Page 37 - Telebrasil - Março/Abril 1979
P. 37

bém,  e  principalmente,  pelo  uso do



         sistema  de transporte  e  encaminha­                                                                                                                                                                      Quantidades Vendidas



         mento  do  correio  convencional  e



        das unidades  postais;  e a adequação                                                                                                                                                     Aerogramas                                                                             Mensagens de Natal



        das  tarifas,  através  da  implantação

                                                                                                                                                                                              %
        de  um  sistema  de  preços ajustados                                                                                              Ano                                                                           Crescimento                                                                                       Crescimento



        às diferentes  características  de cada                                                                                                                           Quantidade                                                                                       Quantidade

                                                       ê                                                                                                                                                                          Anual                                                                                            Anual
        serviço.  Apesar  de, em  1975, se to r­



         narem  mais  sensíveis  os  efeitos  da

                                                                                                                                           1975                               3.762.000                                               •   •  •                               2.233.600                                                  •  •  •
        crise  mundial  do  petróleo,  o  que



        modificou  toda  a  estrutura  de  cus­                                                                                            1976                               8.875.600                                            136%                                      2.366.600                                                   6%



        tos  da  atividade,  elevando  as  des­                                                                                            1977                            13.158.700                                                 48%                                   4.616.000                                                 95%



        pesas  com transporte  a  60% da  des­



        pesa  total,  todos os objetivos  a  mé­                                                                                 A té junho de  1978: aerogramas                                                                                —                              6.847.174



        dio  prazo  foram  atingidos,  e o  cres­



        cimento permanece.



                                                                                                                                 3.1.9. A  Filatelia                                                                                                         absorção  dos  serviços  telegráficos  e




                         Sercai -  Objetos Nacionais                                                                                                                                                                                                         posterior  definição  da  política  de


                                                                                                                                 A  Divisão Central  Filatélica, implan­                                                                                     atuação  e  de  investimentos,  cuja



                                                                                                                                 tada  em  1976,  estreitou  e  consoli­                                                                                     orientação  poderia  ser  diversa  da­
                                                Objetos                        Crescimento


                 Ano                                                                                                             dou  a  ligação  com  os  filatelistas.                                                                                     quela  adotada  pela  Empresa  Brasi­
                                        Transportados                                   Anual
                                                                                                                                 Através  da  Central  são  atendidos,                                                                                       leira  de  Correios  e Telégrafos, o rig i­
             9

                                                                                                                                 exclusivamente  por  correspondên­                                                                                          nou  a  estagnação  dos  serviços  tele­

                1970                                  45.656                                  mmmm
                                                                                                                                 cia,  os  pedidos  do  Brasil  e  do  ex­                                                                                   gráficos  e  a  redução  natural  do  trá ­

                1971                               794.783                             1603%

                                                                                                                                 terior  de  selos  e  peças  filatélicas,                                                                                   fego  nacional.  Após  decidida  a  ino-

                1972                          2.121.432                                    167%
                                                                                                                                 seja  através  de  conta  corrente,  seja                                                                                   portunidade  da  criação  da  T E LE ­


                1973                          3.706.973                                       75%                                 por  pedidos  avulsos.  Existiam,  em                                                                                      TEL,  foram  atribuídas â  ECT as ta ­




                1974                          6.378.626                                       72%                                 31.12.77,  após  um  ano  e  meio  de
           •                                                                                                                                                                                                                                                 refas  referentes  á  implantação,  ex­

                1975                       11.864.900                                         86%                                atividades,  5.000  clientes  cadas­                                                                                        pansão  e  operação  da  Rede  Nacio­




                1976                       15.540.031                                         31%                                trados.                                                                                                                     nal  de  Retransmissão  de Telegramas



                1977                       17.053.932                                         10%                                 Instrumento  de divulgação da arte e                                                                                       e  a  exploração  dos  serviços  interno


                                                                                                                                 cultura  brasileira em todo o  mundo,                                                                                       e internacional de telegramas.



                                                                                                                                 o  selo  postal  sofreu,  nos  últimos
         Até junho de  1978:9.178.740

                                                                                                                                 anos,  profundas transformações  em                                                                                         Essa  decisão  induziu  a  Empresa  a



                                                                                                                                 seu  planejamento  e  na  sua criação e                                                                                     uma  tomada  de  posição  para  o  de­



                                                                                                                                 confecção,  passando  a  ser  conheci­                                                                                      senvolvimento  dos  serviços  telegrá­
        3.1.8. Os Novos Produtos

                                                                                                                                 do e apreciado  no  meio filatélico  in­                                                                                    ficos.  A  partir  de  1975,  foram  ado­



                                                                                                                                 ternacional.  A  Empresa  tem  sido                                                                                         tadas  medidas  destinadas  à  prepara­
        Visando  ao  lançamento  e  à  susten­

                                                                                                                                 agraciada  nos  últimos anos com  im-                                                                                       ção  do  processo  de  recuperação  do
       tação  da  demanda  de  produtos  e

                                                                                                                                 portántes  prêmios  internacionais.                                                                                         serviço  e  à  retomada  do  desenvolvi­
        serviços da  Empresa, várias medidas

                                                                                                                                 Em  1977, destacam-se:                                                                                                      mento  na  área,  com  o  objetivo,  so­

       foram  estrategicamente  adotadas,
                                                                                                                                                                                                                                                             bretudo,  de reduzir progressivamen­
       conjugadas  com  as  reais  necessida­

                                                                                                                                 •   Grande  Prêmio  Internacional  de                                                                                       te  o  prazo de entrega de mensagens,

       des dos usuários.  Entre os produtos,
                                                                                                                                 Arte e  Filatelia  "San Gabriele',', ofe­                                                                                   desde  a  sua  taxação  até  o  recebi­

       pela  sua  forma  simples  e  econômi­
                                                                                                                                 recido  pela  Itália  ao  selo  alusivo  ao                                                                                 mento  pelo  destinatário.  As  princi­

       ca,  devida  ao  pré-franqu ia mento,
                                                                                                                                 Dia  Nacional de Ação de Graças 76,                                                                                          pais linhas de ação foram  definidas:

       destacam-se:
                                                                                                                                 considerado o  mais belo  lançado em



                                                                                                                                 1976 sobre motivos religiosos;                                                                                               •           reestruturação                                       organizacional,

       •   o  AEROGRAMA,  lançado  em

                                                                                                                                                                                                                                                              abrangendo  os  órgãos central  e regi­
       outubro  de  1974, em âmbito  nacio­
                                                                                                                                •   Medalha  de  ouro  na  exposição                                                                                         onal do  sistema;

       nal,  com  uma  aceitação  que  supe­

                                                                                                                                AR G EN TIN A  77,  pela  revista  Cor­
       rou  todas  as  expectativas  e  que                                                                                                                                                                                                                  •   recuperação  e  adaptação  da  rede

                                                                                                                                reio  Filatélico  —  ECT  e  pelos fascí­
       mantém,  até hoje, uma demanda  in­                                                                                                                                                                                                                   telegráfica;

                                                                                                                                culos temáticos apresentados.
      satisfeita;.



                                                                                                                                                                                                                                                             •   expansão  do  serviço  de  Telegra­



      •   as  MENSAGENS  SOCIAIS,  das                                                                                           3.1.10.  Operações Telegráficas                                                                                             mas Fonados.



      quais a  Mensagem de Natal,  lançada



      em  novembro  ríi   1974,  em  vários                                                                                      A expectativa pela criação, em 1974,                                                                                        Na  adaptação  da  rede  telegráfica,



      modelos,  também  apresenta  grande                                                                                        da  Telebrás  Telegráfica  S.Â.  —                                                                                          procedeu-se  a  uma  análise da opera­



      receptividade por parte do público.                                                                                        TE LE TE L  —,  com  a  conseqüente                                                                                         ção,  constatando-se  que  um  dos  \
   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42