Page 7 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1975
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ADWALDO  CARDOSO  BOTIO


                                                                                                                               DE  BARROS






                                                                                                                               Presidente  da  Empresa  Brasileira  de  Cor­                                                                              Manutenção  da  Fábrica  Presidente  Vargas

                                                                                                                               reios  e  Telégrafos.  Cursou  a  Escola  Mi                                                                               (Piquete)  c  foi  Diretor  do  Parque  de  Ar­


                                                                                                                               litar  de  Resende  (1944-48),  o  Instituto                                                                               mamento  de  Curitiba.  Em  atividades  ci


                                                                                                                               Militar  de  Engenharia  e  os  cursos  espe                                                                               vis,  foi  Diretor  da  firma  Itapoa  S.  A.,  Di


                                                                                                                               cializados  de  Administração  de  Empresas                                                                                retor  de  Manutenção  da  Secretaria  Muni­

                                                                                                                               e  de  Mercado  de  Capitais  (Fundação  Cie                                                                               cipal  de  Transportes  de  São  Paulo  e  Di­


                                                                                                                               tulio  Vargas).  Serviu  como  Chefe  de  Uni                                                                              retor  Regional  da  Empresa  Brasileira  de


                                                                                                                                dades  dc  Construção  na  Estrada  de  Ferro                                                                             Correios  e  Telégrafos  em  São  Paulo.


                                                                                                                                Rio  Negro—Bento  Gonçalves,  Chefe  de





























       Transferir  de  remetente  a  destina­                                                                                    área  do  território  nacional),  en­                                                                                    A primeira  etapa do  processo  para



       tário  um  bilhão  de  objetos,  anual­                                                                                   quanto  apenas  2,4%  se  originam                                                                                       a  integração  foi  adequar  às  enor­


       mente,  envolve  tarefas  —  coleta,                                                                                      em  Amazonas,  Pará,  Goiás,  Mato                                                                                       mes disparidades de  cargas  e  per­



       triagem,  transporte  e  distribuição                                                                                     Grosso,  Acre,  Rondônia,  Amapá  e                                                                                      cursos  um  novo  sistema  de  trans­


       — onde  custos  e  tempos  mínimos                                                                                        Roraima,  cujas  áreas,  reunidas,                                                                                       porte  —  determinante  fundamen­



       são  sempre  conflitantes.                                                                                                ultrapassam  64%  da  extensão  do                                                                                       tal  dos  tempos  gastos.  Esta  adap­



                                                                                                                                  nosso  território.                                                                                                      tação  consistiu,  basicamente,  em


       No Brasil,  os grandes  desníveis  de                                                                                                                                                                                                              combinar  a  utilização  dos  meios



       utilização entre  as  regiões,  em  vir­                                                                                   Essa  dificuldade  natural  postergou                                                                                   de  transportes  ferroviários,  rodo­


       tude  das  diferenças  de  densidade                                                                                       para  1979  a  meta  da  Integração                                                                                     viários  e  aéreos  existentes  com  a



       demográfica  e  de  características                                                                                        Postal  Nacional  no  sistema  D M                                                                                      execução  do  transporte  pela  pró­



       socioeconômicas,  dificultam  ainda                                                                                        —  isto  é,  a  entrega  no  dia seguin­                                                                                pria  ECT,  usando  meios  exclusi­


        mais  a  missão  básica  dos  Cor­                                                                                        te  ao  da  postagem  da  correspon­                                                                                    vos,  próprios  ou  fretados,  seguin­



        reios.  Como  exemplo,  63%  do  trá­                                                                                     dência  entre  as  capitais  e  cidades                                                                                 do  rotas  e  horários  de  sua  conve­


       fego  postal  se  originam  em  São                                                                                        mais  importantes  do  país  —  90%                                                                                      niência.



        Paulo  e  Rio  de  Janeiro  (3,4%  da                                                                                     do  tráfego  postal  brasileiro.


                                                                                                                                                                                                                                                           Dentro  dessa  política  foi  implanta­


                                                                                                                                                                                                                                                           da,  em  outubro  de  1974,  a  Rede



                                                                                                                                                                                                                                                           Postal  Aérea  Noturna,  verdadeiro



                                                                                                                                                                                                                                                           marco  na  História  do  Correio  bra­


                                                                                                                                                                                                                                                          sileiro.  Usando  aviões  de  grande



                                                                                                                                                                                                                                                           velocidade  e                                          capacidade  que


                                                                                                                                                                                                              63%                                          conduzem  exclusivamente  objetos



                                                                                                                                                                                                                                                           de  correspondência,  eia  interliga,


                                                                                                                                                                                                                                                           através  de  três  linhas  noturnas,  as




                                                                                                          Rio de Janeiro                                                                                                                                   cidades  de  Porto Alegre,  São  Pau­


                                                                                                               São  Paulo                                                                                                                                  lo,  Rio  de Janeiro,  Belo  Horizonte,


                                                                                                                                                                                                                                                           Brasília,  Salvador  e  Recife,  deten­



                                                                                                                                                                                                                                                           toras de 80%  do tráfego postal  na­


                                                                                                                                                                                                                                                           cional.









                                                                                                               Amazonas                                                                                                                                    A desvinculação  parcial  dos  meios


                                                                                                                      Acre                                                                                                                                  de  transporte  particulares  provo­


                                                                                                                   Amapá                                                                                                                                    cou  resultados  imediatos:  corres­


                                                                                                                     Goiás
                                                                                                                                                                                                                                                            pondência  entregue  com  maior  re­

                                                                                                            Mato  Grosso                                                                                                                                    gularidade  e  com  mais  rapidez  e,


                                                                                                                Rondônia


                                                                                                                  Roraima                                                                                                                                    paradoxalmente,  a  custos  unitá­


                                                                                                                      Pará                                                                                                                                   rios  cada  vez  menores.
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