Page 23 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1978
P. 23

Comunicação de












                                                                                                                                           dados — um novo












                                                                                                                                            serviço EMBRATEL

































                                                                                                                                            JOSÉ LEME LOPES FILHO                                                                                                       MARCO ANTONIO BANDEIRA








                                                                                                                                             Engenheiro  de  Eletrônica  pelo  ITA  (1964),                                                                             Engenheiro de Telecomunicações pelo IME


                                                                                                                                             atualmente  ocupando  o  cargo  de  Gerente                                                                                (1970), atualmente é Assistente do Gerente

                                                                                                                                            de Comunicação de Dados da Embratei.                                                                                        de Comunicação de Dados da Embratei.



































                1.  Introdução                                                                                                                e também  tudo o mais que for ne­                                                                                          dora, e chegou-se a várias conclu­




                                                                                                                                              cessário para tornar a informação                                                                                          sões. Em primeiro lugar, não se po­


                O presente artigo tem por objetivo                                                                                            apta a ser transmitida, o seu enca­                                                                                        dia afirmar, à luz da definição ado­


                apresentar a  política  atual  da  Em-                                                                                         minhamento através do sistema de                                                                                          tada,  que  a  Embratei  oferecesse



                bratel  para  prestação  de  serviços                                                                                         comunicação e sua reconversão à                                                                                            algum serviço de Comunicação de



               de  Comunicação  de  Dados.  Nele                                                                                              forma original após chegar ao des­                                                                                         Dados  ao  público,  à  exceção  de


                são  descritos  os  serviços  que  a                                                                                          tino.                                                                                                                      um  serviço  bastante  modesto  en­



               empresa  está  desenvolvendo  bem                                                                                                                                                                                                                         tre Rio e São Paulo. Não havia sis­



               como o processo de planejamento                                                                                                A                partir                        desta                         definição,                                    temas, recursos ou instalações es­


               que  conduziu                                               à  decisão  de                                                     conceituou-se  então  Serviço  de                                                                                          pecíficos  para  Comunicação  de



               desenvolvê-los.  Esta  descrição  re­                                                                                          Comunicação de Dados como sen­                                                                                             Dados  e os  procedimentos  adota­



               monta  ao  início  do  ano  de  1977,                                                                                          do  a  função  desempenhada  pela                                                                                          dos eram os que haviam sido deter­


               quando foi tomada a decisão de re­                                                                                             empresa  exploradora,  consistindo                                                                                         minados  para  outros  serviços.  O



               ver  a  atuação  da  empresa  face  à                                                                                          em prover um sistema ou conjunto                                                                                           atendimento era prestado na base



               sua  concessão  de  exploradora                                                                                                de  elementos,  recursos  e  insta­                                                                                        do  melhor  esforço.  Não  se  podia


              desses  serviços.  Compõe-se  de                                                                                                lações  específicos,  sob  procedi­                                                                                        nem mesmo afirmar que as neces­



               uma análise da situação em janei­                                                                                              mentos  determinados,  que  aten­                                                                                          sidades  de  Comunicação  de  Da­



              ro de 1977,  uma definição de obje­                                                                                             dam  às  necessidades  de  Comuni­                                                                                         dos  dos  usuários  eram  realmente


              tivos  de  serviços,  uma  descrição                                                                                            cação de Dados dos usuários, con­                                                                                          conhecidas,  visto  que  não  havia



              da estratégia de prestação de ser­                                                                                              ceito  este  que  se  adapta  perfeita­                                                                                    um  sistema  que  permitisse  incor­



              viços e dos projetos que materiali­                                                                                             mente  ao  conceito  genérico  de                                                                                          porar as  necessidades  manifesta­


             zam a execução desta estratégia.                                                                                                Serviço de Comunicações.                                                                                                    das por ocasião de pedidos ou de




                                                                                                                                                                                                                                                                         reclamações  de  usuários  aos  pro­


             2.  Análise da Situação em Janeiro                                                                                               Naturalmente,  este  conceito                                                                                              cessos de planejamento da empre­



            de 1977                                                                                                                          abrange  não somente os  serviços                                                                                           sa.



                                                                                                                                             para  comunicações  entre  compu­


            2.1.  Conceito de Serviço                                                                                                        tadores  eletrônicos  e  terminais,                                                                                         Acresce que, não  apenas  nenhum



                                                                                                                                             mas também os serviços de comu­                                                                                             Serviço de Comunicação de Dados



            Em primeiro  lugar,  para  que  fosse                                                                                           tação  de  mensagens  e  fac-símile                                                                                          era oferecido como também os ob­


            possível  uma  análise  panorâmica                                                                                              digital.                                                                                                                     jetivos de serviço então existentes



            da  sutuação  na  época,  foi  ne­                                                                                                                                                                                                                           não estavam claramente definidos



           cessário  definir  claramente  Ser­                                                                                              2.2  Desenvolvimento  e  Conclu­                                                                                             através  de  um  conjunto  de



           viço de Comunicação de Dados.                                                                                                    sões da Análise                                                                                                              critérios  e  padrões  tanto técnicos



                                                                                                                                                                                                                                                                         como                        comerciais.                                       Faltavam



           Por  Comunicação                                                             de                Dados                             A  seguir  procurou-se  fazer  uma                                                                                           também  à  empresa  recursos  em



           entende-se a transmissão de infor­                                                                                               análise  da  situação  existente  do                                                                                        quantidade  suficiente  para  supe­


          mação codificada eletronicamente                                                                                                  ponto de vista da empresa explora-                                                                                           rar  a  situação.  Por  recursos
   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28