Page 21 - Telebrasil - Junho 1962
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popular, treinamento vocacional professores (de tempo integral)
e escolas técnicas.» sôbre a construção de obras sun
tuárias? Quem imagina o Sr.
Sem mais demora, devemos Kubitscheck criando e organi
concentrar nossos recursos nessa zando uma grande rede de ensi
imensa massa de jovens entre no primário, secundário e profis
quatorze e vinte anos de idade, sional em vez de construir Brasí
despreparados, sem saber como lia? Quem iria medir a glória de
usar a inteligência e as mãos um presidente pelo número de
nas condições primitivas em que escolas que criou ou — menos
têm de ganhar a vida; inseguros ainda — pela eficiência do ensi
acêrca do próprio futuro, ansio no público? Onde as inaugura
sos por aderir a qualquer idéia ções? Onde as fotografias para
que lhes pareça promissora.» propaganda do «benefactor»?
«Financiemos a juventude, que Quando se fala em desenvol
aprende depressa, anciosa por se vimento econômico e em Aliança
afirmar, para que tenha nas para o Progresso, que é que se
mãos a ferramenta, o livro, o la pede aos americanos? Pede-se
boratório, a oficina, e aprenda a «o dinheiro», sem siquer querer
consertar a teleyisão sem prati perm itir que êles verifiquem sua
car no receptor do freguês; usar boa aplicação. Se não fôr em di
um trator sem quebrá-lo; com nheiro, vá lá que seja em maqui-
preender o que lê, e o que os ou nismo ou em trigo. Mas quem
tros escrevem; e capaz de apren aceitaria uma aliança que «ape
der a ganhar a vida sem ter que nas» nos desse boas escolas, ci
necessariamente recorrer ao em- entíficas, industriais ou agrí
prêgo público». colas ?
A razão por que o problema Entretanto, nos países subde
da Educação, no sentido de su senvolvidos, o que decide afinal
prir à mocidade os meios de do ritmo de progresso econômi
APRENDER A PRODUZIR, é co, mais do que qualquer outro
relegado entre nós a segundo pla fator, é a M E D ID A EM QUE
no, quando não ao esquecimento, SE CONSEGUE FAZER CRES
é que os efeitos dessa criminosa CER E M E LH O R A R OS QUA
omissão não são diretamente apa DROS H U M A N O S ; os empreen
rentes. nem gritantes a curto dedores, os engenheiros de pro
prazo. dução, os administradores, os
técnicos, os projetadores, os cal
Se falta água, se falta ener culistas, os desenhistas, os con
gia, se falta trigo, é um deus-nos- tadores, «e t hoc genus omne».
acuda. Mas se falta educação,
ninguém grita porque ninguém Toda tentativa de fazer cres
sente que êsse cancro impede o cer o estoque de capital do país
país de progredir. a um ritmo mais rápido do que o
permite a disponibilidade dos ele
E qual o Governo que tendo mentos humanos pouco contri-
de escolher (governar e esco
lher), dará prioridade à criação
de escolas e à formação de bons