Page 23 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1983
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guimos satisfazer a  demanda.  Mas  se                                                                                   trabalho análogo àquele que os japone­                                                                                utiliza, que argumento ele pode utilizar


          continuarmos  crescendo  nesta  base  é                                                                                  ses têm. Nós obtivemos uma cópia desse                                                                                junto  aos  seus  amigos,  aos seus paren­


          previsível que em dois anos, no máximo,                                                                                  filme em inglês, traduzimos para o por­                                                                               tes, etc.


          nós realmente  venhamos a ter proble­                                                                                    tuguês e o exibimos para todos os nossos                                                                                      A Telepar tem um quadro de recur­


          mas  de  dem anda  reprim ida.  O  que  é                                                                                empregados, sendo que eu abri e encer­                                                                                sos humanos que eu considero perfeita­


          m ais  triste  neste  episódio  é  que,  em                                                                              rei  a  sessão  de  apresentação  fazendo                                                                             mente integrado no espírito da empresa


          1982,  poderíam os ter  investido  mais.                                                                                  uma comparação entre os objetivos e  a                                                                               e conhecedor dos reais problemas desta.


          Nós tínhamos recursos, tanto que repas­                                                                                   mentalidade  dos  empregados da Tele­                                                                                Isso  eu  acho  é  o  ponto  fundam ental.



          samos sob forma  de empréstimos para                                                                                      par, e os objetivos e mentalidade dos em­                                                                            Quanto à administração da Telepar, eu


          outras empresas  do  Sistema Telebrás.                                                                                    pregados japoneses.                                                                                                  tenho obrigação de achar que ela influi.


          Nós fechamos o ano com um saldo de cai­


          xa bastante grande. A companhia podia


          ter investido mais, mas não o fez devido


          à limitação imposta pela Seplan.




           TB —  E  em  relação  à  qualidade  do


          serviço?



          GG G —  Em relação a este item temos a


          satisfação de constar que houve melho­


          ra  sobre  todos  os  aspectos,  com o  por


          exemplo a redução do índice de defeitos,


           que melhorou em 4 anos de 8 reclama­


           ções por  100 telefones por mês para 4 e


           até em alguns meses para 3,8 e 3,7. Ou­



           tra significativa melhoria foi  o  esforço


           desenvolvido para credibilizar a conta


           telefônica. A Telepar fez uma varredura


           completa em todos os pontos onde ela po­


           deria atuar e atendemos as reclamações


           cliente  por cliente,  não  deixando  uma


           única queixa sem uma resposta convin­


           cente. Eu mesmo pessoalmente, aqui na


           presidência,  me  dou  ao trabalho de es­


           crever, inúmeras vezes, cartas pessoais


            e manuscritas a cada cliente que recla­


           ma, para ele saber que nos interessamos


            por este  aspecto.  A Telebrás,  na nossa



            apresentação anual, julgou que a quali­


            dade do serviço já atendeu a todos os in­


            dicadores preconizados pela h old in g e,


            portanto,  nos  deu  um  índice  de  10  do


            cumprimento dos propósitos e na quali­                                                                                   O Museu Paranaense faz parte do cenário arquitetônico da capital.


            dade do serviço.




            TB —  Qual no seu  entender os fatores


            de sucesso da Telepar? O fato de ser uma                                                                                         Então, é lógico que os empregados re­                                                                         Se  a  adm inistração  não  influísse  eu


            empresa nova exerceu alguma influên­                                                                                     presentam muito, porque eles estão in­                                                                                teria que me sentir muito triste, porque



            cia ?                                                                                                                    tegrados;  não  são simplesmente uma                                                                                  todo esse progresso que  a  com panhia


            GG G —  O fato da gente ter começado do                                                                                  massa  num érica  que você  conta  em                                                                                 consegue eu deveria creditar a fatores


            nada, em 1967, fez com que a companhia                                                                                   4.563. Cada empregado é uma célula e                                                                                  externos e nem um pouquinho ao nosso


            pudesse começar bem, sem ter que corri­                                                                                  uma miniatura da companhia.  Ele co­                                                                                  trabalho. Mas, eu acho que há bastante


            gir erros de décadas passadas. Pelo as­                                                                                  nhece realmente todos os nossos propó­                                                                                do trabalho da diretoria.  Somos 6 dire­


            pecto da empresa ser nova, não me pare­                                                                                  sitos.  Mesmo que ele esteja num gabi­                                                                                tores,  1  presidente e  5 diretores, todos


            ce representativo da qualidade. Com re­                                                                                  nete como secretária, ou se ele está na                                                                               empregados da empresa e, por coinci­


            lação aos  recursos humanos,  sem dú­                                                                                    rua como um instalador ou se ele é uma                                                                                dência, começamos a nossa carreira,  o
                                                                                                                                                    ^
                                                                                                                                                                                                                         -
                                                                                                                                                                                                                        •
            vida eles pesam bastante, é a parte mais                                                                                 telefonista, os nossos empregados estão                                                                               nosso prim eiro  em prego  foi  aqui  na


            ponderável. Nós temos feito um esforço                                                                                   instruídos para enxergar nossa empre­                                                                                 Telepar. Então a gente vive isso diaria­


            muito grande para obter de cada empre­                                                                                   sa como um todo.  Outro exemplo que                                                                                   mente,  a  gente  conhece todas  as pes­


            gado da companhia uma célula que co­                                                                                     posso lhe dar é a questão de reclamações                                                                              soas, temos condições de mobilizá-las,


            nheça a empresa totalmente, que se in­                                                                                   de  contas.  Nós fizem os um empenho                                                                                  de motivá-las,  de sensibilizá-las,  e eu



            tegre totalmente aos nossos objetivos de                                                                                 muito sério para credibilizar as contas                                                                                acredito que, com boa vontade e com es­


            econom ia,  de  produtividade,  de bom                                                                                   telefônicas. Bem, chegamos a preparar                                                                                  se conhecimento, o nosso trabalho deve


            atendimento ao público, de mentalidade                                                                                   um filme dentro da companhia expli­                                                                                   trazer algum resultado.


            de progresso, assim por diante. Apenas                                                                                   cando como  são produzidas as contas


             para você ter uma idéa, no ano de 82 nós                                                                                telefônicas,  numa linguagem simples,                                                                                  TB —  Só para complementar: a contri­


             chegamos  a  apresentar para todos  os                                                                                  que qualquer leigo entenda —  não é ne­                                                                                buição da tecnologia é substancial?


             nossos empregados,  em  grupos de 40                                                                                    cessário ser engenheiro para entender o                                                                                G G G — Eu não creio que a tecnologia se


             aproximadamente, um filme produzido                                                                                     filme —  e o passamos para todos os em­                                                                                equipare  aos  outros  fatores.  H ouve


             nos EUA, mas referente à mentalidade                                                                                    pregados, onde o responsável pelo setor                                                                                época  em  que  tín h a m os  te cn o lo g ia


            japonesa de trabalho.  Esse filme,  aliás                                                                                de reclamações de contas ficou depois da                                                                               análoga e não estávamos nesse nível de



             chama-se: "Se o Japão faz, por que nós                                                                                  apresentação respondendo a inúmeras                                                                                    qualidade. E claro que influi um pouco.


             não fazemos?” .  É  um film e  produzido                                                                                perguntas dos empregados,  para que                                                                                    E  lógico  que,  à  m edida  que você  vai


             nos EUA para motivar a  coletividade                                                                                    cada um saiba como é que são tratadas                                                                                  substituindo cabos  antigos por novos,


              americana a ter um comportamento de                                                                                    as reclamações,  que técnica a empresa                                                                                 você vai pressurizando a rede, você vai^
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