Page 10348 - Revista Telebrasil
P. 10348
mente, as informações deverão ser re tinizável, o planejamento é uma arte a — formulação
transmitidas, tornando, portanto, efê ser assimilada, e para tanto contribui — execução
mera a posição de “ melhor informa rão os conceitos aprendidos pelos ge- — controle
do” . neralistas a.os quais foi confiado. O ta
lento empresarial, contudo, não po A decisão sobre o que deva ser a es
A função do planejamento central derá, via de regra, ser substituído por tratégia é a tarefa mais nobre do admi
será, antes de mais nada, integrativa, uma coleção de técnicas por mais com nistrador e sofrerá a influência dos va-
não pretendendo substituir em nenhum pletas que sejam. Isto, porém, não sig lores pessoais deste. Numa abordagem
momento a especialização, mesmo por nifica o abandono das técnicas em be simples, isto consiste em identificara
que os problemas maiores de uma em nefício do talento nato, mesmo porque posição da empresa, as oportunidades
presa dificilmente poderiam ser rotula não se tem a certeza de tê-lo disponível, e ameaças no ambiente em que opera a
dos como exclusivamente financeiros, e também porque este último dificil empresa, bem como estimativas do ris
técnicos, administrativos, etc. mente prescindirá de técnicas analíticas co associado às alternativas identi
de pensamento. ficáveis.
Abordar individualmente cada tipo de
problema, a nível de órgão central, sig Estratégia empresarial Na verdade, ao se analisar o meio em
nificará repetir em condições de des que a empresa opera, o administrador
Uma definição bastante adequada da
vantagem a tarefa do especialista da sabe que, além de responder às mudan
estratégia empresarial a retrata como a
área, não podendo resultar nenhum be ças do meio, a organização também in-'
maneira de definir que tipo de empresa
nefício para a organização deste tipo fluência estas mudanças, além de reco
a companhia é, e o que será dentro dos
de decisão. A melhor atitude no plane nhecer a existência de compromissos
prazos que o planejador pretende
jamento será tomada a partir de uma éticos que podem levar à adoçáo de es
acompanhar, devendo-se dimensionar
“ auditoria de posição” , que permita tratégias subótimas (atender áreas po
os procedimentos para que a empresa
localizar os pontos fracos e fortes da
se coloque na posição que se deseja. bres, adotar medidas antipoluiçào sem
empresa, e de posse dessas conclusões, exigência de órgãos oficiais).
Então é igualmente importante definir
procurar determinar como deverá se
os propósitos e dimensionar os esfor
comportar a companhia para alcançar
ços a fim de se alcançar a situação de Por mais intuitivo que possa parecer, o
os seus objetivos, sem interferir com as
sejável. conceito de negócio da empresa nem
atividades das diversas áreas. Espera- sempre é muito claro, sendo clássicos
se, portanto, de um órgão de planeja
A definição de estratégia varia em fun os casos de miopia empresarial das fer
mento centralizado, a detecção dos ção dos autores. Por exemplo, o Stan rovias americanas (cujo erro residiu em
problemas e fornecimento de projeções
ford Research Institute identifica es pensar que o negócio era ferrovia e que
capazes de descrever a trajetória iner-
tratégia como a forma pela qual a em só tardiamente verificaram terem esta
cial da empresa, isto é, retratar para
presa, reagindo ao ambiente onde se do no negócio de transporte), ou do ci
onde caminha a empresa se não houver
localiza, desdobra os seus recursos es nema (o negócio não era do cinema, e
alteração sensível do seu ambiente in
senciais e dirige os seus esforços para a sim, diversão). Um outro exemplo de
terno e externo, bem como sugestões
consecução dos seus propósitos. miopia seria achar que o negócio das
de medidas corretivas (que podem ser:
empresas telefônicas seja a telefonia e
alterar critérios técnicos, preços dc
Qualquer que seja a definição adotada não comunicações, o que levaria estas
venda, política de pessoal, etc.), ava
para estratégia, é necessário separar os empresas a posições pouco invejáveir
liando a seguir o seu provável impacto
aspectos considerados “ imutáveis” dentro de um prazo relativamente cur
sobre a organização.
por prazos rclativamente longos, ou se to.
ja, a “ personalidade da empresa” (não
Para empresas concessionárias de ser Convém ressaltar que o planejamento
é de se esperar que uma concessionária
viços, devido à sua condição monopo estratégico não deve eliminar certa fle
de serviços ingresse no ramo publi
lista, algumas das restrições presentes xibilidade, sob pena de se perder as
citário, por melhor que seja a oportu
em outros casos são mais brandas, vantagens que decorreriam de oportu
nidade empresarial, e por piores que
porém não é necessário um grande nidades não previstas, cujo aproveita
estejam as perspectivas do ramo no
esforço de criatividade para perceber mento seguramente será mais vantajo
qual atua), o que para empresas m adu
que, apesar de não haver concorrentes so que a rejeição sob a alegação do
ras ou regidas por dispositivos institu
diretos, a concorrência existe, embora compromisso com planos fixos. Esse
cionais é relativamente fácil de se de
indiretamente. Além disto, a condição modo de pensar acomoda a incerteza
terminar. De fato, a empresa reagirá
monopolista poderá eventualmente com a flexibilidade.
ao ambiente, porém é de se esperar que
deixar de existir, e, finalmente, é de
as características “ imutáveis” sejam as
sejável que a empresa possa exercitar a A avaliação de uma estratégia e, o
últimas a se alterarem. A “ personali
sua capacidade de julgamento e análise é mais importante, a escolha entre duas
dade da empresa” retrata uma atitude
no estabelecimento dos preços dos seus estratégias, sem poder testá-las, imph*
gerencial em relação aos problemas
produtos de acordo com o mercado, ca para a alta direção em decidir etf
que serão encontrados, e, conseqüente-
voltada para este mercado sem a falsa função das projeções, do know-hovt&°
mente, as soluções que serão tentadas.
segurança que a condição de único for planejador e, evidentemente,
Por exemplo, grandes investimentos
necedor proporciona. próprio feeling do dirigente.
em pesquisa, grande impulso financei
ro, etc.
Na atividade de planejar, a formali Algumas perguntas sugeridas por E-
zação e rotinização ocupam um lugar A estratégia empresarial possui três as Learned poderão ser colocadas visais
de destaque. Porém, além da parte ro- pectos intimamente interrelacionados: avaliar a estratégia: