Page 120 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1982
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Coifa
satélite •
"A N A T O M IA DO FO G U ETE”
M ó d u lo d e e q u ip a m e n to *
A Mecânica
3.° estág io
O Ariane, de baixo para cima, apresenta 3 estágios
(1,2,3) coroados por uma coifa aonde se localiza a carga útil
(satélites). reservatório Hr O?
Coifa — com 8,6m, pesando cada uma 400kg, as duas se-
micoifas são em liga de alumínio, possuindo janelas radio-
transparentes. Ambas são deixadas para trás no decurso da
fase de propulsão do 2.“ estágio. Elas oferecem um volume
útil de 35m2, caracterizado por um diâmetro máximo de 3m m otor
e uma altura de 7,6m.
O compartimento de equipamentos, com uma massa de
300kg e diâmetro de l,lm , apresenta um adaptador padro
nizado para suportar a carga útil. A coifa abriga também 2 ° estágio
dispositivos elétricos dos seguintes subsistemas: sequen
cial; navegação e pilotagem; localização e destruição; e tele-
medição, montados em uma bandeja, rigidamente ligada à reservatório UDM H NjCL •
estrutura tronco-cónica do míssil.
3.” estágio — Este estágio criogênico operando a tem
peraturas extremamente baixas, mede 8,6m de altura, in
cluindo a saia entre os estágios 2 e 3, e apresenta uma mas
sa total de 9.4t, dos quais 8.2t constituídas por ergóis. Os
dois reservatórios em liga leve, de fundo intermediário co
mum, são pressurizados a 3 bars. O motor HM-7, montado
sobre uma estrutura tronco-cónica, pode desenvolver um
empuxo de 60kNeper no vácuo, durante 57s. O motor opera • m oto r Vicking-4
sobre uma montagem do tipo cardan que opera em 2 dimen
sões. Tubos auxiliares de escape, funcionando com hidrogê
nio gasoso, asseguram a pilotagem na dimensão restante.
1.” estág io
2.° estágio — Com uma altura de 10.4 m (incluindo a
saia entre o 1.” e 2.° estágios), um diâmetro principal de
2,6m e uma massa total de 37.6t. Leva 34t de ergóis, acondi
cionados em dois reservatórios, de base comum. Os reserva
tórios pressurizados a 3,5 bars de hélio são construídos de • reservatório N?0 4
uma liga leve. O estágio pode desenvolver um empuxo no
vácuo de 713kN, durante 122s. O motor é montado sobre
uma estrutura cardan, ligada à estrutura tronco-cónica,
propiciando a pilotagem em 2 dimensões. Tubulações au
xiliares, alimentadas por gases quentes retirados do gera
dor, complementam a pilotagem na 3.‘ dimensão.
1.“ estágio — Possui uma altura de 18,4m, um diâmetro
de 3,8m e uma massa total de 165t, incluindo 145t de ergóis.
Estes são contidos em dois reservatórios de aço interligados
por uma saia cilíndrica. Existem quatro motores, fixados si • reservatório UDMH
metricamente, sobre uma estrutura de empuxo, que são ar
ticulados aos pares, em relação a dois eixos ortogonais, as
segurando, deste modo, a pilotagem em 3 dimensões.
O conjunto dos motores pode desenvolver 244kN de em
puxo, durante 145s. Quatro aletas de 2 m cada uma melho
ram a estabilidade aerodinâmica do engenho. A separação
entre estágios é efetuada por meio de cordões pirotécnicos
recortadores, situados nas saias traseiras dos 2.” e 3.“ está • motores Vicking-5
gios. As massas, então dissociadas, são afastadas uma da
outra pela ação de retrofoguetes atuando sobre o estágio in
ferior (8 no primeiro estágio e 3 no segundo) e por foguetes
aceleradores situados, impulsionando o estágio superior (6
no segundo estágio e 4 no 3.° estágio). Usam-se impulsiona
dores a pólvora, de tipo padronizado.