Page 49 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1981
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QUADRO IV
COMPARAÇÃO DO N.*’ DE CHAMADAS E RECEITA DE CHAMADAS
A COBRAR VIA MESA COMO ACBA
RECEITA A VALORES DE DEZ/80
CHAMADAS RECEITA (Cr$ 1.000,00)
MÊS VIA MESA ACBA QUANTIDADE VIA MESA ACBA RECEITA RECEITA
DE TERMINAIS
QUANTIDADE % QUANTIDADE % CHAMADAS VALOR % VALOR 7c TOTAL EM SERVIÇO
FEV/80 I 79.647 87 12.003 13 91.650 9.987 87 1.457 13 11.445 130
MAR/80 78.700 82 17.425 18 96.125 8.144 81 1,852 19 9.966 112
ABR/80 69.186 68 32.645 32 101.831 8.126 70 3.241 30 10.929 I 122
íMAI/80 67.145 66 33.830 34 100.975 5.371 59 3.670 41 9.041 100
JUN/80 44.258 42 61.595 58 105.853 5.092 41 7.253 59 12.345 I 136
JUL/80 33.037 25 98.798 75 131.835 3.257 21 12.370 79 15.627 169
|a g o /8o 39.389 31 88.670 69 128.059 2.497 19 10.750 81 13.247 142
|sET/80 I 21.339 18 95.602 82 116.941 3.617 24 11.692 76 15.310 163
pUT/80 18.999 14 117.948 86 136.947 2.767 16 14.756 84 17.522 183
# 1
In OV/80 15.093 11 118.675 89 133.768 2.779 16 14.445 84 17.244 177
I DEZ/80 18.269 12 134.666 88 152.935 3.275 17 16.051 83 19.326 197
ljAN/81 I 18.257 9 174.593 91 195.850 3.240 15 18.360 85 21.600 | 220
O quadro I apresenta a evolução das chamadas a cobrar O mesmo raciocínio pode ser efetuado pela análise dos dados do
(manuais + ACBA), a quantidade de terminais em serviço e a quadro III, que apresenta uma evolução da receita DDD bilhe-
relação entre estes dois parâmetros. A implantação do sistema tada por terminal em serviço em cerca de 6%, em 1980, em re
ACBA só foi efetuada a partir de janeiro de 1980, quando 7% dos lação a 1979, não estando considerada a receita provocada
terminais tinham acesso a este tipo de serviço. Somente a partir pelo DDD multimedido.
de julho de 1980 é que houve um considerável aumento do nú
mero de terminais com acesso ao serviço ACBA (62% dos Demonstrado que o serviço ACBA é na realidade um novo ser
terminais). viço oferecido ao usuário, apresentamos no quadro IV o resul
tado alcançado com a sua implantação. Este quadro apresenta
Apesar da tardia massificação do serviço, o ano de 1980 apresen um demonstrativo de evolução do número de chamadas ACBA
tou uma média de 1,39 chamada a cobrar por terminal em ser e da involução do número de chamadas a cobrar via mesa IU,
viço, ou seja, 40% a mais do que em 1979, que não apresentou com as correspondentes receitas no período de um ano.
evolução com relação ao ano de 1978.
Este quadro é auto-explicativo. Vale, no entanto, ressaltar que a
É lógico que uma análise superficial supõe que este aumento
receita do serviço a cobrar por terminal em serviço evoluiu 69%
seja conseqüência de um deslocamento das chamadas DDD no período em análise, em valores com base de dezembro de
para este tipo de serviço. Isto, porém, não é o que demonstram 1980.
os quadros II e III, que apresentam a evolução das chamadas
DDD por terminal em serviço e a receita correspondente
Com base nestes demonstrativos, podemos sintetizar o resul
(valores de dezembro de 1980). tado da implantação do sistema ACBA:
O quadro II mostra que houve um aumento em tomo de 5% das
chamadas DDD bilhetadas por terminal em serviço, em 1980, • Ganho
com relação ao ano de 1979. A mesma evolução, no período de
1978/79, foi de 3,6%. — Estimativa do acréscimo da receita proporcionada pelo sis
tema ACBA, no período de fevereiro de 1980 a janeiro de
Portanto, sem considerar as chamadas DDD multimedidas, que 1981 — Ci$ 70.000.000,00.
evoluíram em tomo de 11 % no período 1979-80, verificamos que
não houve um deslocam ento de chamadas DDD para o — Economia (no mesmo período), com a redução de telefonis
serviço ACBA. tas (163 para 98 ) — Cr$ 38.352.000,00. )