Page 36 - Telebrasil - Março/Abril 1979
P. 36

seu  valor  total  (72%)  e no seu valor                                                                                                                                                                                                                         A  ECT tem firmado contratos com



         médio  (26%).                                                                                                                                                                                                                                                   vários órgãos,  como  o Ministério da


                                                                                                                                                                                                                                                                          Fazenda  (distribuição  de documen­




                                                                                                                                                                                                                                                                         tos  fiscais,  inclusive os referentes a



                                                                                                                                                                                                                                                                          Imposto  de  Renda),  o  DNER  (dis­



                                                                                                                                                                                                                                                                         tribuição  de  multas e guias da taxa



                                                                                                                                                                                                                                                                          rodoviária),  o  SERPRO, etc. No en­



                                                                                                                                                                                                                                                                          tanto, o  mercado  em  potencial ain­



                                                                                                                                                                                                                                                                          da  é  muito vasto, razão porque vêm




                                                                                                                                                                                                                                                                          se  desenvolvendo  estudos,  em con­



                                                                                                                                                                                                                                                                         junto  com  diversos setores públicos



                                                                                                                                                                                                                                                                          e  privados,  no  sentido  de  se  obter



                                                                                                                                                                                                                                                                          maior penetração do SEED.










                                                                                                                                                                                                                                                                          3.1.7. 0  SERCA








                                                                                                                                                                                                                                                                          0  Serviço de Correspondência Agru­




                                                                                                                                                                                                                                                                          pada  —  SERCA -  efetua a coleta,o



            A té junho de  1978:  reembolsos postados —  1.987.654                                                                                                                                                                                                        transporte  e  a  distribuição  de  cor­



                                                                       valor (C r$ 1.000,00) -                                              430.222                                                                                                                       respondência  agrupada  em recipien­



                                                                       valor médio                                              -                 215.45                                                                                                                  tes  especiais  —  malotes -  de pessoa



                                                                                                                                                                                                                                                                          jurídica  cadastrada  como cliente do



                                                                                                                                                                                                                                                                          serviço.  Atuando  competitivamente



                                                                                                                                                                                                                                                                          desde  sua  criação,  em  1970, absor­




                                                                                                                                                                                                                                                                          veu,  no  início de 1975, todo o mer­



                                                                                                                                                                                                                                                                          cado nacional. Nessa ocasião, a ECT



                                                                                                                                                                                                                                                                          encontrou  as  dificuldades  naturais



                                                                                                                                                                                                                                                                          de  um processo de absorção de uma



                                                                                                                                                                                                                                                                          atividade a  cargo, até então, da pró­



                                                                                                                                                                                                                                                                          pria  ECT  e,  em  grande  proporção,



                                                                                                                                                                                                                                                                          de organizações particulares.








                                                                                                                                                                                                                                                                          Objetivando  a  satisfação  —  eviden­




                                                                                                                                                                                                                                                                          temente gradual  —  das necessidades



                                                                                                                                                                                                                                                                          dos  usuários em  termos de qualida­



                                                                                                                                                                                                                                                                          de,  foi  iniciada  a  integração  dos



                                                                                                                                                                                                                                                                          procedimentos  operacionais  do  an­



                                                                                                                                                                                                                                                                          tigo  Serviço  de  Correspondência A-



                                                                                                                                                                                                                                                                          gtupada  —  SERCA — com os proce­



                                                                                                                                                                                                                                                                          dimentos  do  serviço  postal  conven­



                                                                                                                                                                                                                                                                          cional.  Foram  observadas  as  mes­



                                                                                                                                                                                                                                                                          mas  diretrizes  que  conduziram  a




         3 .1 .6 .0   SEED                                                                                                                  suas  vantagens  operacionais  e  eco­                                                                                        qualidade  do  serviço  postal aos ní­



                                                                                                                                            nômicas.                                                                                                                      veis  verificados  desde  1975,  reco­
                                 #

        O  Serviço  Especial  de  Entrega  de                                                                                                                                                                                                                             nhecidamente  satisfatórios.  Assim,


                                                                                                                                                            Objetos Tratados pelo Seed                                                                                    como  fruto  de  um  aprimoramento
        Documentos  —  SEED  —  coloca  â



       disposição  de  pessoas jurídicas toda                                                                                                                                                                                                                            operacional  e  com  a  utilização ade­

                                                                                                                                                                                                                        Crescimento
       uma  estrutura  própria  para  coleta,                                                                                                        Ano                          Quantidade                                                                              quada  da  estrutura  posta,  notada-



       triagem  e  distribuição  de  documen­                                                                                                                                                                                   Anual                                     mente  da  Rede  Postal Aérea Notur­



       tos  na  área  urbana  das  localidades                                                                                                      1970                               1.986.400                                      —                                   na, que, em  1977, conduziu 85% do




      onde  está  implantado,  mediante                                                                                                   '        1971                            12.403.529                                    524%                                     peso  transportado  por vias aéreas, a



      contratos  específicos  e  a  um  custo                                                                                                      1972                            34.336.273                                    177%                                    qualidade  do  serviço  de  malotes já



      relativamente  reduzido.  0   cresci­                                                                                                        1973                            71.030.796                                    107%                                    atinge,  de  forma  global, a níveis ex­



      mento  do  número  de  objetos trata­                                                                                                                                                                                                                              celentes.
                                                                                                                                                   1974                           92.594.932                                        30%

     dos  mostra  que  este  serviço já é lar­

                                                                                                                                                   1975                           99.154.483                                           7%

     gamente  utilizado,  para  envio de t í ­                                                                                                                                                                                                                           Na  área  económico-financeira,  a

                                                                                                                                                  1976                         115.410.000                                          16%                                  Empresa  dirigiu  o  desenvolvimento
     tulos,  extratos  bancários,  contas de

                                                                                                                                                  1977                         140.265.000                                         22%                                  do  serviço  segundo  duas diretrizes:
     luz,  avisos  de  vencimentos  e  do­



     cumentos  em  geral,  atestando  as                                                                                                Até junho de  1978: 78.573.050                                                                                                  a  contenção dos custos, obtida tam-
   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41