Page 37 - Telebrasil - Março/Abril 1979
P. 37
bém, e principalmente, pelo uso do
sistema de transporte e encaminha Quantidades Vendidas
mento do correio convencional e
das unidades postais; e a adequação Aerogramas Mensagens de Natal
das tarifas, através da implantação
%
de um sistema de preços ajustados Ano Crescimento Crescimento
às diferentes características de cada Quantidade Quantidade
ê Anual Anual
serviço. Apesar de, em 1975, se to r
narem mais sensíveis os efeitos da
1975 3.762.000 • • • 2.233.600 • • •
crise mundial do petróleo, o que
modificou toda a estrutura de cus 1976 8.875.600 136% 2.366.600 6%
tos da atividade, elevando as des 1977 13.158.700 48% 4.616.000 95%
pesas com transporte a 60% da des
pesa total, todos os objetivos a mé A té junho de 1978: aerogramas — 6.847.174
dio prazo foram atingidos, e o cres
cimento permanece.
3.1.9. A Filatelia absorção dos serviços telegráficos e
Sercai - Objetos Nacionais posterior definição da política de
A Divisão Central Filatélica, implan atuação e de investimentos, cuja
tada em 1976, estreitou e consoli orientação poderia ser diversa da
Objetos Crescimento
Ano dou a ligação com os filatelistas. quela adotada pela Empresa Brasi
Transportados Anual
Através da Central são atendidos, leira de Correios e Telégrafos, o rig i
9
exclusivamente por correspondên nou a estagnação dos serviços tele
1970 45.656 mmmm
cia, os pedidos do Brasil e do ex gráficos e a redução natural do trá
1971 794.783 1603%
terior de selos e peças filatélicas, fego nacional. Após decidida a ino-
1972 2.121.432 167%
seja através de conta corrente, seja portunidade da criação da T E LE
1973 3.706.973 75% por pedidos avulsos. Existiam, em TEL, foram atribuídas â ECT as ta
1974 6.378.626 72% 31.12.77, após um ano e meio de
• refas referentes á implantação, ex
1975 11.864.900 86% atividades, 5.000 clientes cadas pansão e operação da Rede Nacio
1976 15.540.031 31% trados. nal de Retransmissão de Telegramas
1977 17.053.932 10% Instrumento de divulgação da arte e e a exploração dos serviços interno
cultura brasileira em todo o mundo, e internacional de telegramas.
o selo postal sofreu, nos últimos
Até junho de 1978:9.178.740
anos, profundas transformações em Essa decisão induziu a Empresa a
seu planejamento e na sua criação e uma tomada de posição para o de
confecção, passando a ser conheci senvolvimento dos serviços telegrá
3.1.8. Os Novos Produtos
do e apreciado no meio filatélico in ficos. A partir de 1975, foram ado
ternacional. A Empresa tem sido tadas medidas destinadas à prepara
Visando ao lançamento e à susten
agraciada nos últimos anos com im- ção do processo de recuperação do
tação da demanda de produtos e
portántes prêmios internacionais. serviço e à retomada do desenvolvi
serviços da Empresa, várias medidas
Em 1977, destacam-se: mento na área, com o objetivo, so
foram estrategicamente adotadas,
bretudo, de reduzir progressivamen
conjugadas com as reais necessida
• Grande Prêmio Internacional de te o prazo de entrega de mensagens,
des dos usuários. Entre os produtos,
Arte e Filatelia "San Gabriele',', ofe desde a sua taxação até o recebi
pela sua forma simples e econômi
recido pela Itália ao selo alusivo ao mento pelo destinatário. As princi
ca, devida ao pré-franqu ia mento,
Dia Nacional de Ação de Graças 76, pais linhas de ação foram definidas:
destacam-se:
considerado o mais belo lançado em
1976 sobre motivos religiosos; • reestruturação organizacional,
• o AEROGRAMA, lançado em
abrangendo os órgãos central e regi
outubro de 1974, em âmbito nacio
• Medalha de ouro na exposição onal do sistema;
nal, com uma aceitação que supe
AR G EN TIN A 77, pela revista Cor
rou todas as expectativas e que • recuperação e adaptação da rede
reio Filatélico — ECT e pelos fascí
mantém, até hoje, uma demanda in telegráfica;
culos temáticos apresentados.
satisfeita;.
• expansão do serviço de Telegra
• as MENSAGENS SOCIAIS, das 3.1.10. Operações Telegráficas mas Fonados.
quais a Mensagem de Natal, lançada
em novembro ríi 1974, em vários A expectativa pela criação, em 1974, Na adaptação da rede telegráfica,
modelos, também apresenta grande da Telebrás Telegráfica S.Â. — procedeu-se a uma análise da opera
receptividade por parte do público. TE LE TE L —, com a conseqüente ção, constatando-se que um dos \