Page 7 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1975
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ADWALDO CARDOSO BOTIO
DE BARROS
Presidente da Empresa Brasileira de Cor Manutenção da Fábrica Presidente Vargas
reios e Telégrafos. Cursou a Escola Mi (Piquete) c foi Diretor do Parque de Ar
litar de Resende (1944-48), o Instituto mamento de Curitiba. Em atividades ci
Militar de Engenharia e os cursos espe vis, foi Diretor da firma Itapoa S. A., Di
cializados de Administração de Empresas retor de Manutenção da Secretaria Muni
e de Mercado de Capitais (Fundação Cie cipal de Transportes de São Paulo e Di
tulio Vargas). Serviu como Chefe de Uni retor Regional da Empresa Brasileira de
dades dc Construção na Estrada de Ferro Correios e Telégrafos em São Paulo.
Rio Negro—Bento Gonçalves, Chefe de
Transferir de remetente a destina área do território nacional), en A primeira etapa do processo para
tário um bilhão de objetos, anual quanto apenas 2,4% se originam a integração foi adequar às enor
mente, envolve tarefas — coleta, em Amazonas, Pará, Goiás, Mato mes disparidades de cargas e per
triagem, transporte e distribuição Grosso, Acre, Rondônia, Amapá e cursos um novo sistema de trans
— onde custos e tempos mínimos Roraima, cujas áreas, reunidas, porte — determinante fundamen
são sempre conflitantes. ultrapassam 64% da extensão do tal dos tempos gastos. Esta adap
nosso território. tação consistiu, basicamente, em
No Brasil, os grandes desníveis de combinar a utilização dos meios
utilização entre as regiões, em vir Essa dificuldade natural postergou de transportes ferroviários, rodo
tude das diferenças de densidade para 1979 a meta da Integração viários e aéreos existentes com a
demográfica e de características Postal Nacional no sistema D M execução do transporte pela pró
socioeconômicas, dificultam ainda — isto é, a entrega no dia seguin pria ECT, usando meios exclusi
mais a missão básica dos Cor te ao da postagem da correspon vos, próprios ou fretados, seguin
reios. Como exemplo, 63% do trá dência entre as capitais e cidades do rotas e horários de sua conve
fego postal se originam em São mais importantes do país — 90% niência.
Paulo e Rio de Janeiro (3,4% da do tráfego postal brasileiro.
Dentro dessa política foi implanta
da, em outubro de 1974, a Rede
Postal Aérea Noturna, verdadeiro
marco na História do Correio bra
sileiro. Usando aviões de grande
velocidade e capacidade que
63% conduzem exclusivamente objetos
de correspondência, eia interliga,
através de três linhas noturnas, as
Rio de Janeiro cidades de Porto Alegre, São Pau
São Paulo lo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte,
Brasília, Salvador e Recife, deten
toras de 80% do tráfego postal na
cional.
Amazonas A desvinculação parcial dos meios
Acre de transporte particulares provo
Amapá cou resultados imediatos: corres
Goiás
pondência entregue com maior re
Mato Grosso gularidade e com mais rapidez e,
Rondônia
Roraima paradoxalmente, a custos unitá
Pará rios cada vez menores.