Page 55 - Telebrasil - Março/Abril 1981
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Estes centros são bastantes complexos, exigem pessoal de alto nível e o seu
custo é equivalente a uma central de comutação temporal, o que complica o
seu fornecimento no início de implantação deste tipo dc centrais.
Outro aspecto que não pode ser esquecido é a quase absoluta necessidade de
utilização de um único centro de O/M ern uma área, o que nos obrigaria a
utilização de um único fornecedor, lembrando ainda que as áreas deverão
aumentar em tamanho com a tecnologia digital.
Encerrando, o mesmo que foi dito acima fica igualmente válido para o cen
tro de software.
9) Aspectos sociais
Este assunto é dc fundamental importância e envolve muitas outras áreas,
além da de telecomunicações.
Os gráficos e a tabela 1(9), a seguir, darão ao leitor uma idéia exata do pro
blema.
Número de funcionários envolvidos diretamente em uma fábrica de produ
ção de centrais de comutação (produção de 500.(XX) linhas equivalentes por
ano)
Fig. 3 — Tendênciu em custo, confiabilidade e integração Crossbar Rced Digital
a) Sistefna I2-ITF (7) Materiais (componentes, circuitos l.(XX) 150 20
i mpressos, ferragens)
Neste sistema, temos um microprocessador para cada 60 assinantes e mais
um microprocessador para cada 480 assinantes. Assim, cm uma central de Montagem c fiação 2.(XX) 9(X) 50
60.000 linhas, teremos um total de 1.125 microprocessadores.
Teste 250 2(X) 50
Em uma chamada existe uma troca dc 50 informações entre microprocessa-
dores e esta troca é feita na própria cadeia dc comutação, ocupando de 8 a
12% do tráfego total. Total 3.250 1.250 120
O software de uma central do Sistema 12 é da ordem de 8(X)K.
TABELA-1-
b) Sistema NEAX-6! — NEC( 8)
Este sistema, para sua capacidade máxima de KX).(XX) linhas, necessita de
22 pares, ou seja, 44 computadores dc capacidade de 2M palavras dc 16
bits, sendo cada computador formado de 4 microprocessadores de 4 bits.
Acrescido a isto, necessita ainda 1 microprocessador adicional para cerca
de 1.000 assinantes.
O software de uma central do sistema NEAX-61 é da ordem de 800K e esta
central utiliza cerca de 200 cartões impressos diferentes.
Para o desenvolvimento destes sistemas, estas companhias utilizaram,
cerca de 1.000 engenheiros e investimentos entre meio e um bilhão de
dólares.
Este espaço final fica dedicado ao leitor para meditação e conclusões sobre
a transferência de know-how, gerenciamento dos centros de manutenção,
operação, software etc para as concessionárias e o que é necessário no mo
Fig. 4 — Comparação de manpower de instalação:
mento para nos prepararmos para tal fato.
Digital x Crossbar
Dois aspectos sociais
— verifica-se que as mulheres são bem melhores que
os homens na arte de programação;
— com o ensino de software, desde cedo, o ser
humano acostumar-se-á a um raciocínio lógico.
8 ) O p e r a ç ã o e m a n u t e n ç ã o
A tendência em todos os fabricantes, devido ao problema de custos de ma
terial e mão-de-obra, é a utilização de centros de operação e manutenção em
uma determinada área, com as centrais sendo assistidas por uma ou duas
pessoas cuja função principal é a de passar programas de testes e substituir
cartões com defeito.
Nos centros de O/M teremos o reparo dos cartões, estoque de sobressalen CROSSBAR
Para esta fa ix a de lin h a s v e n d id a s a M a n p o w e r de
tes, assistência de especialistas, suporte de emergência, gerência de rede, E ngenharia CRO SSBAR oscila e n tre 200 a 400.
análise de tráfego, modificações de encaminhamento, categoria de assi
Fig. 5 — Comparação de manpower de engenharia de produto
nantes etc. Digital x Crossbar