Page 78 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1982
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C O N S U M O D E C O M B U S T Í V E L
E M G R U P O S G E R A D O R E S D I E S E L
Máximo Renedo Ruiz
Calcular consumo de combustível não é tarefa fácil, principal
mente quando se pretende um índice de erro igual a zero. Isso
porque toda instalação de grupo diesel estacionário está ex
posta a variantes que afetam o consumo, às vezes, de forma
bastante acentuada.
Para podermos calcular com precisão aceitável, seria neces b
sário dispormos das curvas de consumo, volumétrico e especí
fico, levantadas no próprio local da instalação, onde seriam le
vados em conta os vários fatores que afetam esse consumo.
Fatores tais como: altitude, temperatura, umidade, qualidade
do óleo combustível, condições mecânicas do motor, adequa
ção e conservação do sistema de exaustão e^compatibilidade d í
motor-gerador teriam que ser considerados, já que, conforme
seu índice de grandeza, alteram, para mais ou para menos, o Fig. 1 - Elemento com o
pistão em várias posições. Fig. IA - Elemento completo.
consumo especificado para as condicões normais.
Habitualmente, as instalações de grupos em estações telefôni É sabido que o consumo de combustível é proporcional à po
cas não são afetados por esses fatores ou são de forma pratica tência e, portanto, à carga. Esta verdade será facilmente com
mente desprezível. Poderíamos dizer que 99% da responsa preendida se examinarmos o mecanismo responsável pela do
bilidade pelo consumo de combustível é devido ao fator carga, sagem de óleo diesel injetado no cilindro a cada tempo de tra
e é com base na porcentagem de carga que a presente tabela foi balho do pistão. Em um motor com uma velocidade angular
elaborada. de 1.800 r.p.m ., esse tempo de trabalho ocorre 900 vezes por
minuto, em cada cilindro. Em um motor de 12 cilindros temos
Dada a dificuldade de conseguirmos as curvas acima referi 10.800 injeções por minuto ou 648.000 por hora.
das, optamos por uma curva de consumo específico genérica,
representativa das características de consumo da maioria dos Supondo que esse motor esteja consumindo 30 litros por hora,
motores diesel, quando em regime de potência constante. teremos esses 30 litros divididos em 648.000 porções iguais de
46,3mm' cada uma, que, por sua vez, serão pulverizadas em
Curva de consumo específico:'*** infindáveis gotículas, no tempo certo, inflamando em frações
de 0,002 segundos, o que causa uma fortíssima elevação da
Até 10% da carga nominal = 340 g/HP.h pressão dentro do cilindro, transformando, assim, a energia
Até 20% da carga nominal - 240 g/HP.h química, contida no combustível, em energia mecânica apro
Até 30% da carga nominal = 210 g/HP.h veitável.
Até 40% da carga nominal = 190 g/HP.h
Até 50% da carga nominal = 180 g/HP.h Esse mesmo motor poderia estar consumindo 10 ou 50 litros
Até 70% da carga nominal = 170 g/HP.h por hora, dependendo da carga. O número de injeções conti
Até 100% da carga nominal = 165 g/HP.h nua sendo o mesmo, porém, a bomba injetora terá ajustado o
tamanho das porções, resultando daí o menor ou maior con
A potência equivalente, mecânica e elétrica, também foi le sumo de combustível, e, portanto, menor ou maior potência.
vada em conta como segue:
Até 15 HP = 1.70 x 1 Kw Até 750 HP = 1.50 x 1 Kw
Até 30 HP = 1.60 x 1 Kw Até 1500 HP = 1.45 x 1 Kw
Desta forma, a tabela, se não oferece um índice de erro igual a
zero, em contra partida é bastante funcional e de uma aproxi
mação bem aceitável, com índice de erro, acreditamos, não su
perior a 3%. De todas as formas, a tabela poderá ser instru
mento válido quando se tratar de calcular consumo ou prever
estoques.
Poderá, inclusive, ser usado como parâmetro de consumo. Se
colocarmos, por exemplo, um grupo em teste de medição,
com determinado regime de carga e o resultado for bastante
defasado daquele indicado na tabela, é bem possível que al
guns dos fatores mencionados no início estejam influindo des
favoravelmente. Teria que ser investigado e, se possível, corri-
gido.
Earn motores turbinados, considerar 6 g/HP. h, a menos, para cada regime de
carga. Fig. 1B - Bomba injetora com è elementos, para motor de 6 cilindros