Page 29 - Telebrasil - Março/Abril 1979
P. 29

C e n t r a i s   t r a n s p o r t á v e i s :











                                                                                                                                   u m a   s o l u ç ã o





































                                                                                                                                   LU IZ TELUO SAGUCHI








                                                                                                                                   Formado  em  Engenharia  Eletrotécnica



                                                                                                                                   pela  Escola  Politécnica  da  USP,  em  1975.



                                                                                                                                   Fez  vários estágios no Japão.  Atualmente,


                                                                                                                                   ocupa  o  cargo  de  Chefe  de  Seção  de Pro­



                                                                                                                                   jetos              de  Sistemas  do  Departamento  de


                                                                                                                                   Comutação da  NEC do  Brasil.





























           1.  Introdução                                                                                                           des.  Isso  comprova-se  na  prática,  visto                                                                                2.  Constituição da Cabina



                                                                                                                                    que  já foram  fornecidas até  hoje,  somente


           As  implantações  de  centrais  de  pequeno                                                                              por  uma  Empresa,  113  centrais  transpor­                                                                                A  central  telefônica  totalm ente  instalada



           porte  nas  localidades  urbanas  de  baixa                                                                              táveis  desde  1970  (v.  tabela  1.1),  quando                                                                             em  cabina  transportável,  elim ina  o  alto


           densidade  populacional,  ou  mesmo  em                                                                                  foi  instalada  a  primeira  delas  na  localida­                                                                           investimento  na  construção  predial,  possi­



           áreas  rurais,  com  todos  os  serviços  pa­                                                                            de de São  Bento do  Sul(SC).                                                                                               bilita  a  entrega  da  central  pronta  para



           drões  inerentes â  discagem  direta à  distân­                                                                                                                                                                                                      operar                 e         acrescenta                       a        facilidade                       de



           cia,  nacional  e  internaoional,  exige  por                                                                             Tabela  1.1.  —  Centrais  Transportáveis  já                                                                              remanejamento.


           terminal,  grandes  investimentos  operacio­                                                                              Entregues



           nais  e  administrativos,                                              muitas                  vezes                                                                                                                                                 2 .1.  Dimensões da  Cabina


           incompatíveis  com a  renda  per  capita  des­

                                                                                                                                                                                                                Total
           sas localidades.                                                                                                                     Companhia                                                                                                       As  dimensões  da  cabina,  além  de  serem


                                                                                                                                                 Telefônica                                                                                                     compatíveis  com  os  equipamentos  nela
                                                                                                                                                                                             Centrais Terminais


           A  própria  característica  do  País,  de  gran­                                                                                                                                                                                                      instalados,  devem  estar  rigorosamente


          de  extensão  territorial,  com  núcleos  po­                                                                                                                                                                                                         dentro                  da           padronização                              internacional


                                                                                                                                        TELESP                                                       46                  26.484                                  (ISO ),  de  modo  a  possibilitar  nos  padrões
           pulacionais  distantes  um  dos  outros  e

                                                                                                                                        TELESC                                                       17                      4.892                               normais, o transporte  rodoviário, ferroviá­
           muitas  vezes  com  taxas  de  crescimento

                                                                                                                                        C ETEL                                                       10                      7.800                               rio  e,  mesmo,  o  transporte  aéreo  (figuras
          de  difícil  avaliação,  com  agravante  ainda,

                                                                                                                                        TE LE S T                                                    09                      2.052                               2.1  e 2.2).
          da  necessidade  imediata  de  implantação

                                                                                                                                        T E L E B R A S IL IA                                        07                      2.800
          do  serviço  telefônico,  conseqüência  de

                                                                                                                                        T E L E M IG                                                 05                      4.300                              2.2.  Lay-out
          diversos  fatores, requerem dessas centrais,

                                                                                                                                        TELEPA R                                                     04                      2.000
          características  peculiares,  que  podem  ser

                                                                                                                                        TE LE R J                                                    04                       1.200                              Na  cabina,  deve  haver  o  maior  aproveita­
          sintetizadas em: 1 2 3 4

                                                                                                                                        CTBC                                                         03                       1.000                              mento  possível  do espaço  interno.  Os  cor­


                                                                                                                                        TE LP A                                                      02                      2.000
           1)  baixo  investimento global,  comparados                                                                                                                                                                                                           redores  entre  filas  de  bastidores,  existen­

                                                                                                                                        T E L E B A H IA                                             01                       1.000
                  com  as centrais prediais convencionais                                                                                                                                                                                                        tes  nas  centrais  prediais,  são  considerados

                                                                                                                                        T E L E M A Z O N                                            02                       2.000                              espaços  ociosos.  Existe,  portanto,  um  úni­



                                                                                                                                        T E L E M A T                                                 02                      2.000
          2)  implantação  imediata                                                                                                                                                                                                                               co  corredor  central  e  de  cada  lado,  duas

                                                                                                                                        C R T                                                        01                            192                            filas de  bastidores  (figura  2 .3 ).




          3)  flexibilidade na  razão  de tráfego




                                                                                                                                        T O T A L                                                 113                     59.720                                  Para  possibilitar  a  operação  de  m anuten­


          4)  facilidade de remanejamento.                                                                                                                                                                                                                        ção  dos  equipamentos,  todos  os  bastido­


                                                                                                                                                                                                                                                                  res  são  do  tipo  móvel,  perm itindo  assim,



          Considerando-se  todos  esses  fatores,  as                                                                                 Esse  número  seguramente  eleva  o  Brasil                                                                                 o  acesso  do  mantenedor  ao  bastidor  dis­



          CENTRAIS  T R A N S P O R T Á V E IS   surgem                                                                              ao  maior  País  da  América  Latina,  em  im ­                                                                              posto  na  fila  posteriora  fila  do  corredor


          como  a  melhor  opção  para tais  necessida­                                                                              plantação                        de          Centrais  Transportáveis.                                                       central  (figura.  2.4).
   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34