Page 44 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1981
P. 44
S E R V I Ç O A C O B R A R A U T O M Á T I C O
U M S U C E S S O D E O P E R A Ç Ã O
Para efetuar ligações interurbanas automáti o tipo da chamada e orientações sobre os procedimentos a serem
seguidos, particularmente no que tange ao aceite do pagamento
cas, cuja tarifa será cobrada ao assinante dis pelo usuário chamado.
tante, torna-se necessário informar aos usuá
rios, através de gravações apropriadas, como Alcançado o ponto de bilhetagem através da rota exclusiva
ACBA, o estabelecimento da ligação até o atendimento da cha
proceder. O artigo mostra como isto é feito. mada pelo usuário de destino é idêntico ao de uma chamada
DDD.
Quando a ligação é atendida, os usuários (de origem e de
destino) são instruídos sobre como devem proceder, mediante a
inserção de mensagens gravadas apropriadas.
Introdução
Assim, completada uma ligação ACBA, tão logo seja recebido o
A crescente automatização dos serviços de telecomunicações dè- sinal de atendimento no juntor de entrada do bilhetador associa
monstrou, pela diminuição das chamadas via mesa interurbana, do à rota exclusiva ACBA, são enviadas mensagens gravadas
a representatividade, dentro do tráfego manual, das chamadas a aos usuários, identificando o serviço e fornecendo instruções
cobrar. quanto a procedimentos específicos.
A automatização, do sistema de telecomunicações de Santa Ca Como o início das mensagens de instruções não é sincronizado
tarina provocou uma racionalização no atendimento manual das com o atendimento da chamada, existe uma mensagem de es
chamadas interurbanas, forçando uma nova configuração do pera dirigida a ambos os usuários, simultaneamente, entre o
sistema com apenas um centro de comutação manual. atendimento e o início das mensagens, com instruções.
A centralização de todas as chamadas manuais em um único As mensagens com instruções de procedimento são distintas,
centro de . comu tação manual possibilitou uma gerência mais ara o usuário chamador e para o usuário chamado, sendo am
abrangente. E foi exatamente a análise dos problemas potenciais as precedidas e seguidas de um sinal audível característico do
desta nova configuração que permitiu os estudos que culmi serviço ACBA (seguido de uma pausa), formado por duas fre
naram com o desenvolvimento do Serviço a Cobrar Automático quências (425 Hz e 1000 Hz), com a seguinte cadência:
(ACBA).
1. °) Tom de 425 Hz (250 mseg)
O desenvolvimento deste sistema foi conseqüência de um es 2. °) Tom de 1000 Hz (250 mseg)
tudo efetuado para a aplicação, no âmbito da Telesc Teleco 3. °) Tom de 425 Hz (250 mseg)
municações de Santa Catarina S/A, do sistema de atendimento
de chamadas a cobrar utilizado pela Telmex — administração As três mensagens gravadas (de espera, de instrução para o cha
das telecomunicações do México. O sistema mexicano, porém, mador e de instrução para o chamado) foram padronizadas com
não eliminava a comutação manual, embora o tempo de mani os seguintes textos:
pulação fosse bem inferior ao sistema convencional.
— Mensagem de espera: "Aguarde mensagem gravada de cha
Foi exatamente com a análise deste sistema, e com a procura de mada a cobrar".
um maior aperfeiçoamento, que se chegou ao atual Serviço a Co
brar Automático — ACBA. Após a mensagem, haverá uma pequena pausa, seguida do si
nal característico do serviço ACBA, repetindo-se então nova
1. O que é o Serviço a Cobrar Automático? mente a mensagem. Esta mensagem repetir-se-á continua
mente, intercalando-se o sinal característico do serviço ACBA,
É um serviço que permite ao usuário efetuar ligações incerurba- até o início das mensagens de instrução.
?nas automáticas, cuja tarifa será cobrada do assinante chamado.
A principal característica do processo de automatização das cha — Mensagem para o usuário que origina a chamada: "Para que
madas a cobrar consiste na necessidade de se informar ao usuá sua chamada seja aceita, após o sinal diga seu nome e a cidade
rio chamado, sem interveniência da telefonista, que a ligação in da qual está falando".
terurbana, se aceita, será faturada em sua conta telefônica.
— Mensagem para o usuário ao qual é destinada a chamada:
2. Utilização do serviço "Você está recebendo um interurbano a cobrar. A pessoa que
chama se identificará. Caso você não concorde em pagar es
O usuário chamador, para recorrer ao serviço ACBA, discará o ta chamada, desligue imediatamente após a identificação".
número nacional do usuário chamado precedido de um código
de acesso constituído pelo dígito 9 (nove) e código de acesso A conversação só será possível após o término das mensagens
DDD O(zero), formando-se o código de acesso 9 0 com o qual a gravadas, e só serão cobradas as chamadas se, após 12 segun
chamada será dirigida à rota exclusiva ACBA. Esta rota exclu dos, o usuário chamado não colocar o fone no gancho. Assim, a
siva é preparada para fornecer aos usuários informações sobre não aceitação da chamada ACBA pelo usuário chamado será