Page 13 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1982
P. 13
TB — E como o usuário vê a Telepará?
Telepará — Procurando ser isento, pos
so dizer que a Telepará é uma empresa
bem plantada que presta serviços de boa
qualidade. Estamos fazendo dez anos e
houve um concurso para a criaçáo de um
novo slogan. Eu, como um dos emprega
dos, me inscrevi e acabei ganhando o
concurso com a frase: "N a Telepará,
você em primeiro lugar”. Criar o slogan
foi fácil, porque refletiu apenas o que
está dentro de mim. Aqui o empregado é
trabalhado para dar um bom trata
mento, para ter consciência de que,
acima de tudo, está o usuário. Eu cos
tumo dizer que, se hipoteticamente, um
dia os usuários fizessem greve, nós mor
reríamos de fome.
TB — Quais os serviços vertid as já
instalados?
T elepará — Entre outros, Telecon
ferência, Hora Certa, Telecriança, Tele-
despertador, D isqu e-P iada, Tele-
horóscopo. O mais solicitado é o fonegra-
ma, seguido do Hora Certa e de Teledis-
coteca. Pretendemos implantar o tele
fone público Tincom, aquele que faz liga
ções interurbanas alimentado por fi
chas. Em 1982 colocamos o Fonetaxi, PS
móvel (kombis presentes nas grandes
concentrações) e telefone público com
DDC. Temos ainda a Bolsa de Telefones,
TP para deficientes e o orelhinha, que
O transporte fluvial faz as delícias dos turistas que na vegam vendo pássaros coloridos e flores
foi um sucesso na capital. O serviço tas distantes.
mais recente é o TP comunitário, colo
cado nos bairros periféricos, onde a locais com serviço semi-automático e Telepará — Vem progredindo bem —
aquisição torna-se mais difícil. E, para tão somente com PS temos cem. Para 83, agora a média é de 7.6 telefones por 100
simplificar a vida, o Falefácil, Disque- somando os PS, quatro pequenas cen habitantes, quando o ano passado es
hotel e o Fonepag. A Telepará tem 31 lo trais e a grande central de Belém tere tava em 6. Outro ângulo de análise é sob
calidades servidas por DDD e DD1, cinco mos um total de 150 locais servidos pela o aspecto da inflaçáo, que foi de 96% e o
Telepará. setor cresceu 93% — 3% a menos. Achei
o sistema muito bem plantado, de uma
TB — A Telepará obtém com facilidade visáo sistêmica muito ampla e que se po
ps recursos humanos de que necessita? siciona muito bem junto a Sesc-Seplan,
Telepará — Conforme a área, prepara tavez por ser o Ministério, como um
mos ou contratamos. Na área técnica é todo, o grupo que melhor planeja e me
mais difícil, pois temos que formá-los e lhor executa. O nosso planejamento não
um homem destes leva dois anos para é para ornamentar prateleira, ele é vi
preparar-se. Nos achamos que tudo vido e corrigido passo a passo.
aquilo que investimos em treinamento,
e náo é pouco, é melhoria de produtivi TB — O Sr. teria alguma reivindicação
dade, é ganho para a empresa. Em 82, a fazer?
aplicamos 98 milhões em treinamento Telepará — A nível de Telepará teria,
técnico, implantação dos círculos de mas ela é extemporânea — seria termos
qualidade, etc. os 11 bilhões e não os quatro postos à
disposição. Fora disso, seria ocuparmos
TB — Os empregados da empresa dis um lugar no mercado de informática,
põem de algum clube? servindo a cadeias bancárias e outros
T elep a rá — No dia 6 de novembro usuários. E a grande reivindicação da
inauguramos o clube dos empregados da Regiáo Norte vimos ser atendida este
Telepará, com 63.800nf de área, uma ano com a assinatura dos contratos de
Dario Alfredo Pinheiro deixou o Exército em
68 e entrou no mesmo ano para a Contebel, a com piscina semi-olímpica e outra infantil, aquisição do satélite doméstico.
panhia municipal de telefones de Belém. A me campo de futebol, sauna, quadra de
dida que a Contebel ia passando por sucessivas volei, play-ground e bar. O clube fica a TB — E quanto a Telebrasil, o Sr tem
incorporações até ser, hoje em dia, parte da Tele 30 minutos de ônibus, numa área de fá alguma observação a fazer?
pará, Dario Pinheiro ia ocupando os cargos de
cil acesso. Esse clube exigiu muitos sa Telepará — Continuar os encontros
chefe do almoxarifado, do departamento finan
crifícios, mas no dia em que vimos todos que têm conjugado a todos. Neles a in
ceiro, assessor de organização e métodos, dire
os guarda-sóis coloridos abertos, foi gra- dústria pode saber de nossas idéias e
tor-comercial, diretor-administrativo e, desde
tiflcante. pode responder às nossas necessidades
1980, a presidência. Só deixou a sua Telepará de
75 a 78, quando foi Secretário Municipal de Fi em termos de equipamento. E, quanto a
nanças. TB — E como o sr. vê no Pará o setor de revista, que continue como está, pois a
TCs como um todo? vejo muito bem posta. t