Page 10537 - Revista Telebrasil
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çâo  de  concorrência  entre  os  fornecedores

          ou, então, um controle dos preços, de modo a                                                                                                               TOTAL DE UNHAS DE ASSINANTES  DE TELEFONES (MILHÕES)


          ter-se a certeza, junto aos diversos industriais

          que têm acesso à linha de  produção, de um


          crescimento  controlado  e  continuado  do


          valor acrescido.





          No que diz respeito ao material submetido a

          um  controle de  preços, o  índice dos  preços


          passou de 100 em 1966 para 114 em 1976, en­


         quanto o índice global dos preços dos produ­

         tos  não  manufaturados  passou,  durante  o


          mesmo período; de 100 para 186.





          Uma  importação  de  materiais  estrangeiros


         pode  ser  uma  solução  durante  um  período

         curto, graças a um estímulo à baixa dos pre­


          ços internos. No entanto, esta solução só de­


         ve ser considerada no âmbito de uma política

          global de trocas.






          As técnicas de gestão devem  ser particular­                                                                                                                                1974                                                                                                   1982

          mente adaptadas a uma tal situação. Isto exi­


          ge,  da  parte  da  empresa,  uma  adaptação  e

          uma abertura muito ampla face ao meio am­


          biente, bem como um sistema de controle efi­                                                                                                                                                                                                                                                        1,900


         caz e flexível.                                                                                                                                  CRESCIMENTO ANUAL DE LINHAS DE  ASSINANTE
                                                                                                                                                                                                  MILHÕES



          Não desejo desenvolver mais longamente esta


          parte, já que a especificidade das Telecomu­

          nicações, como empresa, reside na sua situa­


          ção face a outros sistemas econômicos e, em


          especial, aos mecanismos da regulação que

          o  Estado  estabelece  para  controlar  o  anda­


          mento deste serviço público.









          4. A Experiência Francesa





          Até estes últimos anos, a França não havia da­


          do  prioridades  ao  desenvolvimento  de  suas

         Telecomunicações. Foi em 1975 que o Presi­


          dente da República  Francesa decidiu  lançar


          um  plano  de  ação  prioritário  para o  equipa­

          mento telefônico do país.





          Descreverei,  primeiramente,  os  objetivos do


          piano de equipamento francês.  Em seguida,                                                                                                                                                                                                              +  13,80


          analisarei os instrumentos criados para gerir                                                                                                                                                                                                  * ‘  •                                                   •v.

          este crescimento.                                                                                                                                                        4 «         O .     V  .  >  V     .*  G.                             •* 3m                                                      • * n   s  I•




                                                                                                                                          \>V                                                                                        v  A

                                                                                                                                                                                    %  *                                       o  . \    .   • •
                                                                                                                                                                                                                                 *  ~
                                                                                                                                                                                                                                                                                          'V. ^
          4.1.  O ressurgim ento francês resulta de um                                                                                                                          X*                                                                                                                                •s.   v

          desejo nacional de m elhorar o equipam ento                                                                                                                                                                                       •   x
                                                                                                                                                                                                                                            1   %  *
          telefônico do pais
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           V    »



          Em 1965, contávamos apenas com cerca de 3                                                                                                                                                           TEMPO MÉDIO DE DEMORA (MESES)

          milhões de terminais em serviço e uma den­


          sidade de cerca de 6 terminais por cada 100


          habitantes.  Nossa  rede  nem  mesmo  se  en­

          contrava  automatizada  a  70%  e  ligávamos


          por ano menos de 200 mil novos assinantes.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    %
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     %•



          O  ressurgimento foí  iniciado  através  do VI.0


          Plano (1970-75), mas é o VII.0  Plano (1976-80)


          que  permitirá  um  crescimento  considerável

          do número de  linhas  principais, conforme o


          Programa Prioritário de Ação.







          Para  descrever  este  ressurgimento,  vou


          limitar-me a alguns objetivos significativos:







          — a rede telefônica deverá atingir 20 milhões


          de assinantes em 1982 contra 6,2 no final de


          1974 (figura 1).







          — o aumento será de 1,8 milhões em  1978 e
                                                                                                                                                                                                                                                                              »  é                      •  I     *   m \
                                                                                                                                                I  t    •*                                                                                                                                              r  ‘ 1  *
          de 1,9 milhões em 1982 (figura 2).                                                                                                   •   .
                                                                                                                                                  v . i v                                                                                                                           •» << '      • *  *^4
                                                                                                                                         t                                            •  V    • « •  • • • -    A  «
                                                                                                                                                                                           «
                                                                                                                                                                                      i .
          — a demora média de ligação não será mais                                                                                      .  •   v  - * •      \ *SsTyJS r  i ;a_v   . .    v                   -  *• • ^        •                .                 •  ;V-*-  lZ-    *  fc*    .    .   v    ^  .   y,   ^  »     *
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                                                                                                                                                                        +

                                                                                                                                                                                                                                                                                        <.  s ':
                                                                                                                                                                                                                                                                       . . .
                                                                                                                                                                                                                                                                             . . S   .
                                                                                                                                            •  * .
                                                                                                                                                            ,v   *   •«                                        • V*                                                                           *                      *•
          do que alguns dias em 1982 (figura 3).                                                                                                            I -   f . - #
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