Page 41 - Telebrasil - Março/Abril 1981
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* 0 preço ao consumidor da quilocaloria do energético nacional substituto O contingenciamento da oferta de combustíveis, consequente da limitação
será sempre menor do que o preço da quilocaloria do derivado de na importação de petróleo, afetará exatamente os setores de transporte cole
petróleo(Resoluçáo-CNE n.°4, de26-8-80). tivo de passageiros, de carga, da agricultura mecanizada e das donas-de-
casa, dependentes que são do óleo diesel e do gás liquefeito de petróleo.
CONCLUSÃO Para prevenir maiores dificuldades ou situações que obriguem a adoção de
A ninguém mais é lícito duvidar da necessidade, agora premente, de substi medidas drásticas, com repercussões danosas para a economia e a se
tuir o petróleo importado por energéticos nacionais. gurança interna, toma-se recomendável definir, desde já, os incentivos e as
vantagens que possam levar ao uso do álcool em substituição ao óleo diesel
Os resultados negativos de nossa balança comercial, de todos conhecidos,
e ao gás liquefeito.
projetam a imagem dos sacrifícios que se impõem à Nação para a importa
ção do petróleo que nos falta. O protocolo da Comissão Nacional de Energia acordado com a indústria au
tomobilística determina que:
Os novos conceitos do Proálcool abriram oportunidades para a produção,
no país, de combustíveis automotivos oriundos de matérias-primas renová 4 4Dentro das possibilidades do mercado e da viabilidade técnico-
veis, em escala suficiente para atender às necessidades mínimas de nossos econômica de sua utilização, terão prioridade de produção os veículos de
setores de transportes e da agricultura mecanizada, em situações de emer transporte coletivo de passageiros, de carga e máquinas agrícolas.
gência. &
Comprovada a viabilidade técnico-econômica do uso do álcool em motor
Tampouco será lícito duvidar da irreversibilidade do Proálcool, uma vez Otto, conhecida a irreversibilidade do Proálcool, falta-nos, tão-somente,
que os projetos já encetados garantem a produção de 10 bilhões 700 milhões determinação e objetividade para levar avante a prioridade compromissada
de litros de álcool, prevista para 1985. para o uso do álcool em substituição ao óleo diesel. TÛT
O importante, agora, será programar o emprego desse combustível à luz
dos reais interesses nacionais.
A supremacia do ciclo Diesel em nossos sistemas de transporte coleti vo de
passageiros, de carga e na agricultura mecanizada constitui vulnerabilidade
que deverá ser superada com determinação e objetividade.
O conflito militar Irã-Iraque, ainda indefinido, bem caracteriza as emer
gências a que estamos sujeitos, como dependentes do petróleo importado.
Os incentivos e as vantagens que beneficiaram e ainda beneficiam os auto
móveis de passio a álcool serviram para comprovar, mais uma vez, a via
bilidade econômica do combustível em motor Otto. Oziel de Almeida Costa,
presidente do Conselho
A continuidade desses incentivos e dessas vantagens, todavia, já não en
Nacional do Petróleo.
contra respaldo, uma vez que a crescente frota de carros de passeio a álcool
em nada ajudará o país, em situações mais difíceis.
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