Page 29 - Telebrasil - Março/Abril 1979
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C e n t r a i s t r a n s p o r t á v e i s :
u m a s o l u ç ã o
LU IZ TELUO SAGUCHI
Formado em Engenharia Eletrotécnica
pela Escola Politécnica da USP, em 1975.
Fez vários estágios no Japão. Atualmente,
ocupa o cargo de Chefe de Seção de Pro
jetos de Sistemas do Departamento de
Comutação da NEC do Brasil.
1. Introdução des. Isso comprova-se na prática, visto 2. Constituição da Cabina
que já foram fornecidas até hoje, somente
As implantações de centrais de pequeno por uma Empresa, 113 centrais transpor A central telefônica totalm ente instalada
porte nas localidades urbanas de baixa táveis desde 1970 (v. tabela 1.1), quando em cabina transportável, elim ina o alto
densidade populacional, ou mesmo em foi instalada a primeira delas na localida investimento na construção predial, possi
áreas rurais, com todos os serviços pa de de São Bento do Sul(SC). bilita a entrega da central pronta para
drões inerentes â discagem direta à distân operar e acrescenta a facilidade de
cia, nacional e internaoional, exige por Tabela 1.1. — Centrais Transportáveis já remanejamento.
terminal, grandes investimentos operacio Entregues
nais e administrativos, muitas vezes 2 .1. Dimensões da Cabina
incompatíveis com a renda per capita des
Total
sas localidades. Companhia As dimensões da cabina, além de serem
Telefônica compatíveis com os equipamentos nela
Centrais Terminais
A própria característica do País, de gran instalados, devem estar rigorosamente
de extensão territorial, com núcleos po dentro da padronização internacional
TELESP 46 26.484 (ISO ), de modo a possibilitar nos padrões
pulacionais distantes um dos outros e
TELESC 17 4.892 normais, o transporte rodoviário, ferroviá
muitas vezes com taxas de crescimento
C ETEL 10 7.800 rio e, mesmo, o transporte aéreo (figuras
de difícil avaliação, com agravante ainda,
TE LE S T 09 2.052 2.1 e 2.2).
da necessidade imediata de implantação
T E L E B R A S IL IA 07 2.800
do serviço telefônico, conseqüência de
T E L E M IG 05 4.300 2.2. Lay-out
diversos fatores, requerem dessas centrais,
TELEPA R 04 2.000
características peculiares, que podem ser
TE LE R J 04 1.200 Na cabina, deve haver o maior aproveita
sintetizadas em: 1 2 3 4
CTBC 03 1.000 mento possível do espaço interno. Os cor
TE LP A 02 2.000
1) baixo investimento global, comparados redores entre filas de bastidores, existen
T E L E B A H IA 01 1.000
com as centrais prediais convencionais tes nas centrais prediais, são considerados
T E L E M A Z O N 02 2.000 espaços ociosos. Existe, portanto, um úni
T E L E M A T 02 2.000
2) implantação imediata co corredor central e de cada lado, duas
C R T 01 192 filas de bastidores (figura 2 .3 ).
3) flexibilidade na razão de tráfego
T O T A L 113 59.720 Para possibilitar a operação de m anuten
4) facilidade de remanejamento. ção dos equipamentos, todos os bastido
res são do tipo móvel, perm itindo assim,
Considerando-se todos esses fatores, as Esse número seguramente eleva o Brasil o acesso do mantenedor ao bastidor dis
CENTRAIS T R A N S P O R T Á V E IS surgem ao maior País da América Latina, em im posto na fila posteriora fila do corredor
como a melhor opção para tais necessida plantação de Centrais Transportáveis. central (figura. 2.4).