Page 44 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1981
P. 44

S E R V I Ç O   A   C O B R A R   A U T O M                                                                                                                                                                                            Á T I C O









                                                                      U M                          S U C E S S O   D E   O P E R A Ç Ã O




















            Para  efetuar ligações interurbanas  automáti­                                                                                                                                      o tipo da chamada e orientações sobre os procedimentos a serem

                                                                                                                                                                                                seguidos, particularmente no que tange ao aceite do pagamento
            cas, cuja tarifa será cobrada ao assinante dis­                                                                                                                                     pelo usuário chamado.




            tante, torna-se necessário informar aos usuá­



            rios, através de gravações apropriadas, como                                                                                                                                        Alcançado  o  ponto  de  bilhetagem  através  da  rota exclusiva

                                                                                                                                                                                                ACBA, o estabelecimento da ligação até o atendimento da cha­

            proceder.  O artigo mostra como isto é feito.                                                                                                                                       mada pelo usuário de destino é idêntico ao de uma chamada



                                                                                                                                                                                                DDD.







                                                                                                                                                                                                Quando  a  ligação  é  atendida,  os  usuários  (de  origem e de


                                                                                                                                                                                                destino) são instruídos sobre como devem proceder, mediante a


                                                                                                                                                                                                inserção de mensagens gravadas apropriadas.

             Introdução


                                                                                                                                                                                               Assim, completada uma ligação ACBA, tão logo seja recebido o


             A crescente automatização dos serviços de telecomunicações dè-                                                                                                                    sinal de atendimento no juntor de entrada do bilhetador associa­


             monstrou, pela diminuição das chamadas via mesa interurbana,                                                                                                                      do à  rota  exclusiva  ACBA,  são enviadas  mensagens gravadas


             a representatividade, dentro do tráfego manual, das chamadas a                                                                                                                    aos usuários,  identificando o  serviço  e  fornecendo instruções


             cobrar.                                                                                                                                                                           quanto a procedimentos específicos.






             A automatização, do sistema de telecomunicações de Santa Ca­                                                                                                                      Como o início das mensagens de instruções não é sincronizado


             tarina provocou uma racionalização no atendimento manual das                                                                                                                      com o atendimento da chamada, existe uma mensagem de es­


             chamadas  interurbanas,  forçando uma  nova  configuração do                                                                                                                      pera  dirigida  a ambos  os  usuários,  simultaneamente,  entre o


             sistema com apenas um centro de comutação  manual.                                                                                                                                atendimento e o início das mensagens, com instruções.






             A  centralização  de  todas  as chamadas  manuais em  um  único                                                                                                                   As  mensagens com  instruções  de  procedimento  são distintas,


             centro de .  comu tação manual possibilitou uma gerência mais                                                                                                                         ara o usuário chamador e para o usuário chamado, sendo am­



             abrangente. E foi exatamente a análise dos problemas potenciais                                                                                                                      as precedidas e seguidas de um sinal audível característico do


             desta  nova  configuração que  permitiu  os estudos que culmi­                                                                                                                    serviço ACBA (seguido de uma  pausa),  formado por duas fre­


             naram com o desenvolvimento do Serviço a Cobrar Automático                                                                                                                        quências (425  Hz e  1000 Hz),  com a seguinte cadência:

             (ACBA).



                                                                                                                                                                                                                                          1. °) Tom de 425 Hz (250 mseg)


             O  desenvolvimento deste sistema  foi  conseqüência  de  um  es­                                                                                                                                                            2. °) Tom de  1000 Hz (250 mseg)


             tudo efetuado para a aplicação, no âmbito da Telesc                                                                                             Teleco­                                                                     3. °) Tom de 425 Hz (250 mseg)


             municações de Santa Catarina S/A,  do sistema de atendimento


             de  chamadas  a  cobrar  utilizado  pela  Telmex —  administração                                                                                                                  As três mensagens gravadas (de espera, de instrução para o cha­


             das telecomunicações do México.  O sistema mexicano, porém,                                                                                                                        mador e de instrução para o chamado) foram padronizadas com


             não eliminava a comutação manual,  embora o tempo de mani­                                                                                                                        os seguintes textos:


             pulação fosse bem inferior ao sistema convencional.



                                                                                                                                                                                               — Mensagem de espera: "Aguarde mensagem gravada de cha­

             Foi exatamente com a análise deste sistema, e com a procura de                                                                                                                     mada a cobrar".


             um maior aperfeiçoamento, que se chegou ao atual Serviço a Co­



             brar Automático —  ACBA.                                                                                                                                                           Após a mensagem, haverá uma pequena pausa, seguida do si­


                                                                                                                                                                                                nal característico  do  serviço  ACBA,  repetindo-se  então nova­


             1.  O que é o Serviço a Cobrar Automático?                                                                                                                                         mente  a  mensagem.  Esta  mensagem  repetir-se-á  continua­


                                                                                                                                                                                                mente,  intercalando-se o sinal característico do serviço ACBA,


             É um serviço que permite ao usuário efetuar ligações incerurba-                                                                                                                    até o início das mensagens de instrução.


          ?nas automáticas, cuja tarifa será cobrada do assinante chamado.


             A principal característica do processo de automatização das cha­                                                                                                                  —  Mensagem para o usuário que origina a chamada: "Para que


             madas a cobrar consiste na necessidade de se informar ao usuá­                                                                                                                     sua chamada seja aceita,  após o sinal diga seu nome e a cidade



             rio chamado, sem interveniência da telefonista, que a ligação in­                                                                                                                  da qual está falando".


             terurbana, se aceita,  será faturada em sua conta telefônica.


                                                                                                                                                                                               —  Mensagem  para  o  usuário ao qual  é  destinada  a chamada:


            2.  Utilização do serviço                                                                                                                                                           "Você  está  recebendo um  interurbano a cobrar.  A pessoa que


                                                                                                                                                                                                chama  se identificará.  Caso você  não concorde em pagar es­


             O usuário chamador,  para  recorrer ao serviço ACBA, discará o                                                                                                                     ta chamada,  desligue imediatamente após a identificação".


             número nacional do usuário chamado precedido de um código


             de acesso constituído  pelo  dígito  9 (nove)  e  código de acesso                                                                                                                 A conversação só será possível após o término das mensagens


             DDD O(zero),  formando-se o código de acesso 9 0 com o qual a                                                                                                                      gravadas,  e só serão cobradas as chamadas se,  após 12 segun­


             chamada será  dirigida  à  rota exclusiva  ACBA.  Esta  rota exclu­                                                                                                                dos, o usuário chamado não colocar o fone no gancho. Assim, a


             siva é preparada para fornecer aos usuários informações sobre                                                                                                                      não aceitação da  chamada  ACBA pelo usuário chamado será
   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48   49