os especialistas japoneses que par­                                                                              deve vir em segundo lugar, a longo pra­


       são, ainda que com o sacrifício de nossa                                                                            ticipam da organização e cuja atribui­                                                                               zo, com a satisfação do cliente”.


       rentabilidade, jamais apelamos para                                                                                 ção principal  é transferir tecnologia                                                                                       Na área de exportação, a Furukawa


       soluções fáceis como a demissão em                                                                                  para o País.                                                                                                         está embarcando para a República Po­


       massa de nossos funcionários, pois os re­                                                                                   Os setenta especialistas japoneses                                                                           pular da China um lote de condutores no


       cursos humanos são um dos maiores pa­                                                                               que participaram do projeto inicial de                                                                               valor de US$  1,3 milhão, após vencer,


       trimônios da empresa. A programação                                                                                 implantação da indústria no Brasil, ho­                                                                              em concorrência internacional, os mais


       de investimentos da Furukawa, nunca                                                                                 je estão reduzidos a dez. Eles represen­                                                                             tradicionais fabricantes de condutores


       interrompida desde sua inauguração                                                                                  tam menos de um por cento do corpo de                                                                                elétricos do mundo.


       em  1977, está voltada principalmente                                                                               funcionários da empresa, integrado por                                                                                       A Furukawa marca sua presença no


       para a diversificação e aprimoramento                                                                                1.100 pessoas.                                                                                                      mercado brasileiro entre os principais


       da qualidade de nossos produtos.                                                                                            Consolidando esta política, a Furu­                                                                          fornecedores no setor estatal (empresas


                                                                                                                           kawa acaba de eleger um brasileiro                                                                                   do Sistema Telebrás e Eletrobrás) e se­


                                      Cabos ópticos                                                                        para o cargo de diretor-presidente, An­                                                                              tor privado.


                                                                                                                           selmo Nakatani, 45, engenheiro for­


               Segundo o executivo, a Furukawa


       tem um firme compromisso com o alto


       padrão de qualidade de seus produtos,                                                                                                                                                                        i
                                                                                                                                                                                                                                                                                                   I

       reconhecido internacionalmente como                                                                                                                                               I   Êk                                                                                                  I I               Linha de


       resultado de elevados investimentos em                                                                                                                         1                    m         w               * v r  i                                                                    f *               cabos

                                                                                                                                                                                                                      YT Mf *
       pesquisa de tecnologias pioneiras. Foi a                                                                                                                   <  \                                                 w                                                                                           telefônicos


       Furukawa do Japão, por exemplo, uma                                                                                                                                                                                                                                                                         convencionais.


       das primeiras empresas a desenvolver


       industrialmente os cabos de fibra óp­


       tica, que revolucionaram uma série de                                                                                                                         U W A W                                                                          a a v w


       conceitos na engenharia eletro-eletrô-


       nica.


               No Brasil, a Furukawa Industrial                                                                                                                     o                                                                                                      o o


       produz uma linha completa de cabos de


       transmissão elétrica, cabos telefônicos e


       cabos especialmente projetados para                                                                                                                                             o                                                                                   O                 Q


       equipamentos de informática.
   48   49   50   51   52   53   54   55   56   57   58