Page 51 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1981
P. 51
S E R V I Ç O S D E T E L E C O M U N I C A Ç Õ E S
D E M A N D A x O F E R T A
É de vital importância, a nova gama de serviços
introduzidos com o advento do uso de computadores em
redes de telecomunicações.
Esse artigo, apresenta , de um
lado, as necessidades de telecomunicações da
comunidade de negócios, e, do outro, as alternativas de
serviços oferecidas pelo setor de telecomunicações.
OS SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES
Com unicação direta Com unicação entre pessoas Com unicação de dados
entre pessoas por m ensagens
Telefonia Audiovisuais Mensagens Mensagens de Mensagens Redes privada» Serviço» público» Videotex
administrativas correspondência pessoais
Redes privadas TV-Executiva Telegrafia pública T E L E T E X Serviço privado Rede telefônica
e
de telefonia Teleconferência Telex publico f a c s i m i l e : especializado Rede telex
Assinatura de telefone audiográfica A lugu el de circuitos B U R E A U F A X Serviço privado Redes com utadas
a distância (ATD) telegráficos R E D E S P R IV A D A S não especializado provisórias
C E N T R E X Redes privadas de telex T E L E F A X Serviço especializado Redes digitais de
W A T S R ed es privadas D A T A F A X ponto-a-ponto interurbano com utação de circuitos
C C SA autom áticas de com utação de com unicação de D a d o s Redes de com utação de
Conferência telefônica de m e n sa g e n s: com C oordenação ou pacotes 1 2
Videofelefonia S IC R A M alternância de voz e
Q uadro com parativo R E P A R T E d ad os (AVD)
1. IN TRO D U ÇÃ O
O presente trabalho tem como meta principal oferecer aos lei
tores uma visão global da demanda de serviços de telecomuni
cações, bem como da resposta, em termos de ofertas, das em
presas de telecomunicações no exterior, e da Embratel, em ter
mos nacionais.
O escopo do trabalho se restringe aos serviços destinados à co C op iad oras
munidade de negócios, constituindo o denominado mercado
de comunicações de negócios. Assim é que não abordaremos
serviços tais como televisão e radiodifusão, por se destinarem
especificamente ao público em geral.
2. AS N EC ESSID A D ES D E SER V IÇ O DE
TELECO M U N ICA ÇÕ ES
Segundo a Bell Canadá, o mercado de comunicações de negó
cios pode ser visualizado na figura 1: Fig. 1 — O mercado de comunicações dè negócios.