Page 40 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1983
P. 40

O aspecto social do telefone também vem                                                                        Rio de Janeiro foi o pioneiro na automatiza­


                                                                                                                             recebendo as atenções da diretoria da empre­                                                                           ção dos serviços em todas as 64 sedes mu­


                                                                                                                             sa. Além dos orelhões, que começaram a ser                                                                             nicipais. O marco foi atingido com a inaugu­

                                                                                                                             instalados no Rio em janeiro de 1972, a ci­                                                                            ração, em 24 de junho de 1982, de centrais


                                                                                                                             dade ganhou  “orelhinhas",  destinados às                                                                              automáticas nos municípios de Cambuci,


                                                                                                                             crianças, “orelhõezinhos”, para deficientes fí­                                                                        Itaocara e Rio Claro.


                                                                                                                             sicos, “orelhões" com DDD, “orelhões" em                                                                                       Um importante programa colocado em



              Essas medidas refletiram-se positiva­                                                                          favelas e “orelhões" comunitários, que fazem                                                                          prática diz respeito à taxa  de UTI (Utiliza­

      mente nos indicadores operacionais da em­                                                                              e recebem ligações.                                                                                                   ção de Terminais Instalados), que era muito


      presa. Com relação à solicitação de conser­                                                                                     A interiorização da telefonia, de acordo                                                                     baixa em relação a de outras concessionárias


      tos/100 telefones, em dezembro de 80, a Te-                                                                            com a política traçada pelo Governo federal,                                                                          do Sistema Telebrás: 78,6 por cento. Já na­


      lerj detinha a marca de 12 pedidos de repa­                                                                            é um dos grandes objetivos estabelecidos pe­                                                                          quela ocasião, a taxa média de UTI no sis­


      ro, número que foi gradualmente caindo des­                                                                            la Telerj. A modernização no interior, acom­                                                                          tema era de 84,6 por cento.


      de então: 8,2 por cento, em 1981; 6,8 por cen­                                                                         panhando o crescimento sócio-econômico da                                                                                      Para modificar este quadro, as Diretorias


      to, em  1982; e 5,6 por cento, em julho de                                                                             região, inclui novos prédios e centrais tele­                                                                         Técnica e de Operações da Telerj desenvol­

       1983.                                                                                                                  fónicas, substituição de equipamentos, am­                                                                           veram um intenso plano de trabalho, envol­


              Quanto ao tom de discar, dentro dos três                                                                        pliação de rede externa, maior número de te­                                                                         vendo uma série de medidas técnicas.


      segundos estabelecidos de acordo com o pa­                                                                              lefones públicos e acesso aos sistemas DDD                                                                                   Todo este esforço gerou um excelente re­


      drão Telebrás, a Telerj atingiu, em dezem­                                                                              e DDL Uma retrospectiva dos fatos mais im­                                                                           sultado: a Telerj chega ao mês de junho de


      bro de 80, 96,1 por cento; 98 por cento, em                                                                             portantes que marcaram a atuação da Telerj                                                                           1983 com uma taxa de UTI da ordem de


      dezembro de 82; e 98,7 por cento, em julho                                                                              nos últimos anos inclui, necessariamente, um                                                                         88,8 por cento, superior à meta de 88,3 por


      deste ano.                                                                                                              acontecimento muito especial: o Estado do                                                                            cento fixada para dezembro próximo.





















                                   V a l o r i z a ç ã o   d o   h o m e m   é   c h a v e   d a   v i r a d a












                             Como ocorreu a virada da Telerj, em                                                                                                                                                                                conta são os meios. Ele acha que o Fun­


                     matéria de imagem e de qualidade do ser­                                                                                                                                                                                   do Nacional de Telecomunicações irá aca­

                     viço? Certamente, milagres não existem                                                                                                                                                                                     bar como recurso para as empresas do


                     no universo das telecomunicações.  O                                                                                                                                                                                       Sistema Telebrás. “No ano que vem de­


                     grande segredo da diretoria da empresa,                                                                                                                                                                                    verão ser arrecadados CrS 525 bilhões, e


                     encabeçada pelo presidente Nelson Souto                                                                                                                                                                                    apenas 10 por cento desta quantia virão


                     Jorge, é a administração competente.                                                                                                                                                                                       para a Telebiás. As empresas terão de se

                     Uma administração que assumiu o pas­                                                                                                                                                                                       adaptar a essa realidade. O sistema de te­


                     sivo da empresa e reverteu expectativas                                                                                                                                                                                    lecomunicações vive do que arrecada. E


                     dos usuários e do próprio governo.  E a                                                                                                                                                                                    os recursos a Telerj serão aplicados no pa­


                     grande mudança partiu do óbvio, geral­                                                                                                                                                                                     gamento da folha de pessoal, manutenção

                     mente esquecido: o patrimônio mais va­                                                                                                                                                                                     do sistema, pagamento de empréstimos


                     lioso de uma instituição é seu próprio pes­                                                                                                                                                                                e expansão dos serviços, nesta ordem. Os


                      soal, que precisa ser estimulado a acre­                                                                                                                                                                                  três primeiros são prioritários, e o quar­


                     ditar em si mesmo.                                                                                                                                                                                                         to a gente faz com o que restar".


                             A valorização do homem sempre foi                                                                                                                                                                                           Souto Jorge afirma que, apesar de al­

                     uma bandeira de Nelson Souto Jorge,                                                                                                                                                                                        gumas previsões pessimistas, a Telerj


                     desde os tempos do Exército — foi co­                                                                                                                                                                                      continuará a ampliar os serviços: “Em re­


                     mandante, inclusive, da Escola de Comu­                                                                                        Souto Jorge: tranqüilidadi                                                                  cente reunião com a Telebrás, tivemos a


                     nicações e do 4? Batalhão de Comunica­                                                                                               cm relação ao futura                                                                  certeza de que teremos recursos para a

                     ções — e quando ingressou na vida civil,                                                                                                                                                                                   expansão. Para o próximo ano, devere­


                     como representante regional da Constru­                                                                                                                                                                                    mos contratar mais 17 mil terminais com


                     tora Mendes Junior, como presidente da                                                                                Na sua opinião, a consolidação da me­                                                                a Standard, além dos outros projetos de


                     antiga Companhia Telefônica de Brasília                                                                      ta empregado satisfeito viabilizou a concre­                                                                  expansão em andamento, que implicarão


                     — Cotelb, hoje Telebrasília — e que vem                                                                      tização das outras metas da diretoria da                                                                      na instalação de 60 mil terminais, a lon­


                     mantendo, desde 1979, quando assumiu                                                                         Telerj, melhoria da mie e assinante respei­                                                                   go prazo. Também para 1984, talvez pos­

                     a presidência da Telerj. “Como subalter­                                                                      tado. “Hoje, a Telerj é respeitada pela po­                                                                  samos contratar a primeira Central por


                     no ou comandante, empregado ou presi­                                                                         pulação carioca, nossos empregados ves­                                                                       Programa Armazenado — CPA, com a


                     dente, sempre tive sensibilidade para li­                                                                     tem a camisa da empresa e as chuvas dei­                                                                      NEC do Brasil, de 10 mil terminais, a ser


                     dar com as pessoas, procurando ser jus­                                                                       xaram de ser motivo de pânico. Estamos                                                                        implantada em Vila Isabel, além de lan­

                     to, acima de tudo. Um chefe não precisa                                                                       absolutamente tranqüilos em relação à                                                                         çarmos; no Rio de Janeiro, o videotexto.


                     ser benevolente, pois isto é demagogia,                                                                       qualidade de nossos serviços", disse Sou­                                                                     Os projetos de  fibras óticas e telefonia


                     mas tratar os empregados como indiví­                                                                         to Jorte.                                                                                                     móvel estão dependendo de autorização".


                     duos, de igual para igual".                                                                                           Admirado e muito querido entre os                                                                              O presidente da Telerj está tranqüilo,


                             Souto Jorge lembra que ao assumir a                                                                   empregados, Souto Jorge resume sua fi­                                                                        em relação ao futuro: “Os empregados te­


                     empresa havia um descontentamento ge­                                                                         losofia de trabalho em uma frase, pronun­                                                                     rão seus salários reajustados de acordo


                     ral entre os empregados. Eu sabia que sc                                                                      ciada por Winston Churchill: “O impor­                                                                        com a política salarial do governo, e seus

                     conseguisse motivar o homem, a recupe­                                                                        tante da vida não é fazer o que se ama,                                                                       benefícios mantidos.  Continuaremos a


                     ração da empresa viria logo depois. A so­                                                                     mas amar o que se faz". E esta é a sua fór­                                                                   atender aos assinantes, ampliando e man­


                     lução de um problema técnico é mais fá­                                                                       mula de sucesso: “Por mais difícil que se­                                                                    tendo o sistema telefônico na capital e in­


                     cil que a de um problema emocional, que                                                                       ja uma missão, quando a aceito, dou o má­                                                                     terior do Estado, e diversificando nossos


                     exige trabalho, carinho, para que o ho­                                                                       ximo em entusiasmo".                                                                                          serviços. E, quanto aos acionistas, conti­

                     mem redescubra o interesse por sua vi­                                                                                 Em relação ao atual estágio da econo­                                                                nuaremos  pagando os  dividendos de


                     da profissional. E foi o que fizemos: de­                                                                     mia brasileira e seus reflexos na área de                                                                     acordo com a cotação da Bolsa de Valo­


                     vemos valor ao empregado e tivemos sua                                                                        telecomunicações,  Souto Jorge afirma                                                                         res. Aliás, as ações da Telerj têm excelen­


                     dedicação como resposta.                                                                                      que, para a Telerj, crise não existe, o que                                                                   te cotação", finalizou Souto Jorge.
   35   36   37   38   39   40   41   42   43   44   45