Page 48 - Telebrasil - Maio/Junho 1981
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CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO: José Antonio de Alencastro e Silva/josé Augusto
Arantes Savasíni/Paulo Eduardo Tassa no Sigaud/Décio Pacheco Burlamaqui/Carlos de Paiva
Lopes/Helio Nazário Severo Leaj/Helvédo Gilson -
DIRETORIA José Antonio de Alencastro e Silva/josé Ornellas de Souza Filho/Fernando Viei
ra de Souza/Óswaldo Ignácio Domingues/Raul Antonio Del Fiol/jorge Marsiaj Leal
TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS S/A
V inculada ao M inistério das Com unicações
"VENCER O DESAFIO DO FUTURO"
Ao apresentar o Relatório referente ao exercício social de 1979, a INVESTIMENTOS EM EMPRESAS COLIGADAS E
Administração da TELEBRAS colocou suas preocupações a respeito CONTROLADAS
do nível de investimentos que o setor de telecomunicações deveria re CóHXX)
alizar para acompanhar o desenvolvimento sócio-económico do País.
1979 1980
O maior receio da Administração da TELEBRÁS era de que o re
duzido crescimento da planta instalada, concomitantemente ao contí EMPRESAS PARTICI PATRI PARTICI PATRI SALDO DOS
nuo crescimento da demanda, viesse a provocar congestionamento PAÇÃO DA MÓNIO PAÇÃO DA MÓNIO INVESTI
do tráfego telefônico e, por conseguinte, degradação na qualidade dos TELEBRÁS LIQUIDO TELEBRÁS LÍQUIDO MENTOS
% Cr$ % CrS Cr$
serviços prestados.
Esta Administração aponta como principal fator, responsável TELERON 80,24 360.712 80,18 642.409 515.109
TELEACRE 67,39 245.574 69,88 427.287 298 618
pela diminuição do ritmo de investimentos no setor de telecomunica TELAMAZON 59,87 1.050.644 61,35 I 992.905 1.222.747
ções, a grande defasagem observada, principalmente a partir de abril TE LAIMA 65,06 116.970 68,43 206.482 141308
TELEPARA 61,57 1 878.410 61,98 3.285,714 2.036.781
de 1978, entre os índices de reajustes das tarifas dos serviços de teleco
TELEAMAPA 57,56 172.223 56,92 288.273 164.091
municações e os índices de evolução de preços, em particular os dos TELMA 86,24 808 078 86,93 1.549.042 1.346 660
fatores de produção do Sistema TELEBRÁS. TELEPISA 76,83 976 587 78,63 1.678.704 1.320.049
Não param aí, porém, os efeitos do reajuste das tarifas em nível TELECEARA 53,07 2 808.681 54,92 5.249 807 2.883 509
TELERN 60,31 899.163 59,48 1.511.989 899.437
menor que o índice da inflação. Agrava o aporte de recursos do Fundo rELPA 72,35 1 249.294 72,31 2.238.2% 1.618.512
Nacional de Telecomunicações (FNT), que, assim, além da evasão re TELPE 62,85 3.243.840 64,28 4.919.226 3.16198(1
TEI.ASA 75,49 838.567 76,68 1.378.217 1.056.858
presentada pela parte transferida ao Fundo Nacional de Desenvolvi
TELERG1PE (>1,78 958 609 64,83 1 577.654 1.022.840
mento (50% em 1980) sofre uma redução real no montante arreca TELEBAHIA 72,02 3.685.910 69,38 7.467.110 5 180.830
dado, por ser, esta arrecadação, função da tarifa. FELEM1G 73.10 6.611.438 74,94 11.251 760 8.431.507
CTGV # 3,04 309 402 4,51 552.880 24.935
Em consequência de todas essas perdas, tem crescido continua BAMBUI 50.44 8.948 70,84 25.179 17.836
mente o grau de comprometimento dos recursos próprios para expan TRANSIT 19.43 381 445 16,42 347.527 57.074
IELEST 84,45 2 288.047 87,17 3.795.024 3.308.187
são do Sistema TELEBRÁS, com o pagamento de amortizações e juros
TELERJ 67,68 36.987.809 .67,73 57.525.339 38.963 638
dos empréstimos tomados. De 64% em 1976 saltou para 867r em 1980, CETEL 13,26 3.957.416 24,43 6.674.854 1.630 400
sendo que era de 71% no ano anterior. EMBRATEl. 59,10 13.337.051 79,01 40.019.708 31.620 772
I ll TSP 57.34 56.110 M9 59,41 89 299,414 53.055461
Apesar dessas dificuldades, muito foi realizado pelas empresas
CTBC 33,71 3.595.592 35,58 6.745.024 2.399.947
do Sistema TELEBRÁS. Para isso, disciplina de tráfego, esforço na TELEPAR 56,32 7.947.946 57,60 14.585.499 8.400.810
geração de receita, redução das despesas de custeio, e, especialmente, COTELPA 5,67 63.510 7,20 109.754 7.902
obtenção de maiores ganhos de produtividade foram instrumentos H 11 SC 73,15 2.984 725 74,51 5.210.717 3.882.297
CRT 7,39 6.546 319 9,87 11.560.905 1 141.292
valiosos utilizados pelos administradores. CTMR 67.44 279.(X)2 68,43 516.649 353.569
1 ELI MAI 83,87 1.742.549 84,83 3.241.671
Diante do panorama traçado, crescem sobremodo as responsa 2 749 910
I I I .EC X HAS 73,74 1.795,596 75,00 3.154.325 2.365.681
bilidades dos dirigentes das telecomunicações brasileiras: nos próxi I I I 1 BRASH IA 70,79 5. (XX). 853 72,69 8.666.242 6.299.405
mos anos, além de ter que continuar atendendo a demand«» por mais e
melhores serviços, o setor de telecomunicações deverá enfrentar o de SUB rOTAI — 179.241 479 — 297.695 586 187 579.812
safio de dotar o País da infra-estrutura necessária á sociedade infor OUTRAS
matizada, desafio esse que teremos de vencer para não frustrar esta EMPRESAS 67.508 — — 10.759
histórica oportunidade para se acelerar o processo tie desenvolvi
TOTAL 179.308.967 297.695.586 187.590.571
mento da nação brasileira.
C O M P A N H IA
C ONSE1.I It) DE ADMINISTRAÇ ÃO' Arno Traeger/Marco Aurélio de Almeida Rodrigues
T E L E F Ô N IC A Elv Pessoa de Oliveira
W
D A B O R D A DIRETORIA Arno Traeger/Américo Moreira Jacinto/Ricardo José Ferreira/Max Hamers de
Aragáo Lisboa/josé Carlos Calandrelli
D O C A M P O
E / n p m a d o S a t o m o T E L E B R Á S
"EFICÁCIA GERENCIAL COM PRESERVAÇÃO DOS VALORES HUMANOS"
A par da constante busca da racionalização administrativa e do população da região de operação revela que a densidade telefônica al
aprimoramento do desempenho técnico-operacional, a CTBC deu es cançada em dezembro de 1980 foi de 10,86 telefones por 100 habitan
pecial ênfase à sua política económico-financeira face às significativas tes, superior à média nacional de 6,3.
transformações do quadro econômico nacional e internacional regis A valorização da pessoa humana continuou como tônica expressa
tradas nos últimos anos, e especialmente em razão das medidas ado- na política de recursos humanos da CTBC.
tadas pelo Governo Federal para atingir os objetivos prioritários de Pelo fato de a evolução das tarifas de nossos serviços ter-se man
seu programa. tido aquém dos índices inflacionários e, mesmo considerando-se o
A maturação dos projetos de expansão, a redução gradativa nos acréscimo no número de terminais em serviço da ordem de 25,4%/0
programas de investimentos e a continuidade da política de auto- aumento das receitas de serviços foi inferior ao crescimento dos cus
sustentação das atividades contribuíram para uma sensível redução tos. Evidencia-se, então, a luta incessante e imprevisível de seusinsu-
do grau de endividamento, indicador importante na consecução das mos. Mesmo assim, a CTBC apresentou uma rentabilidade operacio
metas de rentabilidade e geração de lucros financeiros. nal que pode ser considerada satisfatória.
A área de atuação da CTBC é caracterizada por uma alta concen A análise do desempenho global permite caracterizar uma gestão
tração populacional, onde 2.210.281 habitantes (censo 1980) ocupam voltada para a busca permanente da melhoria da "performance', a
uma área de 3.170 km2. A relaçâo’entre a quantidade de telefones e a par da preservação dos valores técnicos e humanos da Empresa.