Page 50 - Telebrasil - Maio/Junho 1981
P. 50
DIRETORIA: Nelson Souto jorge/joáo Ferreira Durão/Carlos Sérgio Torres/l.uiz D /Mp^ím
Beda dos Reis/Mário Alcídio I.ang Ferreira/Roberto Nunes de Miranda C arlos tduardn
Coelho de Magalhães
CONSELHO DE ADM INISTRAÇÃO: Nelson Souto Jorge/Carlos Theophilo de -Souzae
Mello/Antonio José Gonçalves Moreira Leite/Marco Aurélio de Almeida Rodrigues/Lourival
Ribeiro do Rosário Filho
"ASSINANTE RESPEITADO E EMPREGADO SATISFEITO"
Nesse exercício, buscou-se consolidar a conquista das três políti ao Presidente, concretizou o programa para aquisição de casa própria,
cas básicas desta administração: Melhoria da Rede, Assinante Respei através do Sistema Financeiro da Habitação.
tado e Empregado Satisfeito. O trabalho de consolidação foi, em Expansão dos Serviços
parte, fundamentado no desmembramento da antiga Diretoria de Em 1980 foram instalados 57.227 terminais telefônicos, sendo 47.0(10
Operações nas Diretorias de Rede e Comercial. na Capital e 10.227 no Interior, o que significou respectivamente o au
Durante 1980 foi mantida a prioridade para a rede, destacan mento de 7,2% e 4,4%.
do-se: Prosseguimento dos cortes de área em cerca de 80.000 termi Foram implantados 2.622 circuitos de telecomunicações durante
nais, aliviando o tráfego telefônico. o ano de 1980, proporcionando um ganho efetivo de 2.045 circuitos.
Implantâram-se 883 circuitos interurbanos, representando um acrés
Implantação de dois cabos de alumínio, vários cabos especiais
(geleados) para PCM (Modulação por Códigos de Pulsos) e um cabo cimo de 11,8% em relação aos existentes até 1979.
A atual administração da Telerj pretende manter, em 1981, suas
microcoaxial ligando as estações Leme/Cidade Nova, para permitir
três políticas básicas. Os investimentos para 1981 visarão essencial-
maior fluxo de tráfego telefônico.
Continuação dos programas de instalação de "carrier'' de assi mente a melhoria da utilização dos terminais, com prioridade para.
Rede Externa e Colocação em serviço, durante 81/82, de 120 mil termi
nantes, arrumação de caixas subterrâneas e rearranjo de linhas aéreas
na Capital. nais já instalados.
Na rede externa prosseguirão os trabalhos de arrumação de cai
Desenvolvimento de programa para revisão das instalações de xas, o que permitirá diminuir, ainda mais, o tempo de reparo de
proteção elétrica da rede, principalmente na área norte. cabos.
Consolidação da pressurizaçáo dos cabos da rede externa na Ca
Está programado para ser implantada, em abril de 1981, a multi-
pital. mediçào local que deverá proporcionar um aumento da ordem de8 '7-
Proteção de rede nos canteiros de obras do Metrô, com supervi na receita.
são constante e execução de projetos específicos de remanejamento. Será implantado novo Plano de Classificação de Cargos e Salários
Implantação dos Centros de Operação Leblon e Engenho de
visando a melhoria de carreira e salarial dos empregados, em parti
Dentro. cular os de baixa renda.
No interior, estendeu-se o conceito de Centros de Operação às Pretende-se prosseguir na melhoria do número de reclamações
Regiões de Nova Iguaçu, Campos e Volta Redonda, já que Niterói e por 100 telefones, tentando baixar os valores da Capital, aproximan
Petrópolis possuem Centros de Operação desde 1979. do-os aos do Interior.
A prioridade dedicada à rede externa facilitou o atendimento de A necessidade de recursos externos será reduzida a níveis que
mudanças de endereços e instalação de carnes do plano de expansão. propiciem a redução do endividamento da Empresa.
A criação do Serviço de Assistência Médica Supletiva (SAMS) foi A expansão do sistema está limitada pela impossibilidade de se
o destaque de 1980 nos benefícios aos empregados e seus depen lealizar novas contratações; espera-se, todavia, um ganho da ordem
dentes. de ú.iHH) terminais, no Interior, por remanejamento e reutilização de
A criação da Assessoria Habitacional, diretamente subordinada centrais atualmente desativadas.
I O N s! I HO Dl ADMINISTRAÇÃO: Renato Antonio Johnsson/Douglas do Macotlode
TELECOMUNICAÇÕES Mesquita/c .ilberto Geraldo Garbi
D0 PARANÁ S.A. • TELEPAR
Dl RI IORIA Gilberto Geraldo Garbi/Fernando Xavier Ferreira/Altverto l.uís Fava/Gàudio
EMPRESA D0 SISTEMA TELF.BRÁS Miensa Rigo/l.eotuio Vieira de Rezende Neto/l.uiz Henrique Vilhena Silva Pinto
"A ÚNICA SAÍDA — PRODUZIR MAIS E POUPAR."
A direção da Empresa está convencida de que, pelo menos nos população aumentaram continuamente à medida em que a qualidade
próximos anos, sua capacidade de atender à demanda sempre cres evoluiu.
cente de serviços dependerá primordialmente dos ganhos que forem Durante o ano de 1980, a economia do Estado do Paraná, forte
obtidos através da melhoria da produtividade global da Companhia. mente ligada ao desempenho da agricultura, experimentou notáveis
progressos.
Este aspecto está indissoluvelmente ligado às pessoas e sua men Isto se fez sentir imediatamente na TELEPAR sob dois aspectos: a
talidade. Desta forma, durante 1980, a Administração trabalhou pla comercialização de terminais atingiu 37.790 (30.035 em 1979) e a remu
nejadamente no sentido de incutir nos gerentes e demais empregados
neração dos investimentos, também impulsionada pelos ganhos de
uma atitude dirigida ao alcance dos objetivos da Empresa.
produtividade obtidos pela Companhia, atingiu 11,3%, enquantoela
Para que a evolução da mentalidade seja conseguida com um mí se-situou em 9.6% em 1979.
n i m o d e reações ou preconceitos, a direção da Empresa, paralela A Empresa não mais tem condições de absorver, como o fez em
mente, tem estimulado o alargamento de todos os canais de comuni 1980, a insuficiente correção das tarifas e assim a direção da Compa
cação entre os chefes e os subordinados de todos os níveis. nhia passa a empregar grande cautela no lançamento de novos planos
Com isto conseguiu-se, em 1980, fazer com que todos produzis de expansão.
sem mais sem a criação de tensões eventualmente originadas por mai Isto é particularmente prejudicial à economia do Paraná que, pela
ores exigências de trabalho. sua pujança atual, exige mais meios de comunicação.
O ano de 1980 representou o recorde absoluto da Empresa noque
O êxito obtido em 1980, sob estes aspectos, pode ser traduzido
pelo fato de ter a Companhia crescido, naquele ano, em cerca de respeita ao acréscimo de telefones. Um total de 121.074 aparelhos
120.000 telefones (32% em relação ao ano anterior), com um acrésciíno foram colocados em serviço, quando o recorde anterior, em 1979, ha-
fia sido de 69.195 telefones.
de apenas 104 empregados (2,4% em relação ao ano anterior). A Empresa, pela penetração que já alcançou sua rede, está em
A qualidade tios serviços, que tem apresentado marcantes pro condições de atender, mediante o pagamento de orçamentos modera
gressos por muitos anos, continua merecendo grande atenção de toda dos, qualquer propriedade rural que necessite de serviço telefônico
a Companhia, tanto porque ela está diretamente ligada às receitas de A telefonia rural também evoluiu satisfatoriamenteduranteoane
que a TELEPAR necessita, quanto pelo fato de que as exigências da de 1980.