Page 55 - Telebrasil - Março/Abril 1979
P. 55

i n f o r m e   e c o n ô m i c o






















                                                                                                                                 Criatividade Tema Gerencial































       Segundo  L.  S.  Sampaio,  em  brilhante  en­                                                                               Já  para  A.  Chenov, da TE LE B R Á S , que é                                                                                 a  questionar  todas  as  soluçoes  que,  mes­



       trevista  ao  JO RNAL  DA  E M B R A T E L ,  é                                                                             citado  com  destaque  na  mesma  publica­                                                                                     mo  algoritm icam ente,  vem  dando  certo



       necessário  analisar  o  problema  da  criati­                                                                               ção,  a  criatividade  está  intimamente  liga­                                                                               através de tempo.


       vidade  sob  dois  aspectos: o  primeiro  seria                                                                              da  â  Propaganda  e,  através  desta,  ás  fun­



       o  impulso  de  criatividade  e  o  segundo  as                                                                              ções  de  Marketing,  visto que a  procura de                                                                                 Informações  um  "G a p "  Crescente



        condições  para  o  desenvolvimento  dessa                                                                                  "grandes  soluções"  somente  ó  possível


        criatividade.  Muitas  vezes,  a  limitação  da                                                                             com  a  permanente  busca  da  perfeição  em
                                                                                                                                                                                                                                                                  Uma  análise  do  crescimento  combinado

        criatividade  não  é  a  limitação  do  impulso                                                                             associar  fatos,  idéias,  dados,  informações,
                                                                                                                                                                                                                                                                 das  Telecomunicações  e  da  Inform ática
        e  sim  a  que  é  imposta  pelas  condições.                                                                                conhecer  hábitos  de  pessoas, acompanhar

                                                                                                                                                                                                                                                                  no  mundo  indica  que  cresce  a  diferença
        Estas  barram,  censuram  a  criatividade  e                                                                                 sua  evolução  e  mudanças,  etc.,  mediante
                                                                                                                                                                                                                                                                 entre  os  telefones  e  os  computadores  ins­

        não  a  deixam desenvolver-se.  O  im portan­                                                                                o esforço criativo.
                                                                                                                                                                                                                                                                 talados  nos  países  desenvolvidos  e  naque­

        te  é  que  se tenha uma  compreensão desse
                                                                                                                                                                                                                                                                  les em vias de desenvolvimento.
        processo,  para  contornar  com  mais  habi­                                                                                A  palavra  criatividade,  associada  á  propa­



        lidade  os  entraves  á  criatividade.  Acha  o
                                                                                                                                    ganda  na  sociedade  moderna, tem  sido ra­                                                                                 O  tema  permite  que  sejam  preocupantes

        entrevistado  que  o  élan criativo  existe em                                                                              zoavelmente  confundida  com a  técnica de  '                                                                                as  perspectivas  vistas  por  K.  Boulding, ci­



        todo  o  mundo,  mas  ele é aos poucos anu­                                                                                 criar anúncios, prossegue o  autor,  mas  não                                                                                 tadas  em  recente artigo  de revista  Teleco-  |



        lado,  isto  é,  a  pessoa  vai  se  desiludindo                                                                            é  só  isso.  Criatividade é  uma  técnica de re­                                                                             mmunications,  vislumbrando-se  para o fu ­


        das  suas  possibilidades,  porque  encontra                                                                                solver  problemas.  Essa  técnica  pode  ser                                                                                  turo;  de  um  lado, uma  supercultura facul­



        uma  série  de  barreiras  e ela  não  sabe  lidar                                                                          aplicada  a  todas  as  atividades  humanas  e                                                                                tada  pelos  meios  de  comunicação  e de  in­


        com  essas  barreiras.  Muitas  vezes,  o  indi­                                                                            não  apenas  à  atividade  específica  de criar                                                                               formação  em  conflito  com  culturas  regio­



        víduo  abdica  da  própria  criatividade  para                                                                              boa  comunicação.  Pode  ser aplicada à  me­                                                                                  nais  e  mesmo  nacionais,  mais tradicionais.



        não sofrer mais.                                                                                                            dicina,  à  sociologia,  ao  Marketing,  às



                                                                                                                                    finanças,  â  educação,  â  produção,  enfim,                                                                                  O  problema do  "gap"  crescente  entre  paí­




        Se  houver  uma  compreensão  um  pouco                                                                                     a  tudo.  Em  todas  as  profissões  existem                                                                                   ses  desenvolvidos  e  em  vias de desenvolvi­



        maior  das  razões  pelas  quais  isso  ocorre,                                                                             os  Homens  que  apenas  seguem  caminhos                                                                                      mento,  não  é  novo  e  nem  é  circunscrito


        haverá condições  para  que  a  pessoa  possa                                                                               já  trilhados,  e  essa  é a função  do  conheci­                                                                             às  Telecomunicações  e  à  Inform ática.  No


                                                                                                                                    mento  que  eles adquirem  sistematicamen­                                                                                     entanto,  este  últim o  aspecto  passa  a  se
        encontrar,  ou  melhor,  fazer  seu  próprio


        espaçó.  0   problema  de  encontrar  espaço                                                                                te.  E  existem  aqueles  que  agem  criativa­                                                                                tornar  relevante  se fo r  levado em  conside­

                                                                                                                                    mente,  isto  é,  que  descobrem  caminhos                                                                                     ração  que  a  participação  do  setor  da  in­
        para  a  própria  criatividade  precisa  ser

                                                                                                                                    novos  e  que, considerando o  conhecimen­                                                                                    formação,  na  formação  do  Produto  In ter­
        compreendido.  Sem  dúvida,  pode-se  de­


                                                                                                                                   to  como  um  meio  e  não  como  um  fim                                                                                       no  Bruto,  está  crescendo  cada  vez  mais
        senvolver  uma  compreensão  mais  abran­


        gente  com  relação  à  existência  de  uma                                                                                 em  si  mesmo,  acrescentam  a  esse  conhe­                                                                                   em  importância,  nos  países  desenvolvi­



        censura  que  muitas  vezes  não  é  exercida                                                                               cimento  o  resultado  de  sua  criatividade,                                                                                  dos.  Fontes  do  Departam ento  de  Comér­


        por  A,  B  ou  C,  mais  existe  em  estado  la­                                                                          ampliando-o.                                                                                                                    cio  Americano  estimam,  por  exem plo,



        tente na  própria  linguagem,  na  medida em                                                                                                                                                                                                               que  cerca  de  50%  do  Produto  Interno



        que  o  indivíduo  aprende  a  falar,  assimila                                                                            A   pessoa  criativa  é  capaz  de  associar                                                                                    Bruto  e  da  mão-de-obra  nos  Estados  U n i­


        uma  certa  gramática  que  impede  deter­                                                                                  idéias  de  campos  diferentes,  mas  não  que                                                                                 dos,  estão  sendo  ligados  á  produção,  ao



        minado  tipo  de  raciocínio,  não  conse­                                                                                  sejam tão  desconexas que não  consiga, de­                                                                                    armazenamento  e  à  distribuição  de  In ­



       guindo,  então,  criar.  Criação  exige  uma                                                                                 pois,  transm itir  essas  idéias  às  outras  pes­                                                                            formações.


        mediação  simbólica  e,  se  essa  mediação                                                                                 soas.  Para  que  essa  associação  seja  possí­



        for  defeituosa,  vai  certamente  barrar  a                                                                               vel,  a  pessoa  criativa  necessita  de  uma                                                                                   O  efeito  m ultiplicador  do  setor  das  co­



       criatividade.  Logo,  ás  vezes,  essa  censura                                                                             mente  bem estocada de  informações, com                                                                                        municações  para  a  economia  é  um  fato


        não  significa  que  a  pessoa  realize  algo  e                                                                           as  baterias  mentais  sempre  bem  carrega­                                                                                    sobejamente  estabelecido.  Ao  requerer



       depois  seja  censurada.  A  censura é  prévia.                                                                             das.                                                                                                                            vultuosos                        investimentos,  grande                                                 parte



       0  indivíduo  internaliza  uma  estrutura,                                                                                                                                                                                                                  em  tecnologia  de  ponta,  é  natural  que  o


       como  se diz agora, defeituosa que o  impe­                                                                                 Assim,  a  pessoa  criativa  não  deve  padecer                                                                                  setor  das  comunicações  seja  objeto  de



       de  de formar  determinado  tipo  de  texto,                                                                                da  impossibilidade  de  questionar  hipóte­                                                                                     cuidadosa  avaliação  por  parte  dos  for-



       ou  internaliza  determinado  esquema  con­                                                                                  ses  consagradas  pelo  tempo.  É  uma  das                                                                                     muladores  da  política  econômica.  Res­


       ceituai  que  o  impede  de  pensar  a  realida­                                                                            características  do  homem  criativo  exata­                                                                                    ta  saber  se  na  problemática  do  estabe­



       de.                                                                                                                          mente  esse  inconformismo  que  o  leva                                                                                        lecimento  de  prioridades,  em  nível  glo-
   50   51   52   53   54   55   56   57   58   59   60