Page 39 - Telebrasil - Maio/Junho 1981
P. 39
• Consumo de Energia x PNB "Per capita"
Consumo de Derivados de Petróleo
POTÊNCIA
1975 1979
ASFALTO - t x 103 848 1.330
GLP - 1 x 103 1.805 2.534
GRAXAS - t x 10 35 63
GASOLINA - 1 X 1 0 3 14,4 15,5
OLEO COMBUSTÍVEL - 1 x 10 11 15
OLEO DIESEL - 1 x 10 12 17
A população tem colaborado na poupança de gasolina. Em
1979, o consumo de gasolina por veículo caiu para dois terços
do que era em 1974. Mas, em termos globais, o consumo de
O crescimento da população continuará exigindo um au
todos os derivados do petróleo continua crescendo. A cada seis mento da oferta de transportes e, portanto, do consumo de
anos dobra o número de "pàssageiros/quilômetro" transpor
combustível. Sem isto, não haverá desenvolvimento econô
tados, com nítida predominância da modalidade rodoviária. mico. Universalmente, existe mesmo uma relação linear entre
A cada quatro anos, cresce em 50% o transporte de merca consumo de energia e produto nacional bruto.
dorias, medido em "toneladas/quilômetro".
A pressão por maior consumo de energia será exercida pelos
Passageiros x Km - Transportados países em desenvolvimento. O Terceiro Mundo, com mais de
(109) dois terços da população da Terra, consome apenas }6% da
energia nela produzida. Como resolver o dilema de reduzir a
inflação e a dívida externa num país com infra-estrutura rodo
viária e importador de petróleo cada vez mais raro e mais caro?
Que rumo deveremos tomar para termos a certeza de que, no
futuro, estaremos entre as nações desenvolvidas, apesar da
crescente necessidade de energia e do seu preço sempre em
ascensão?
Ocupação da Mão de Obra
1°ETAPA 2.8 ETAPA 3.° ETAPA
Transporte de Carga
109 Tonelada x Km
1880 1900 1920 1940 1960 1980
Este conhecido gráfico mostra como evoluiu, por atividade, a
população economicamente ativa dos Estados Unidos.
Em 1870, quase metade da mão-de-obra se ocupava da ativi
SIMBOLOGIA:
dade agrícola. Hoje, apenas 4% dessa população se ocupam
da maior agricultura do mundo. Ao contrário da agricultura,
a ocupação nas atividades de informação vem crescendo e ho
je empregam quase metade da mão-de-obra. É a sociedade
Rodoviário Ferroviário Hidroviário Aeroviário Dutoviário pós-industrial, a Sociedade da Informação. É