Page 40 - Telebrasil - Março/Abril 1981
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A POSIÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DO PETRÓLEO




       Neste ponto, permitimo-nos tecer algumas considerações que julgamos


       importantes para bem situar a posição do Conselho Nacional do Petróleo



       como órgão responsável pela normalidade do abastecimento de petróleo,



       derivados e álcool etílico para fins automotivos e matéria-prima da indús­


       tria petroquímica.




       Os inusitados aumentos no custo do petróleo e as incertezas na obtenção do



        produto no mercado internacional obrigaram a adoção de diferentes medi­


        das, com o fim de aliviar os efeitos da pressão externa sobre a economia in­



        terna.



        A política de preços proporcionalmente mais elevados para as gasolinas au­



         tomotivas teve e tem objetivos definidos:



         •  Conter, parcialmente, os aumentos nos preços dos produtos que mais in­



         fluenciamos índices econômicos nacionais, no caso os óleos combustíveis,


         o óleo diesel e o gás liquefeito;





          •   Abrir mercado para os volumes de álcool previstos no Proálcool.





          Os maiores preços para as gasolinas e as companhas de racionalização de


          seu uso levaram a uma substancial redução de consumo. Entre 1974e 1980,



          o consumo da mistura carburante —  gasolina com frações de álcool — re­


          gistrou uma queda de 5,8%, apesar do aumento de  106% na frota de veí­



          culos com motor Otto.




           Em 1980, o álcool substituiu 18,8% da gasolina consumida no país.




           Os preços favorecidos para os demais produtos, todavia, proporcionaram



           aumentos de consumo em níveis não desejados: 34% para os óleos combus­



            tíveis, 77,4% para o óleo diesel c 65% para o gás liquefeito.



            A contenção e, mesmo, a redução desses consumos tomou-se, agora, mais



            premente.



            Com a limitação das importações de petróleo em 750.000 barris diários, re­



            centemente adotada, a expansão do consumo de derivados no país ficou


            condicionada ao aumento da produção interna daquela matéria-prima.                                                                                                                    Nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo, a CEG e a




            No caso dos óleos combustíveis, a eliminação parcial dos favorecimentos                                                                                                              COMGÁS já se adaptam para a distribuição canalizada do álcool gaseifi­



            que beneficiam seus preços c a oferta de carvão mineral nacional. cm condi­                                                                                                          cado  Para tanto, aguardam tão-somente a liberação das correspondentes



            ções competitivas, contribuíram para a redução de 4,7% cm seu consumo,                                                                                                               quotas do produto.


            no ano de 1980.




            A continuidade desse procedimento, a par dc campanhas visando à elimi­
                                                                                                                                                                                                   ÓLEO DIESEL

            nação do desperdício e do consumo supérfluo, poderá levar a índices mais
                                                                                                                                                                                                   Sobre o óleo diesel, a maior produção obtida pela adição de 10% de nafta já

            satisfatórios, a curto e a médio prazos.
                                                                                                                                                                                                   se apresenta insuficiente para atender â demanda sempre crescente.


            Quanto ao óleo diesel c ao gás liquefeito, sua substituição pelo álcool etíli­
                                                                                                                                                                                                   Para evitar que maiores importações do produto venham pesar sobre a

            co, enquanto não se tomam economicamente viáveis outros sucedâneos,
                                                                                                                                                                                                   balança comercial do país, urge o uso do álcool em substituição ao óleodie-

            impõe-sc como parâmetro indispensável na programação do abasteci­                                                                                                                                                                                                                                                           ?
                                                                                                                                                                                                   sei, enquanto não se efetiva o Programa Nacional de Oleos Vegetais para

            mento nacional de combustíveis. Nessa substituição reside a maior preocu­
                                                                                                                                                                                                   fins automotivos.

            pação do Conselho Nacional do Petróleo.
                                                                                                                                                                                                    Verificando-se que o transporte rodoviário responde pdf 70% do consumo



                                                                                                                                                                                                   de óleo diesel, o esforço maior para a contenção e redução desse consumo




            GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO                                                                                                                                                              deverá alcançar, prioritariamente, a indústria automobilística. Nesse sen­

                                                                                                                                                                                                    tido, faz-se necessário:

             A reduzida fração dc gás liquefeito extraída do petróleo (6%) e o número dc

                                                                                                                                                                                                    •   Impedir a produção de caminhonetes e utilitários com motor Diesel;
             brasileiros que dele dependem— cerca dc 80 milhões— recomendam sua


             substituição parcial pelo álcool, sob pena dc futuros problemas sociais, dc                                                                                                            •   Incentivar a produção de caminhonetes, utilitários, ônibus, microôni­



             repercussões hoje dc difícil avaliação.                                                                                                                                                bus, caminhões leves e médios com motor Otto para uso exclusivo de ál­



                                                                                                                                                                                                    cool.
             A eliminação gradual dos favorecimentos que beneficiam o preço de venda



             do GLP, prevista na Política de Preços dos Energéticos definida pela Co­                                                                                                               As medidas aventadas alcançam 73% da atual frota de veículos Diesel. Sua


             missão Nacional dc Energia:                                                                                                                                                            substituição, parcial e programada, levará a uma ponderável economia de



                                                                                                                                                                                                    óleo diesel, em prazo relativamente curto.
             •   Desestimulara o uso proibido do gás liquefeito em veículos automotores;

                                                                                                                                                                                                     A economicidade do ciclo Diesel sobre o ciclo Otto constitui verdade in­

             •   intensificará o uso da lenha, do carvão vegetal e dos resíduos agrícolas
                                                                                                                                                                                                     contestável, quando enfocada em termos volumétricos. Em termos finan­
              nas áreas rurais e nas regiões Norte e Oeste do país;

                                                                                                                                                                                                     ceiros, porém, e isso é o que mais afeta o consumidor, a economicidade do


             •   Induzirá ao uso do metano obtido através de biodigestores, nas áreas ru­                                                                                                            ciclo Otto a álcool poderá ser maior, na medida em que o custo do veículo


              rais.                                                                                                                                                                                  Diesel e o de seu combustível apresentem-se mais elevados.




              Nas áreas urbanas, todavia, a falta de sucedâneos recomenda o uso do ál­                                                                                                              Para o intento, a Política de Preços dos Energéticos, definida pela Comis­



              cool como substituto do GLP, no setor doméstico.                                                                                                                                      são Nacional de Energia, já traz em seu bojo os pressupostos básicos:




              A tecnologia já disponível para o fabrico de fogões a álcool e o interesse de                                                                                                          ‘ ‘O preço de cada derivado de petróleo será reajustado, de maneira gra­



              empresas especializadas cm sua comercialização constituem indicadores                                                                                                                 dual,  tendo em vista a sua substituição por energéticos nacionais.”


              de que a desejada c necessária substituição poderá ser iniciada protamente.                                                                                                           (Resolução-CNEn."2, de 02-07-80).
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