Page 40 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1978
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Evita comunicar-se e cooperar, senão quan rente em detectar o que ela pede, tes de segundo a quarto nível, de
do isto é previsto.
terá maior ou menor probabilidade Organizações compostas de 7 a
• M ISSIONÁRIO — EFICAZ: Procura evitar de usar a estratégia adequada, con 30.000 pessoas.
atritos e conflitos, antes de qualquer coisa. forme sua habilidade de também
Em geral, é agradável, amável e brando. mudar corretamente. As inferências que podem ser fei
Preocupado com a aceitação de si mesmo, tas poderão subsidiar estudos
permanece dependente. Facilita as coisas
desde que evite problemas. Evita tomar Assim , qualquer situação pode mais demorados e realistas. Enten
iniciativas e não dá ordens diretas. Perma estar solicitando uma das quatro demos que neste caso caberia so
nece pouco preocupado com a produção, estratégias básicas e por analogia mente apresentar os dados numé
com padrões, regras e controles, pois as do que acabamos de citar, poderá ricos e forneceras informações ne
pessoas estio acima de tudo.
ele usar adequada ou inadequada cessárias para aqueles que não co
• A U T O C R A T A — E F IC A Z : Mostra-se mente qualquer dos outros, termi nhecem o modelo (livro de Eficácia
ameaçador. Tem a maior parte das decisões nando por se traduzir num estilo Gerencial, W. J. Reddin, Editora
sem levar em conta a situação dos outros. gerencial mais ou menos eficaz. Atlas, 1976).
Exige obediência, sem discussões. Suprime
o conflito e quer apenas ações de resulta
dos imediatos. Comunica-se apenas para Observemos, então, o gráfico com Deixamos, entretanto, algumas hi
baixo e age sem consultar. Em geral, é te parativo para verificaras diferentes póteses que poderão ser explora
mido e percebido como antipático. tendências, comparadas com a das pelos leitores, que surgiram
amostragem nacional. Ela está dos aspectos que nos parecem de
• TRANSIGENTE — EFICAZ: Aplica a par
ticipação em excesso. Quer consultar o composta de Presidente e Geren maior constância.
grupo para tomar a maior parte das deci
sões, mesmo quando possa tomá-las sozi
nho. Em conseqüência, mostra-se submis
so às opiniões, evitando tomar decisões.
Produz decisões quase sempre aceitáveis e
amorfas. Enfatiza um comportamento de in
teração e trabalho quando tal não é reque
rido ou não apresenta condições. Em gerai,
é idealista e ambíguo.
EMPRESA "A "
Os quatro primeiros, que represen N? DE PARTICIPANTES - 32
tam estratégias mais eficazes, de N? DE ESTILOS DOMIN. - 33
vem ser utilizados conforme o mo
mento e não conforme um padrão
ideal. Para compreendermos me
lhor, basta que pensemos num ge
rente, por exemplo, que possa au
xiliar seu subordinado, atribuir-lhe
uma tarefa para a qual não haja um
tempo muito claro de realização e
que, portanto, possa aguardar que
este procure e encontre a solução,
bastando dar as condições. Esta
estratégia intitulada relacionada,
se traduzirá como promotor, pois é
adequada a esta situação.
Porém, se a situação for de crise
e em ergência, requerendo uma
ação imediata, ou o subordinado
não conhecer suficientemente o tra
balho, será necessário indicar-lhe
as ações, verificar se as determina
ções estão sendo cumpridas e cor-
rigí-las. Neste caso, a estratégia re
querida seria a dedicada e se o ge
rente insistisse em usar a relacio
nada, já citada, terminaria mais
preocupado em acomodar as coi
sas e não ferir a suscetibilidade
do subordinado do que em resolver
o problema. Usaria, então, um esti
lo missionário, pois era um relacio
nado inadequado para esta situação.
Sabe o leitor, por experiência, que
cada siluação possui sua caracte
rística e exige uma ação específica.
Dependendo da habilidade do ae-