Page 38 - Telebrasil - Maio/Junho 1981
P. 38

T E L E C O M                                                                   U N I C A Ç Õ E S   -   U M                                                                                                                      A









                                                                 A L T E R N A T I V A   E N E R G É T I C A *













                                                               A elevada  inflação  e a  dívida  externa  se  constituem   na  grande  preocupação  do




                                                                      Brasil  de  hoje,  exigindo  soluções a  curto  prazo,  sob  pena  de  com prom eter

                                                               &
                                                                          o  desenvolvim ento  do  país.  As  telecom unicações  oferecem   um  m odelo




                                                                alternativo  para o  nosso  futuro,  voltado  para  o  bem -estar so cial,  e  não  apenas




                                                                    para a  acumulação  de bens  m ateriais.  Este m odelo  tem   por  base  o  ad ven to,




                                                                    inexorável,  da  Sociedade  da  Inform ação,  a  nova  revolução,  já  em   cu rso,  na



                                                                          história  da hum anidade.  O  artigo  apresenta  um  cálculo  do  qu an tu m   de




                                                                           com bustível  econom izado  pelas  telecom unicações,  no  B rasil,  em   1980.







        O  Brasil  está  atravessando  uma  situação  econômica  que  se                                                                                                                          desempenho das nossas exportações  tem exigido grandes es­


        constitui num dos maiores desafios dos últimos 20 anos. A par                                                                                                                             forços e incentivos.


        de uma inflação crescente, que já atingiu três dígitos, avulta o


         problema do desequilíbrio no balanço de pagamentos. Nossas                                                                                                                              51%  do  petróleo que  importamos  são  consumidos em trans­


        exportações,  embora  com  razoável  taxa  de  crescimento,                                                                                                                               porte.  Nossa infra-estrutura  foi  planejada com base no petró­


        geram divisas apenas para cobrir o serviço de nossa dívida ex­                                                                                                                           leo  importado,  barato  e  abundante,  com  ênfase  na  modali­


         terna e para a  importação de petróleo.  São insuficientes,  por­                                                                                                                       dade  rodoviária,  responsável  pela  quase  totalidade do con­


         tanto,  para  as  demais  importações  necessárias  ao  nosso  de­                                                                                                                      sumo.  O  petróleo  tem  vários  derivados.  Os  transportes, so­


         senvolvimento  e  mesmo  ao  funcionamento  de  nossa  econo­                                                                                                                           bretudo o rodoviário, consomem praticamente toda a gasolina

         mia. Enquanto durar tal situação, nossa dívida externa, que na                                                                                                                          e mais de 80%  do óleo diesel  produzidos no país.


         última  década  cresceu  mais  de  dez  vezes,  continuará  cres­


         cendo.  Os gastos com  petróleo,  que representavam  12%  das                                                                                                                           Desde 1979, grandes investimentos vêm sendo realizados em


         exportações em  1973,  chegaram  hoje a quase 50%!
                                                                                                                                                                                                 hidrovias e ferrovias que transportarão,  principalmente, pro­


                                                                                                                                                                                                 dutos agrícolas.  Estes produtos representarão 427c das nossas

         O  mundo está  consciente  de  que acabou  a  época  da  energia                                                                                                                        exportações.  Hidrovias e  ferrovias permitem diminuir o con­


         barata.  Os  recursos  naturais do  planeta  são limitados,  inclu­
                                                                                                                                                                                                 sumo por unidade transportada.  Mas ainda significam pouco

        sive o  petróleo.  Suas reservas estão caindo e seu  preço cres­
                                                                                                                                                                                                  no total de nossos transportes.  Programas de substituição por

        cerá cada vez mais.
                                                                                                                                                                                                 energia  de  fontes  renováveis  e  de  racionalização do uso do


                                                                                                                                                                                                 combustível  importado vêm sendo  realizados.
         A crise é internacional. Os países importadores têm levantado


        barreiras de proteção a seus produtos.  A manutenção do bom

                                                                                                                                                                                                  Entretanto, a decisão do governo de efetuar gastos correntese


                                                                                                                                                                                                  investimentos  superiores  às  disponibilidades  resulta numa

        (*)  Texto do audiovisual  "Telecomunicações  -                                               uma alternativa energítica",  apresen
        lado pela Embralel no 3 ." Debate Telebrasil.                                                                                                                                             alta geral e continuada dos preços.












                                                                                                                                                               TRANSPORTES





                                                                                                                                           51% do Consumo do Petróleo Total
































                                   Aeroviário 2,5%
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             Ferroviário 1,2%




























     '


















                                Hidroviário 4,0%

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            Rodoviário 43,3%
   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43