Page 78 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1982
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C O N S U M                                                                O   D E   C O M                                                                       B U S T Í V E L









                         E M                         G R U P O S   G E R A D O R E S   D I E S E L







                                                                                                                                                                Máximo Renedo Ruiz





               Calcular consumo de combustível não é tarefa fácil, principal­



               mente quando se pretende um índice de erro igual a zero. Isso


               porque  toda  instalação de grupo diesel  estacionário está  ex­


               posta a variantes que afetam o consumo,  às vezes,  de forma


               bastante acentuada.






               Para  podermos  calcular com  precisão aceitável,  seria  neces­                                                                                                                                                           b


               sário dispormos das curvas de consumo, volumétrico e especí­


               fico, levantadas no próprio local da instalação, onde seriam le­


               vados em conta os vários fatores que afetam esse consumo.






               Fatores tais como: altitude, temperatura, umidade, qualidade


               do óleo combustível, condições mecânicas do motor, adequa­


               ção e conservação do sistema de exaustão e^compatibilidade                                                                                                                                        d                                               í


               motor-gerador teriam que ser considerados, já que, conforme


               seu índice de grandeza, alteram, para mais ou para menos, o                                                                                                                           Fig.  1 - Elemento com o

                                                                                                                                                                                                     pistão em várias posições.                                                                      Fig.  IA - Elemento completo.
               consumo especificado para as condicões normais.






               Habitualmente, as instalações de grupos em estações telefôni­                                                                                                                         É sabido que o consumo de combustível é proporcional à po­


               cas não são afetados por esses fatores ou são de forma pratica­                                                                                                                       tência e,  portanto, à carga.  Esta verdade será facilmente com­


               mente  desprezível.  Poderíamos dizer que 99%  da  responsa­                                                                                                                          preendida se examinarmos o mecanismo responsável pela do­


               bilidade pelo consumo de combustível é devido ao fator carga,                                                                                                                         sagem de óleo diesel injetado no cilindro a cada tempo de tra­


               e é com base na porcentagem de carga que a presente tabela foi                                                                                                                        balho do pistão.  Em  um  motor com uma  velocidade angular


               elaborada.                                                                                                                                                                            de 1.800 r.p.m .,  esse tempo de trabalho ocorre 900 vezes por

                                                                                                                                                                                                     minuto, em cada cilindro.  Em um motor de 12 cilindros temos



               Dada  a  dificuldade  de  conseguirmos  as  curvas acima  referi­                                                                                                                     10.800 injeções por minuto ou 648.000 por hora.


               das, optamos por uma curva de consumo específico genérica,


               representativa das características de consumo da maioria dos                                                                                                                          Supondo que esse motor esteja consumindo 30 litros por hora,


               motores diesel,  quando em  regime de potência constante.                                                                                                                             teremos esses 30 litros divididos em 648.000 porções iguais de

                                                                                                                                                                                                     46,3mm' cada  uma,  que,  por sua  vez,  serão pulverizadas em



                                                      Curva de consumo específico:'***                                                                                                               infindáveis gotículas, no tempo certo,  inflamando em frações

                                                                                                                                                                                                     de 0,002  segundos,  o  que  causa  uma  fortíssima  elevação da



               Até  10%  da carga  nominal  =  340 g/HP.h                                                                                                                                            pressão dentro do cilindro,  transformando,  assim, a energia


              Até  20%  da carga  nominal  -   240 g/HP.h                                                                                                                                           química, contida  no combustível,  em energia mecânica apro­


              Até  30%  da carga  nominal  =  210 g/HP.h                                                                                                                                             veitável.


              Até  40%  da carga  nominal  =  190 g/HP.h


              Até  50%  da carga  nominal  =  180 g/HP.h                                                                                                                                             Esse  mesmo motor poderia  estar consumindo  10 ou 50 litros


              Até  70%  da carga  nominal  =  170 g/HP.h                                                                                                                                            por hora, dependendo da carga.  O número de injeções conti­


              Até  100%  da carga  nominal  =  165 g/HP.h                                                                                                                                            nua sendo o mesmo,  porém, a bomba injetora terá ajustado o


                                                                                                                                                                                                    tamanho das porções,  resultando daí o menor ou maior con­


             A  potência  equivalente,  mecânica  e  elétrica,  também  foi  le­                                                                                                                     sumo de combustível, e,  portanto,  menor ou maior potência.


             vada em conta como segue:






             Até               15 HP  =  1.70 x  1  Kw                                                    Até  750 HP  =  1.50 x  1  Kw


             Até               30 HP  =  1.60 x  1  Kw                                                    Até  1500 HP  =  1.45 x  1  Kw





             Desta forma, a tabela, se não oferece um índice de erro igual a


             zero, em contra partida é bastante funcional e de uma aproxi­



             mação bem aceitável, com índice de erro, acreditamos, não su­


            perior a  3%.  De  todas as  formas,  a  tabela  poderá  ser instru­


            mento válido quando se tratar de calcular consumo ou prever


            estoques.






            Poderá, inclusive, ser usado como parâmetro de consumo. Se



            colocarmos,  por  exemplo,  um  grupo  em  teste  de  medição,


            com  determinado  regime de carga  e o resultado for bastante


            defasado daquele  indicado  na  tabela,  é bem  possível  que al­


            guns dos fatores mencionados no início estejam influindo des­


            favoravelmente. Teria que ser investigado e, se possível, corri-


            gido.









                   Earn motores turbinados, considerar 6 g/HP. h, a menos, para cada regime de

                   carga.                                                                                                                                                                              Fig.  1B - Bomba injetora com è elementos, para motor de 6 cilindros
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