Page 24 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1978
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entende-se,  no caso,  pessoal  qua­                                                                                            usuários  a  optarem  por  não  com­                                                                                            lhos  da  concessionária,  foi eiauo-



          lificado, estrutura adequada e tec­                                                                                             prometer  suas  atividades  com  a                                                                                              rado  um  conjunto  de  objetivos


          nologia.                                                                                                                        utilização de Comunicação de  Da­                                                                                               básicos que deveria nortear toda a




                                                                                                                                          dos, constituindo-se desta forma a                                                                                             ação  da  empresa  e  que  pode ser
          A conjuntura industrial se caracte­



          rizava por um  mercado fornecedor                                                                                               confiabilidade como mais um fator                                                                                              resumido  em  “ prover”  de  forma


          ainda  em  formação,  oferecendo                                                                                                de inibição do mercado.                                                                                                        personalizada,  serviços  claramen­



          poucas,  em  alguns  casos  nenhu­                                                                                                                                                                                                                             te  definidos  para  o  usuário e de­



          ma,  opção de  produtos.  A  política                                                                                           Resumindo, é possível afirmar que                                                                                              senvolvidos  a  partir  de  requisitos


          industrial  do  setor  ainda  carecia                                                                                           o  usuário  estava  insatisfeito  com                                                                                         determinados  por  este  mesmo



          de  algumas  definições  de  ordem                                                                                              as opções disponíveis para Comu­                                                                                               usuário” .



          prática  no  campo  de  interesse.  O                                                                                           nicação de  Dados, desorientado e                                                                                              O  primeiro  passo  foi  dotar a em­



          conflito de  prioridades entre o de­                                                                                            inseguro acerca da evolução desta                                                                                              presa de uma estrutura própria ao


          senvolvimento  e  a  prestação  de                                                                                             situação,  acarretando  isto  tudo                                                                                              desenvolvimento  e  introdução de



          novos  serviços  por um  lado, e  por                                                                                          uma  desmotivação  e,  consequen­                                                                                               um  novo  serviço com característi­



          outro lado o desenvolvimento e im­                                                                                             temente,  uma  inibição  do  uso  de                                                                                           cas  diversas  dos  existentes e de


          plantação  de  tecnologia  e  indús­                                                                                           Comunicação  de  Dados  no  país.                                                                                              uma massa crítica de pessoal qua­



          tria  nacionais  para  fornecimento                                                                                            Em  outras  palavras,  estava  carac­                                                                                          lificado a fazê-lo. Esta a origem da



         de  produtos a esses  serviços,  ain­                                                                                           terizada  a existência  de  demanda                                                                                            Gerência  de  Comunicação de Da­


         da não fora resolvido.                                                                                                          reprimida.
                                                                                                                                                                                                                                                                        dos.



          A  opção  feita  buscou  atender  a                                                                                            Uma outra conclusão a que se che­



          ambas  as  prioridades.  Decidiu-se                                                                                            gou  foi  de  que  esta  situação  era                                                                                        O  passo  seguinte  consistiu  em



           pela nacionalização de alguns pro­                                                                                            consequência  da  desadaptação                                                                                                desdobrar  o  objetivo  básico  em


          dutos  de  modo  a  minimizar  o  im­                                                                                          entre a maneira tradicional  da em­                                                                                           dois, um a curto prazo, outro a lon­



          pacto  desta  nacionalização  sobre                                                                                            presa  conduzir  sua  atividade  e  as                                                                                        go prazo. A curto prazo, tornava-se



          os prazos, custos e características                                                                                           características intrínsecas do mer­                                                                                            necessário  aliviar  a  repressão da


          dos  serviços  a  serem  desenvolvi­                                                                                          cado  de  Comunicação  de  Dados.                                                                                              demanda e recuperar a imagem da



          dos.                                                                                                                           Esta  desadaptação  se  caracteriza                                                                                           empresa  como  prestadora  deste



                                                                                                                                        pelo seguinte aspecto: a demanda                                                                                               serviço.  Para  isto  era  necessário
          Uma  análise  da  situação,  feita  do                                                                                                                                                                                                                       desenvolver  serviços  segundo pa­



          ponto de vista do usuário, apresen­                                                                                           por  serviços  de  Comunicação  de                                                                                             drões  que  atendessem  às  recla­



          tou o seguinte quadro:  a não exis­                                                                                            Dados é gerada e controlada  prin­                                                                                            mações de  usuários, satisfazendo


          tência  de  serviços  específicos                                                                                             cipalmente  pela  atividade  de  pro­                                                                                          assim  às  necessidades  mais  ób­



          acarretara uma  insatisfação gene­                                                                                            cessamento  de  dados.  Desta  for­                                                                                           vias do mercado, e implantá-los no



          ralizada, tendo em vista que, desta                                                                                           ma, os requisitos de comunicação                                                                                               menor tempo possível. É claro que,


          forma,  os  principais  requisitos  de                                                                                        apresentados  são  extremamente                                                                                                à luz da definição de serviço adota­



          mercado não estavam sendo aten­                                                                                               diversificados, variando com o tipo                                                                                           da,  o  termo  “ padrões”  inclui  não



         didos.  As  principais  causas  de  in­                                                                                        de aplicação de processamento de                                                                                               apenas  aqueles  que  caracterizam



         satisfação eram  qualidade,  preço,                                                                                            dados  e  o  segmento  da  atividade                                                                                          a qualidade e a confiabilidade dos


         atendimento,                                          confiabilidade  e                                                       econômica em que se localiza esta                                                                                               meios  a  serem  empregados,  mas



         número  insuficiente de opções de                                                                                              aplicação.  Tradicionalmente,  as                                                                                              também  os  de  preços,  procedi­

                                                                                                                                       empresas  de  serviços  de  teleco­
         serviço.                                                                                                                                                                                                                                                      mentos  comerciais  e  operacio­

                                                                                                                                        municações,  entre  elas  a  Embra-


        A  qualidade  dos  serviços  obtidos                                                                                           tel,  têm  operado serviços,  notada-                                                                                           nais.



         não  era  uniforme  e  em  vários  ca­                                                                                        mente o de telefonia, que não apre­                                                                                            Em                  paralelo,                             tornava-se  ne­



        sos  deixava  a  desejar.  Não  havia                                                                                          sentam  esta  diversificação  de  re­                                                                                          cessário  montar  um  sistema  que



        meios de se caracterizar esta insu­                                                                                            quisitos e que objetivam mercados                                                                                              permitisse  desenvolver  e  prover


        ficiência  devido  à  não  existência                                                                                          numericamente                                                superiores                                  em                    serviços que atendessem de forma



        de  padrões  técnicos  específicos.                                                                                            duas ordens de grandeza.  Em con-                                                                                              mais  completa  às  necessidades



        De uma maneira geral, queixavam-                                                                                               seqüência,  todos  os  seus  proces­                                                                                           dos diversos segmentos de merca­


        se os usuários do custo do aluguel                                                                                             sos  de  planejamento,  comerciali­                                                                                            do, através de um planejamento de



        do  canal  de  voz  interurbano  e                                                                                             zação e operação dos  serviços  fo­                                                                                            longo prazo.



        também do fato de este aluguel e o                                                                                             ram  desenvolvidos  a  partir destas



        de linhas privativas urbanas serem                                                                                             características de homogeneidade                                                                                               4.  Estratégia de Prestação de Ser­


        as únicas opções disponíveis para                                                                                              e massificação, não sendo portan­                                                                                              viços



        transmitir dados.  Para um  número                                                                                             to  apropriados  no  serviço  de  Co­



        considerável  de  usuários,  a  não                                                                                            municação  de  Dados,  para  o  que                                                                                            Na nossa opinião, o aspecto mais



        existência na prática de uma única                                                                                             são necessários processos de pla­                                                                                              importante deste problema é a es­


        concessionária de serviços e, con­                                                                                             nejamento ‘‘sob medida” e atendi­                                                                                              tratégia adotada para a prestação



        sequentemente,  a  existência  de                                                                                              mento personalizado.                                                                                                           dos serviços.



        vários  padrões  de  atendimento,


        eram motivo suficiente para deses­                                                                                             3.  Definição  de  Objetivos  de  Ser­                                                                                         O partido adotado foi o de abando­



        timular qualquer tentativa  de  utili­                                                                                         viço                                                                                                                            nar a forma tradicional de a empre­



        zação  desta  técnica.  O  nível  de                                                                                                                                                                                                                          sa  realizar  negócios  e  adotar um


         confiabilidade dos serviços experi­                                                                                           A partir desta análise do panorama                                                                                             posicionamento  de  comerciali­



         mentado  no  dia-a-dia  levou  vários                                                                                         e  da  identificação  dos  pontos  fa­                                                                                         zação ativa.
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