Page 7381 - Revista Telebrasil
P. 7381

para bloqueadores; gerador de varredura e                                                                                sem pre  vários  projetos  de  novos  produtos



   freqüencímetros  para  aparelhos  de  onda                                                                               em  andamento,  para m anter a  liderança  e                                                                                                 Opção  ideal  para


   portadora.                                                                                                               aum entar a diversificação dentro do nosso


         Manter-se firme no mercado dentro  da                                                                               setor”.


   atual crise não é fácil, porém a Amelco pro­                                                                                                                                                                                                                                             tarifadores


   va sê-lo possível. “Estamos constantem en­                                                                                                             Metas alcançadas


   te melhorando nossos produtos, ao mesmo                                                                                                                                                                                                                                    automáticos  de


   tempo procurando novos caminhos para re­
                                                                                                                                     Ante a variedade de produtos,  a  Amel­                                                                                                                  chamadas
   duzir  custos  e  preços.  Além  disso,  temos
                                                                                                                             co tem conseguido, em quase todos os me­


                                                                                                                             ses,  alcançar  as  metas  de  faturamentos  e                                                                                                          telefônicas  e


                                                                                                                             ficar 10% além da inflação (com aumentos


                                                                                                                             de preços abaixo dos índices inflacionários).                                                                                                       computadores


                                                                                                                             O crescimento da Amelco é verificado pe­


                                                                                                                              la evolução do seu capital de Cr$ 90.000,00                                                                                                                       pessoais.


                                                                                                                              em  1967, 8 milhões em 78, até Cr$ 432 mi­


                                                                                                                              lhões em  maio de  1983,  resultado da  polí­


                                                                                                                              tica  de  quase  total  reinvestimento  dos  lu­                                                                                                         Im pressora  M-100


                                                                                                                              cros.  O crescimento  recente do quadro de


                                                                                                                              funcionários  foi  de  265,  em  78,  para  405                                                                                                                 de  80  colunas


                                                                                                                              em 83.  No mesmo período,  o  faturamento


                                                                                                                               evoluiu  de  Cr$  86  milhões  em  1978  para


                                                                                                                               um  estimado  4  bilhões  em  1983,  65%  à


                                                                                                                               frente  da  inflação.


                                                                                                                                       Inexiste “carro-chefe” entre os produtos


                                                                                                                               da Amelco. Conforme a conjuntura, as ve­


                                                                                                                               zes  o  faturamento  numa  linha  cai,  porém


                                                                                                                               geralmente mais do que compensado pelo


                                                                                                                                crescimento em outras linhas, ou pelo lan­


                                                                                                                                çamento de produto inteiramente novo. Os


                                                                                                                                produtos de telecomunicações representam


                                                                                                                                apenas  15  a  20%  do  faturamento  global.

                                                                                                                                Mesmo assim, Amelco ocupa o 8!' lugar na


                                                                                                                                lista  dos  mais  importantes  fabricantes  do


                                                                                                                                grupo 4 (equipamentos terminais), confor­                                                                                                Impressora  m atricial de  impacto com


                                                                                                                                 me  recente  publicação  da  Telebrás.  “Em                                                                                             velocidade de  100 cps e impressão em


                                                                                                                                 termos normais, o mercado de telecomuni­                                                                                                80 colunas.


                                                                                                                                 cações  é  bastante  compensador”,  observa


                                                                                                                                 Hans,  “mas  as  grandes  flutuações  de  de­

       Linho de produtos do tipo  “sem fio".                                                                                     manda desaconselham dedicação total a es­                                                                                                  Essa  im p re sso ra   é  capaz


                                                                                                                                 se  setor”.                                                                                                                                         de  alta  p e rfo rm a n c e


                                                                                                                                        A empresa já exportou para vários paí­                                                                                               atingindo  e fe tiva m e n te   a


                                                                                                                                 ses  da  América  Latina  e,  principalmente,


                                                                                                                                 para a  Arábia  Saudita.  Entre  os  produtos                                                                                                                   ve lo cid a d e   de


                                                                                                                                 mais  exportados  destacam-se  os  bloquea­                                                                                                            100  c a ra c te re s   por


                                                                                                                                 dores DDD programáveis e aparelhos da li­                                                                                                        segundo.  P rop o rcio na

 C r i a t i v o                                                                                                                 nha  “sem  fio”. Não é fácil exportar apare­                                                                                                     am pla  fle xib ilid a d e   de


                                                                                                                                 lhos eletrônicos, principalmente por falta de


                                                                                                                                 uma rede de assistência técnica. “Quem, no                                                                                                     softw are e p e rm ite  fácil


                                                                                                                                  Brasil, compraria um excelente TV austra­                                                                                                              m anutenção.  Essa


        CR$ 10,00 e o cinemascope CR$ 18,00.                                                                                     liano,  ainda  que  por  bom  preço?”  indaga


              Em seguida, Hans foi admitido na Te-                                                                                Hans.  A solução seria desenvolver produ­                                                                                                      im p resso ra   está  sendo


        leunião, de Porto Alegre, onde atuou no                                                                                   tos mais simples, ou componentes, por não                                                                                                         utilizada  com   grande


        desenvolvimento de  equipamentos  ele­                                                                                    necessitarem de assistência técnica especia­                                                                                                     su ce sso   em   sistem a s

         trônicos nas áreas de rádio e televisão.                                                                                 lizada. E, há vários anos, quando necessita


               Do Rio Grande  do  Sul,  ele  voltou a                                                                             adquirir peças, a Amelco sempre dá prefe­                                                                                                                a u to m á tico s  para


         São Paulo.  Desta vez,  por  um  período                                                                                 rência  a  componentes  brasileiros.                                                                                                      ta rifa m e n to   de  cha m a da s


         mais longo. Durante os seis anos de per­                                                                                                                                                                                                                                   te le fô n ica s.  A   G lobus


         manência  na  Philco  Rádio  e  Televisão                                                                                        Criatividade  e  muito  trabalho


         Ltda.,  Hans participou da implantação                                                                                                                                                                                                                                            produz  um a  linha

         da fábrica de transistores e foi um  dos                                                                                        Lamentar os males da atual crise não re­                                                                                           co m p le ta   de  im p re sso ra s


         responsáveis  pelo  desenvolvimento  de                                                                                  solve os problemas da empresa.  Melhor é                                                                                                  para  todas  as  a p lica çõ e s,


         importantes inovações, como controle re­                                                                                 trabalhar para  encontrar novos caminhos.


          moto para TV, transistores de silício pa­                                                                               Na  opinião  de  Hans,  são necessários bas­                                                                                               além   de  d isp o r  de  peças


          ra rádios e TV domésticos (uma audá­                                                                                    tante criatividade e muito esforço para so­                                                                                                             de  reposição  para


          cia, no Brasil de  1960) e equipamentos                                                                                 breviver, quanto mais para crescer. No seu                                                                                                               entrega  im ediata.

          transistorizados para teste de produtos                                                                                 trabalho técnico, sente-se mais feliz e “um


          e componentes. Decorridos alguns anos,                                                                                  previlegiado, pois são poucos os que podem


          o homem criativo, sempre disposto a in­                                                                                 fazer seu hobby como profissão”. Além das


          ventar um novo sistema, um processo di­                                                                                  idéias no campo da eletrônica,  ele tem  al­                                                                                                             GLOBUS  OIGITOL S.P.


           ferente no ramo  da  engenharia  eletrô­                                                                                gumas no campo econômico, relativos a es­                                                                                                                EQUIPAMENTOS  PERIFÉRKOS

           nica, se sentia limitado em seu trabalho.                                                                               quemas para baixar os altos índices de in­


           Foi por isso que resolveu criar seu pró-,                                                                               flação e de juros,  sem agravar a recessão.                                                                                   MUITO MAIS DO QUE MAQUINAS


           prio negócio: a Amelco, fábrica que co­                                                                                 ‘‘Infelizmente,  o  dia-a-dia  na  Amelco  não                                                                                SIGNIFICA SERVIÇO


           meçou  em  “fundo  de  quintal”  e  hoje                                                                                me  permite  dedicar muito  tempo para  le­                                                                                   M atriz e Fábrica:  Rua  Isidro Rocha,  1057


           conquistou posição de destaque no par­                                                                                  var essa idéia adiante”, observa Hans, com                                                                                    CEP 21241  - Tel.: 372-4385 - Telex (021) 31991

           que industrial paulista, pela sua exten­                                                                                sotaque ainda carregado e um jeito simples                                                                                    GLDG - BR - Vigário Geral - RJ - Brasil


            sa e variada linha  de  produtos.                                                                                      e brincalhão,  ‘‘fruto da própria convivência                                                                                  Filial:  Rua Stella, 515 - Bloco H - G rupo 21

                                                                                                                                   de  quase  30  anos  com  os  brasileiros”,  i r                                                                              CEP 04011  - Tels.: (011) 231 -2586/571 -4642

                                                                                                                                                                                                                                                                 Telex (011)38688-G LD G  - BR


                                                                                                                                                                                                                                                                 Vila M ariana - São Paulo - SP                                                                                         Policom'ZEZ


            Telebrasil. Jan./Fev  84                                                                                                                                                                                                                             VASTA REDE DE DISTRIBUIÇÃO
   7376   7377   7378   7379   7380   7381   7382   7383   7384   7385   7386