Page 55 - Telebrasil - Março/Abril 1979
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i n f o r m e e c o n ô m i c o
Criatividade Tema Gerencial
Segundo L. S. Sampaio, em brilhante en Já para A. Chenov, da TE LE B R Á S , que é a questionar todas as soluçoes que, mes
trevista ao JO RNAL DA E M B R A T E L , é citado com destaque na mesma publica mo algoritm icam ente, vem dando certo
necessário analisar o problema da criati ção, a criatividade está intimamente liga através de tempo.
vidade sob dois aspectos: o primeiro seria da â Propaganda e, através desta, ás fun
o impulso de criatividade e o segundo as ções de Marketing, visto que a procura de Informações um "G a p " Crescente
condições para o desenvolvimento dessa "grandes soluções" somente ó possível
criatividade. Muitas vezes, a limitação da com a permanente busca da perfeição em
Uma análise do crescimento combinado
criatividade não é a limitação do impulso associar fatos, idéias, dados, informações,
das Telecomunicações e da Inform ática
e sim a que é imposta pelas condições. conhecer hábitos de pessoas, acompanhar
no mundo indica que cresce a diferença
Estas barram, censuram a criatividade e sua evolução e mudanças, etc., mediante
entre os telefones e os computadores ins
não a deixam desenvolver-se. O im portan o esforço criativo.
talados nos países desenvolvidos e naque
te é que se tenha uma compreensão desse
les em vias de desenvolvimento.
processo, para contornar com mais habi A palavra criatividade, associada á propa
lidade os entraves á criatividade. Acha o
ganda na sociedade moderna, tem sido ra O tema permite que sejam preocupantes
entrevistado que o élan criativo existe em zoavelmente confundida com a técnica de ' as perspectivas vistas por K. Boulding, ci
todo o mundo, mas ele é aos poucos anu criar anúncios, prossegue o autor, mas não tadas em recente artigo de revista Teleco- |
lado, isto é, a pessoa vai se desiludindo é só isso. Criatividade é uma técnica de re mmunications, vislumbrando-se para o fu
das suas possibilidades, porque encontra solver problemas. Essa técnica pode ser turo; de um lado, uma supercultura facul
uma série de barreiras e ela não sabe lidar aplicada a todas as atividades humanas e tada pelos meios de comunicação e de in
com essas barreiras. Muitas vezes, o indi não apenas à atividade específica de criar formação em conflito com culturas regio
víduo abdica da própria criatividade para boa comunicação. Pode ser aplicada à me nais e mesmo nacionais, mais tradicionais.
não sofrer mais. dicina, à sociologia, ao Marketing, às
finanças, â educação, â produção, enfim, O problema do "gap" crescente entre paí
Se houver uma compreensão um pouco a tudo. Em todas as profissões existem ses desenvolvidos e em vias de desenvolvi
maior das razões pelas quais isso ocorre, os Homens que apenas seguem caminhos mento, não é novo e nem é circunscrito
haverá condições para que a pessoa possa já trilhados, e essa é a função do conheci às Telecomunicações e à Inform ática. No
mento que eles adquirem sistematicamen entanto, este últim o aspecto passa a se
encontrar, ou melhor, fazer seu próprio
espaçó. 0 problema de encontrar espaço te. E existem aqueles que agem criativa tornar relevante se fo r levado em conside
mente, isto é, que descobrem caminhos ração que a participação do setor da in
para a própria criatividade precisa ser
novos e que, considerando o conhecimen formação, na formação do Produto In ter
compreendido. Sem dúvida, pode-se de
to como um meio e não como um fim no Bruto, está crescendo cada vez mais
senvolver uma compreensão mais abran
gente com relação à existência de uma em si mesmo, acrescentam a esse conhe em importância, nos países desenvolvi
censura que muitas vezes não é exercida cimento o resultado de sua criatividade, dos. Fontes do Departam ento de Comér
por A, B ou C, mais existe em estado la ampliando-o. cio Americano estimam, por exem plo,
tente na própria linguagem, na medida em que cerca de 50% do Produto Interno
que o indivíduo aprende a falar, assimila A pessoa criativa é capaz de associar Bruto e da mão-de-obra nos Estados U n i
uma certa gramática que impede deter idéias de campos diferentes, mas não que dos, estão sendo ligados á produção, ao
minado tipo de raciocínio, não conse sejam tão desconexas que não consiga, de armazenamento e à distribuição de In
guindo, então, criar. Criação exige uma pois, transm itir essas idéias às outras pes formações.
mediação simbólica e, se essa mediação soas. Para que essa associação seja possí
for defeituosa, vai certamente barrar a vel, a pessoa criativa necessita de uma O efeito m ultiplicador do setor das co
criatividade. Logo, ás vezes, essa censura mente bem estocada de informações, com municações para a economia é um fato
não significa que a pessoa realize algo e as baterias mentais sempre bem carrega sobejamente estabelecido. Ao requerer
depois seja censurada. A censura é prévia. das. vultuosos investimentos, grande parte
0 indivíduo internaliza uma estrutura, em tecnologia de ponta, é natural que o
como se diz agora, defeituosa que o impe Assim, a pessoa criativa não deve padecer setor das comunicações seja objeto de
de de formar determinado tipo de texto, da impossibilidade de questionar hipóte cuidadosa avaliação por parte dos for-
ou internaliza determinado esquema con ses consagradas pelo tempo. É uma das muladores da política econômica. Res
ceituai que o impede de pensar a realida características do homem criativo exata ta saber se na problemática do estabe
de. mente esse inconformismo que o leva lecimento de prioridades, em nível glo-