Page 54 - Telebrasil - Março/Abril 1983
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e r a d o r a s
¦Hi
I n t e r i o r i z a ç ã o d a s T C s Lisbrás: um
dicionário para
M e t a d a T e l e b r á s
as listas telefônicas
Em junho de 1981 foi lançada a 1/
edição da Lisbrás, publicação destinada
ao uso nos Postos de Serviço, que possi
bilita ao usuário que procura uma infor
m m
mação saber em qual das 117 Listas
Telefônicas existentes no país tal infor
mação poderá ser encontrada.
Por exemplo: uma pessoa deseja sa
ber o número do telefone de um assi
nante de Montes Claros, Minas Gerais.
Através de consulta ao Lisbrás ele fica
¥ sabendo que Montes Claros está na
Lista n."....e, assim, rapidamente, po
derá obter a informação. Caso contrário,
ele teria que procurar Montes Claros
numa das várias Listas Telefônicas
existentes no Estado de Minas Gerais.
1m m * . . . .
As telecomunicações tornam-se a ao homem do campo. BOA PUBLICI
cada dia imprescindíveis para o desen Empresas como a Telesc, Telepar e
volvimento de qualquer país, princi Telesp já têm experiência na telefonia
palmente com dimensões continentais rural e isso se deve à boa infra-estrutu DOIS PRÊMIOS À
como o Brasil. Por esse motivo, a Tele- ra existente nas áreas de atuação des
brás colocou a interiorizaçáo das TCs sas operadoras. Para que as necessida
como sua grande meta para os próxi des de telecomunicações no interior se A Teleceará decidiu atacar um pro
mos anos, com a esperança maior de jam atendidas a preços mais acessíveis blema muito comum a todas as empre-
amenizar a crise econômica, a excas- aos usuários, é necessário que haja sas-pólo — a depredação dos telefones
sez do petróleo, as dificuldades de co centrais de comutação, equipamentos públicos. Lançou uma campanha publi
municação. As empresas-pólo da h o l de transmissão, rotas de microondas e citária bem feita — "Ame o que é seu.
d i n g serão as responsáveis pelo cum outros. Preserve o Telefone Público” — e o ín
primento dessa meta. A Telebrás, através de suas dire dice de destruição dos seus 1.300 ore
Em São Paulo foi feita, recente torias de M arketing e Económico- lhões caiu de 20% para 6%. Houve ainda
mente, uma pesquisa para saber quais Financeira, está ultimando um projeto outro resultado da campanha: ela rece
as consequências da chegada do tele que prevê a instalação de 110.000 ter beu dois prêmios de publicidade, o "Pro
fone nas áreas rurais e ficou consta minais em áreas rurais, com o apoio de fissionais do Ano de 82”, na fase local e o
tada a econom ia de com bu stível, cooperativas. Esse empreendimento, "Colunistas 82”, na faixa regional nor
maior facilidade na comercialização que deverá estar concluído no prazo de te-nordeste. •
de produtos agrícolas, na compra de cinco anos, deverá contar com a parti Ainda como parte de uma utilização
fertilizantes e de implementos, além cipação financeira da Telebrás, Minis inteligente de programas de marketing,
de um maior relacionamento entre as tério da Agricultura e do Banco In- a Teleceará lançou o Posto de Serviço
famílias. Essa meta da Telebrás virá teramericano para o Desenvolvimento Móvel, instalado numa kombi com um
também beneficiar as indústrias do se (BID). Em 1982, todos os municípios visual diferente e que oferece 4 telefo
tor que voltarão a produzir mais e, em brasileiros foram ligados pelo telefone nes públicos e serviço DDD. A kombi
consequência, haverá redução do de e esse processo de penetração terá con fica de manhã nas praias de maior movi
semprego. tinuidade através dos distritos, povoa mento e à noite desloca-se para as pra
Fazem parte do Programa de In- dos e, finalmente, propriedades rurais. ças de Fortaleza onde são feitas as feiri-
teriorizaçáo, elaborado pela Telebrás, Em agosto de 1980, a Telebrasil já nhas de artesanato.
os seguintes serviços: telefonia rural, havia discutido o problema da expan
postos de serviços, telefone público ru são da telefonia rural durante o 2." De E no fim de março patrocinou o livro
ral, rádio comunitário, serviço com bate realizado em Salvador, Bahia. Na "Pequena História da Telefonia no Cea
partilhado, rádio-telefone e o simpli- ocasião, os participantes do evento rá”, de Pedro Alberto de Oliveira, que
fone. Oferecendo aos usuários essas fa acentuaram que era necessário criar- numa linguagem leve registra fatos da
cilidades, o STB pode gradativamente se um grupo permanente de "teleco história de Fortaleza. O dinheiro arre
atingir o interior do país com seus ser municações rurais” composto por inte cadado com a venda dos livros irá rever
viços e dar melhores condições de co grantes dos Ministérios da Agricul ter em benefício da Santa Casa de Mi
municação ao povo e, principal mente, tura e das Comunicações. (J.P.) sericórdia.