Page 120 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1982
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Coifa



                                                                    satélite •
       "A N A T O M IA  DO FO G U ETE”


                                                     M ó d u lo   d e e q u ip a m e n to *
                   A Mecânica
                                                              3.° estág io
        O  Ariane,  de baixo para cima,  apresenta  3  estágios
      (1,2,3) coroados por uma coifa aonde se localiza a carga útil
      (satélites).                                       reservatório Hr O?
        Coifa — com 8,6m, pesando cada uma 400kg, as duas se-
      micoifas são em liga de alumínio, possuindo janelas radio-
      transparentes. Ambas são deixadas para trás no decurso da
      fase de propulsão do 2.“ estágio.  Elas oferecem um volume
      útil de 35m2, caracterizado por um diâmetro máximo de 3m   m otor
      e uma altura de 7,6m.
        O compartimento de equipamentos, com uma massa de
      300kg e diâmetro de l,lm , apresenta um adaptador padro­
      nizado para suportar a carga útil.  A coifa abriga também   2 ° estágio
      dispositivos elétricos dos seguintes subsistemas:  sequen­
      cial; navegação e pilotagem; localização e destruição; e tele-
       medição, montados em uma bandeja, rigidamente ligada à   reservatório  UDM H  NjCL  •
       estrutura tronco-cónica do míssil.
        3.” estágio — Este estágio criogênico operando a tem­
      peraturas extremamente baixas, mede 8,6m de altura, in­
      cluindo a saia entre os estágios 2 e 3, e apresenta uma mas­
      sa total de 9.4t, dos quais 8.2t constituídas por ergóis.  Os
      dois reservatórios em liga leve, de fundo intermediário co­
       mum, são pressurizados a 3 bars. O motor HM-7, montado
       sobre uma estrutura tronco-cónica, pode desenvolver um
       empuxo de 60kNeper no vácuo, durante 57s. O motor opera      •  m oto r Vicking-4
       sobre uma montagem do tipo cardan que opera em 2 dimen­
       sões. Tubos auxiliares de escape, funcionando com hidrogê­
       nio gasoso, asseguram a pilotagem na dimensão restante.
                                                                   1.” estág io
        2.° estágio — Com uma altura de  10.4 m (incluindo a
      saia entre o  1.” e 2.° estágios), um diâmetro principal de
      2,6m e uma massa total de 37.6t. Leva 34t de ergóis, acondi­
      cionados em dois reservatórios, de base comum. Os reserva­
      tórios pressurizados a 3,5 bars de hélio são construídos de   • reservatório N?0 4
      uma liga leve.  O estágio pode desenvolver um empuxo no
      vácuo de  713kN,  durante  122s. O motor é montado sobre
      uma estrutura cardan,  ligada à estrutura tronco-cónica,
      propiciando a pilotagem em  2 dimensões.  Tubulações au­
      xiliares, alimentadas por gases quentes retirados do gera­
      dor, complementam a pilotagem na 3.‘ dimensão.
        1.“ estágio — Possui uma altura de 18,4m, um diâmetro
      de 3,8m e uma massa total de 165t, incluindo 145t de ergóis.
      Estes são contidos em dois reservatórios de aço interligados
      por uma saia cilíndrica. Existem quatro motores, fixados si­  • reservatório UDMH
      metricamente, sobre uma estrutura de empuxo, que são ar­
      ticulados aos pares, em relação a dois eixos ortogonais, as­
      segurando, deste modo, a pilotagem em 3 dimensões.
        O conjunto dos motores pode desenvolver 244kN de em­
      puxo, durante 145s. Quatro aletas de 2 m cada uma melho­
      ram a estabilidade aerodinâmica do engenho. A separação
      entre estágios é efetuada por meio de cordões pirotécnicos
      recortadores, situados nas saias traseiras dos 2.” e 3.“ está­  •  motores Vicking-5
      gios.  As massas, então dissociadas,  são afastadas uma da
      outra pela ação de retrofoguetes atuando sobre o estágio in­
      ferior (8 no primeiro estágio e 3 no segundo) e por foguetes
      aceleradores situados, impulsionando o estágio superior (6
      no segundo estágio e 4 no 3.° estágio). Usam-se impulsiona­
      dores a pólvora, de tipo padronizado.
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