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¦ L É a estratégia identificável? de chances para sair cara ou coroa; re Decidir qual é a melhor, entre diversas
torno integral do FNT corresponde a oportunidades identificadas por meio
Frases do tipo “adotar como diretriz o uma situação de incerteza). O nível de de vários estudos, é uma tarefa que re
desenvolvimento harmônico e planeja risco será fixado pela alta adminis quer mais do que uma simples análise
do cobrindo todos os mercados onde a tração e deverá ser compatível com os econômica. Será necessário determinar
demanda de serviços possa ser detecta recursos da organização, o tempera o impacto que uma linha de ação, eco
da” , trazem a ilusão de um compro mento dos dirigentes, e será conhecido. nomicamente viável na maioria dos ca
misso, porém este tipo de “estratégia” sos, transmite ao meio.
não pode ser testada ou contestada. 6. É a estratégia apropriada aos
Trata-se de uma declaração de boas valores e às aspirações pessoais dos Pretendeu-se até aqui enfocar alguns
intenções e nada mais. aspectos do planejamento empresarial.
administradores-chaves?
Partindo-se do pressuposto de que a es
2. A estratégia explora totalmente a A existência de conflito entre preferên tratégia pode e deve ser deliberadamen-
oportunidade do meio ambiente? cias dos membros-chaves é um precur te determinada, a atividade do planeja
sor de um desempenho mediocremente dor será forçosamente analítica. So
As dimensões presentes e futuras de “ não comprometido” , ou então, o luções oportunistas também requerem
mercados podem ser analisadas levan qualidades por parte desse analista,
do-se em consideração os recursos limi causador de futuras fricções.
porém a sua adoção normalmente par
tados da companhia em planejamento, te do escalão máximo da empresa e,
~“a fim de se estabelecer as exigências do 7. É a estratégia apropriada ao nível embora os sucessos possam ser fre
desenvolvimento equilibrado. O inter- desejado de contribuição social? quentes, dependerá de intuição muito
relacionamento entre a evolução da % mais do que de técnicas.
empresa e o aproveitamento de oportu A medida que as obrigações profissio
nidades empresariais é estreito. nais de um negócio se tornam conheci
das, torna-se mais apropriado indagar Seguramente, a principal atividade do
planejador consiste em estar atento ao
5. A estratégia é consistente com a se a estratégia atual da empresa é tão ambientc/mercado da empresa, reti
competência e recursos empresariais responsável socialmente quanto deve rando desta observação os insumos pa
presentes e projetados? ria ser. No setor de serviços públicos,
ao se admitir que a meta c o usuário, a ra vislumbrar e sugerir os rumos da or
pergunta já está parcialmente respon ganização.
A limitação de recursos poderá vir a
partir de diretrizes da própria empresa dida.
P lan ejam en to X O rçam en to
ou de limitações institucionais. Estas li
mitações poderão ocorrer de forma im 8. A estratégia constitui um estímulo A mais fundamental das funções de ad
previsível, forçando uma reavaliação claro ao esforço e compromisso ministração é o planejamento, a se
objetiva dos projetos e estabelecimen organizacional? leção entre alternativas de cursos de
to de novas prioridades ao se consta ação futura para a empresa em seu
tar que as novas condições inviabilizam Pode-se afirmar que, à medida que os conjunto e para cada departamento
alternativas de crescimento. objetivos forem assumidos de maneira
participativa, serão um estímulo para dentro dela. Esta afirmação, retirada
4. As principais medidas são os executores ao seu respectivo nivel de um “clássico” de administração
(Koontz & O’Donnell), ressalta conve
~lntemamente consistentes? participativo.
nientemente a importância da ativida
Obviamente deverão ser evitados esfor 9. Há indicações prévias de respostas de do planejador.
ços conflitantes. do mercado à estratégia?
Há na administração uma série de con
ceitos que são bastante óbvios pelo co
5. Éo nível de risco escolhido Quaisquer que sejam as demais quali nhecimento que o leigo possui em re
dades de uma estratégia, esta será jul
praticável em termos econômicos? lação ao comportamento humano,
gada pelos seus resultados, daí ser im-
portante a avaliação das reações do sempre baseados na racionalidade des
Os empresários possuem maior ou me mercado. te. No entanto, o desenvolvimento de
nor propensão ao risco, entendendo-se uma teoria da administração é bastante
por risco a possibilidade de se associar recente e surgiu à medida que o desen
uma distribuição de probabilidades a volvimento da sociedade assim o exi
cada saída possível no sistema em estu Uma vez adotada determinada es giu. Desta forma, é possivel entender
do. Maior agressividade implica em tratégia, torna-se importante controlar frases como a de Martin Bower: “ O se
adotar procedimentos cujos resultados a sua implementação, avaliando-a con gredo do sucesso das empresas ameri
poderão ser desfavoráveis, porém, po tinuamente. Esta avaliação requer do canas é fazer bem as coisas evidentes” .
derão ser obtidos resultados altamente planejador suficiente isenção para ad Tão evidentes, como por exemplo, a
favoráveis devido à agressividade. mitir erros, bem como uma atitude ob administração por objetivos, já que é
Note-se que não se trata de incerteza, jetiva diante de resultados iniciais fa claro que todo comportamento huma
desconhecimento de quais os resulta voráveis. Simultaneamente, deverão no normal visa um objetivo.
dos que possam ocorrer, e sim, da ser analisadas as tendências que pos
ocorrência de diversos resultados cujo sam indicar futuras mudanças nas ca Com relação ao planejamento, a sua
advento se daria com probabilidade es racterísticas econômicas e técnicas do necessidade é intuitiva e já transparece
timada. (ex.: lançar uma moeda corres meio, para evitar a obsolescência da em uma frase de Sêneca:“ Não há ven
ponde a uma situação de risco: há 50% empresa como um todo. tos favoráveis para quem não sabe pa->