Page 32 - Telebrasil - Março/Abril 1979
P. 32

—  Padrões de transporte.                                                                                                        2)  Padronização de  números de terminais:                                                                                       2)  Registrador de  Falhas



                                                                                                                                              300, 600 e  1.000                                                                                                                                                          I



    Acima expostos,  na  padronização  das cen­                                                                                                                                                                                                                       Os  trabalhos.de  localização  e  reparo  da

                                                                                                                                                                                                                      %
    trais transportáveis são  previstas:                                                                                                      -   Evita-se as ampliações e utiliza-se da                                                                              falha,  devem ser altamente  facilitados pe­



                                                                                                                                                      facilidade  de  remanejamento  para o                                                                            lo  fornecimento  detalhado e imediato das


     1)  Cabinas  com  dimensões  padronizadas                                                                                                        reaproveitamento  global  do  investi­                                                                          condições  de  ocorrência  de  uma determi­



     internacional mente:                                                                                                                              mento  inicial, em outra  localidade.                                                                          nada falha.








             —  Possibilitam  o  transporte  por  qual­                                                                               3)  Diversas  capacidades  de  tráfego:  alto                                                                                   Nas  Centrais  Transportáveis  Padrões  de



                     quer  meio convencional.                                                                                                  (0,1  Erl/ass)  e  baixo  (0,075  Erl/ass)                                                                             controle  comum  centralizado,  essas ope­



                                                                                                                                               tráfego                                                                                                                rações  são  altamente  facilitadas, por ser o



                                                                                                                                               —  Melhor  adequação  dos  padrões  às                                                                                 marcador o órgão  responsável pelo estabe­



                                                                                                                                                       características locais.                                                                                        lecimento  de  todas  as  chamadas.  Assim,


                                                                                                                                                                                                                                                                      qualquer  falha  detectada  pelo  Marcador,



                                                                                                                                       4)  Flexibilidade na razão de tráfego                                                                                          durante a sua operação, aciona o Registra­



                                                                                                                                                                                                                                                                      dor  de  Falhas  (TRR)  que  efetua a  perfu-



                                                                                                                                               -   Atendimento  de  diversas  condições                                                                               raçãò da fita  de falha.  ( figura  5.2).



                                                                                                                                                       de  tráfego,  sem alteração  na quanti­


                                                                                                                                                       dade  de  equipamentos  e,  portanto,                                                                          Pela  leitura  dessa  fita,  mediante o auxílio



                                                                                                                                                        eliminando  os  custos  de  um  plane­                                                                        do  decifrador,  extraem-se  diversas  infor­



                                                                                                                                                        jamento  mais acurado.                                                                                        mações,  tais  como  seqüência  de  opera­



                                                                                                                                                                                                                                                                      ções  efetuadas  pelo  Marcador  até  o  ins­


                                                                                                                                       Sob  esses  aspectos,  6  padrões  são  criados                                                                                tante  de  ocorrência  da  falha, equipamen­



       Figura 3.4  -   Instalação da cabina                                                                                             (tabela 4.1).                                                                                                                 tos e assinantes envolvidos, número do ca­



                                                                                                                                                                                                                                                                      nal, tipo de conexão, etc.

      Tabela  4.1. —  Caracter Titicas dos Padrões




                                                                                                                                                                                                                                                                       Na  figura  5.3  mostra-se  os aspectos da fi­



                                                                                                                                                                                                                                                                      ta  e do decifrador.







                                                                                                                                                                                                                                                                      Figura 5.3.  -  Fita de Falha








                                                                                                                                                                                                                                                                       Utilizando-se  dessas  informações,  pode-se


                                                                                                                                                                                                                                                                       estabelecer  pelo  equipamento  de  teste,



                                                                                                                                                                                                                                                                       chamadas  com  as  mesmas  condições de



                                                                                                                                                                                                                                                                      ocorrência da  falha.







                                                                                                                                                                                                                                                                       3)  Testes








                                                                                                                                                                                                                                                                       Os  equipamentos  de  teste devem oferecer


   •j  5. Características  Relevantes                                                                                                                                                                                                                                  perfeitas  condições  para  a  manutenção




                                                                                                                                                                                                                                                                       corretiva  e  preventiva.  Isso  consegue-se


   l!  Para  possibilitar  a  otimização  do  projeto                                                                                                                                                                                                                  pela  geração  de  chamadas  de  teste,  que



    •  e  a  viabilidade  de  utilização  das  Centrais                                                                                                                                                                                                                possibilitam  a  captura  dos equipamentos
                                                                                                                                        Prevendo se  a  necessidade  de  em  inúme­

   |  Transportáveis,  alguns  pontos  relevantes                                                                                                                                                                                                                      desejados  e  designação  de  diversas condi­
                                                                                                                                        ros  casos  efetuar-se  a  multimedição  na
       são enumerados a  seguir.                                                                                                                                                                                                                                       ções  pela  simples programação em painéis

 I  '*                                                                                                                                  própria central, as Centrais Transportáveis
 ¦

                                                                                                                                        Padrões  são  dotadas de Gerador de  Pulsos                                                                                    de  chaves,  sem  prejuízo ao serviço normal
  H  S
   j 5.1.  Quantidade de  Equipamentos                                                                                                                                                                                                                                 aos  assinantes.  Permite-se  assim, a simula­
                                                                                                                                        de  Multimedição,  que  permitem  por  pro­


 f|                                                                                                                                     gramação  a  utilização  de  duas  das  nove                                                                                   ção  das  mesmas  condições  da  falha,  utili­


      As  quantidades  de  equipamentos  instala­                                                                                                                                                                                                                      zando-se  dos  dados  retirados  da  fita  de
                                                                                                                                        cadências  por  ele  geradas,  em  mais  de  20
      dos,  devem  ser  otimizados  ao  máximo.                                                                                                                                                                                                                        falha.

                                                                                                                                        fases diferentes.
      Bom  resultado  consegue-se  pela  própria



      filosofia  dos  sistemas:  controle  comum                                                                                                                                                                                                                       Além  disso,  quando  a  interligação da cen­



      centralizado e acessibilidade  plena,                                                                                             5.3.  Operação e Manutenção                                                                                                    tral  com  o  Centro  de  Manutenção  for


 n                      *                                                                                                                                                                                                                                              com  linha  física  e  a  sinalização  por



 I   Entretanto,  pela  importância  da  função                                                                                         1)  Alarmes                                                                                                                    corrente  contínua,  é  possível  o  teste cen­



 Id o   Marcador,  órgão  de  controle  comum                                                                                                                                                                                                                          tralizado das linhas de assinantes, utilizan­



      para  quaisquer  chamadas  originadas  ou                                                                                         As  Centrais  Transportáveis,  sendo  essen­                                                                                   do-se  da  mesma  rota  de  sinalização  de


 I  terminadas  na  central,  a  Central  Trans­                                                                                        cialmente  não  atendidas,  devem  apresen­                                                                                    alarmes (figura  5.4).



      portável  é  sempre  dotada  de  dois  marca­                                                                                    tar  a  facilidade  de  centralização  de  alar­



     dores.                                                                                                                             mes,  qualquer  que  seja  o  processo  ou                                                                                     4)  Confiabilidade


                                                                                                                                       meio de transmissão.



     5.2.  Tarifação e Sinalização                                                                                                                                                                                                                                     Os  componentes  utilizados  devem  ser



 I   m -ê -  •'                                                                                                                         Um  único  receptor  (ALREC),  tipo  tians-                                                                                    altamente  confiáveis  paia  a  manutencào



      Para  possibilitar  a  instalação  da  cehtral                                                                                   portável,  recebe  alarmes  de até cinco cen-                                                                                  da  qualidade  de  serviço  e  minimizacão



     em  qualquer  localidade,  ela  deve ser  com-                                                                                    t»ais,  uma de cada vez.  (figura  5.1).                                                                                        dos tiabalhos de manutenção.
   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37