Page 54 - Telebrasil - Março/Abril 1983
P. 54

e r a d o r a s














                                                                                                                                                                                                                                                                  ¦Hi


                         I n t e r  i o r i z a ç ã o   d a s   T C s                                                                                                                                                                                                                      Lisbrás: um








                                                                                                                                                                                                                                                                                 dicionário para

                                        M e t a   d a   T                                                                     e l e b r á                                            s



                                                                                                                                                                                                                                                                         as listas telefônicas







                                                                                                                                                                                                                                                                         Em junho de  1981  foi lançada a 1/


                                                                                                                                                                                                                                                                 edição da Lisbrás, publicação destinada


                                                                                                                                                                                                                                                                 ao uso nos Postos de Serviço, que possi­


                                                                                                                                                                                                                                                                 bilita ao usuário que procura uma infor­

                                                                                            m           m
                                                                                                                                                                                                                                                                 mação saber em qual  das 117 Listas


                                                                                                                                                                                                                                                                 Telefônicas existentes no país tal infor­


                                                                                                                                                                                                                                                                 mação poderá ser encontrada.


                                                                                                                                                                                                                                                                         Por exemplo:  uma pessoa deseja sa­


                                                                                                                                                                                                                                                                  ber o número do telefone de um assi­


                                                                                                                                                                                                                                                                  nante de Montes Claros, Minas Gerais.


                                                                                                                                                                                                                                                                  Através de consulta ao Lisbrás ele fica


                                                                                                                                                       ¥                                                                                                          sabendo que  Montes Claros está na


                                                                                                                                                                                                                                                                  Lista n."....e, assim, rapidamente, po­


                                                                                                                                                                                                                                                                  derá obter a informação. Caso contrário,


                                                                                                                                                                                                                                                                  ele teria que procurar Montes Claros


                                                                                                                                                                                                                                                                  numa  das várias Listas Telefônicas


                                                                                                                                                                                                                                                                  existentes no Estado de Minas Gerais.



                                                                                                                                                                                                                                                                   1m m               *                                     .    .   .   .
















                                 As  telecomunicações tornam-se a                                                                         ao homem do campo.                                                                                                                                               BOA PUBLICI


                         cada dia imprescindíveis para o desen­                                                                                   Empresas como a Telesc, Telepar e


                         volvimento de  qualquer país,  princi­                                                                           Telesp já têm experiência na telefonia


                         palmente com dimensões continentais                                                                              rural e isso se deve à boa infra-estrutu­                                                                                                   DOIS PRÊMIOS À


                         como o Brasil. Por esse motivo, a Tele-                                                                          ra existente nas áreas de atuação des­


                         brás colocou  a interiorizaçáo das TCs                                                                           sas operadoras. Para que as necessida­


                         como sua grande meta  para os próxi­                                                                             des de telecomunicações no interior se­                                                                                         A Teleceará decidiu atacar um pro­


                         mos  anos,  com  a  esperança  maior de                                                                         jam atendidas a preços mais acessíveis                                                                                   blema muito comum a todas as empre-


                        amenizar a  crise econômica,  a  excas-                                                                           aos usuários,  é necessário  que  haja                                                                                   sas-pólo — a depredação dos telefones


                        sez do petróleo, as dificuldades de co­                                                                           centrais de comutação, equipamentos                                                                                      públicos. Lançou uma campanha publi­


                        municação.  As empresas-pólo da h o l ­                                                                           de transmissão, rotas de microondas e                                                                                    citária bem feita — "Ame o que é seu.


                        d i n g  serão  as responsáveis pelo cum­                                                                         outros.                                                                                                                  Preserve o Telefone Público” — e o ín­



                        primento dessa meta.                                                                                                      A  Telebrás,  através de  suas dire­                                                                             dice de destruição dos seus 1.300 ore­

                                Em  São  Paulo  foi  feita,  recente­                                                                     torias  de  M arketing  e  Económico-                                                                                    lhões caiu de 20% para 6%. Houve ainda



                        mente, uma pesquisa para saber quais                                                                              Financeira, está ultimando um projeto                                                                                    outro resultado da campanha: ela rece­


                        as consequências da chegada do tele­                                                                              que prevê a instalação de 110.000 ter­                                                                                   beu dois prêmios de publicidade, o "Pro­


                        fone  nas áreas rurais e  ficou  consta­                                                                          minais em áreas rurais, com o apoio de                                                                                   fissionais do Ano de 82”, na fase local e o


                        tada  a  econom ia  de  com bu stível,                                                                            cooperativas.  Esse  empreendimento,                                                                                     "Colunistas 82”, na faixa regional nor­


                        maior facilidade  na  comercialização                                                                             que deverá estar concluído no prazo de                                                                                   te-nordeste.                                                    •


                       de  produtos  agrícolas,  na compra  de                                                                            cinco anos, deverá contar com a parti­                                                                                           Ainda como parte de uma utilização


                       fertilizantes  e  de  implementos,  além                                                                           cipação financeira da Telebrás, Minis­                                                                                   inteligente de programas de marketing,


                       de um maior relacionamento entre as                                                                                tério  da  Agricultura e  do  Banco  In-                                                                                 a Teleceará lançou o Posto de Serviço



                       famílias.  Essa  meta da Telebrás virá                                                                             teramericano para o Desenvolvimento                                                                                      Móvel, instalado numa kombi com um


                       também beneficiar as indústrias do se­                                                                             (BID).  Em  1982, todos os municípios                                                                                    visual diferente e que oferece 4 telefo­


                       tor que voltarão a produzir mais e, em                                                                            brasileiros foram ligados pelo telefone                                                                                   nes públicos e serviço DDD. A kombi


                       consequência,  haverá  redução do de­                                                                             e esse processo de penetração terá con­                                                                                   fica de manhã nas praias de maior movi­



                       semprego.                                                                                                         tinuidade através dos distritos, povoa­                                                                                   mento e à noite desloca-se para as pra­

                               Fazem  parte  do  Programa  de  In-                                                                       dos e, finalmente, propriedades rurais.                                                                                   ças de Fortaleza onde são feitas as feiri-



                       teriorizaçáo, elaborado pela Telebrás,                                                                                     Em agosto de  1980, a Telebrasil já                                                                               nhas de artesanato.


                       os seguintes serviços:  telefonia  rural,                                                                         havia discutido o problema da expan­


                       postos de serviços, telefone público ru­                                                                          são da telefonia rural durante o 2." De­                                                                                           E no fim de março patrocinou o livro


                       ral,  rádio  comunitário,  serviço  com­                                                                          bate realizado em Salvador, Bahia. Na                                                                                      "Pequena História da Telefonia no Cea­


                       partilhado,  rádio-telefone  e o  simpli-                                                                         ocasião,  os  participantes  do  evento                                                                                    rá”, de Pedro Alberto de Oliveira, que


                       fone. Oferecendo aos usuários essas fa­                                                                           acentuaram que era necessário criar-                                                                                       numa linguagem leve registra fatos da


                       cilidades, o STB pode gradativamente                                                                              se  um  grupo  permanente  de "teleco­                                                                                     história de Fortaleza. O dinheiro arre­


                       atingir o interior do país com seus ser­                                                                          municações rurais” composto por inte­                                                                                      cadado com a venda dos livros irá rever­


                        viços e  dar melhores condições de co­                                                                           grantes dos  Ministérios da  Agricul­                                                                                      ter em benefício da Santa Casa de Mi­


                        municação ao povo e, principal mente,                                                                            tura e das Comunicações. (J.P.)                                                                                            sericórdia.
   49   50   51   52   53   54   55   56   57   58   59