Page 10028 - Revista Telebrasil
P. 10028

princípios  morais  e  éticos já que es­                                                                                                        sinergismo  no  grupo  liderado, e  isto                                                                                                      a  sofismas.  Note-se  que assim esta­



        tes  não  estão  vinculados diretamen­                                                                                                         é  bem diferente. Sinergismo, a  nível                                                                                                          remos  nos  expondo  muito  mais a




       te  a  tipos  de  lideranças,  mas  a  pa­                                                                                                       comportamental,  somente  é  possí­                                                                                                            críticas  e a  erros  impossíveis de co­




        drões  incorporados  na  formação do                                                                                                           vel  com  altíssima  habilidade  de  lei­                                                                                                       meter  enquanto  se  discute.  Esteja­



        caráter  e da  personalidade que ante­                                                                                                         tura  e  interpretação  de  demandas,                                                                                                           mos  certos, porém, que esta é a úni­




        cedem a escolha do  processo.                                                                                                                  tanto  das  pessoas  como  dos grupos                                                                                                          ca  maneira de crescer como pessoas,




                                                                                                                                                       a  que  pertencem.  E  conhecer a  de­                                                                                                         como  técnicos,  como gerentes, e de




         Isto  assim  colocado,  deixa  apenas                                                                                                          manda  das pessoas é o  primeiro  pas­                                                                                                        tornar  maiores  nossas organizações.



        duas questões: uma, para os especia­                                                                                                           so  para  não  fazer as  coisas por elas,                                                                                                      Se  não  o  fizermos, outros terão de




        listas, e outra, para os gerentes. Para                                                                                                        mas de dar-lhes condições para tal.                                                                                                            fazê-lo  à  nossa  revelia,  com  estilos




        os  primeiros,  a  de  que  nos  cabe  o                                                                                                                                                                                                                                                     de  que gostaríamos  ou  de que não




        desafio  de  encontrar  fórmulas ade­                                                                                                          Condições  que  implicam,  não  raro,                                                                                                         gostaríamos.  Isto  é  crescimento. E



        quadas,  práticas  e  capazes  de  con­                                                                                                       até  em mudança de posições ou em­                                                                                                              precisamos  crescer,  ainda  que doo.




       duzir as pessoas a melhores soluções,                                                                                                           prego para que elas mesmas cresçam.                                                                                                            Dor  esta  que  pode  chegar até uma




       encontrando-se  como  parte  de  um                                                                                                            Sinergismo,  em  última  instância,  é                                                                                                         realidade  contrária  às  nossas fanta­




        contexto  que  traz  em  si  uma  vasta                                                                                                       como  diz  Maslow: quando  o  egoís­                                                                                                           sias,  pois,  muitas  vezes,  o  cresci­




       gama  de  demandas  situacionais  de                                                                                                           mo  e o altruísmo perdem  o seu sig­                                                                                                           mento  é  justamente  a aceitação da



       variados  tipos,  às  quais  elas devem                                                                                                        nificado antinômico.                                                                                                                           própria  posição  estática, desfrutan­




       reagir.  Isto  não  se  consegue a  partir                                                                                                                                                                                                                                                    do-a  em  tudo  que  pode  oferecer,




       de  modelos  e,  sim,  de  pragmáticas                                                                                                         Para  todos,  em  última  instância, f i­                                                                                                      mas  não  impedindo  outras trajetó­



       aplicações  dç  modelos  onde  a  pes­                                                                                                         ca  a  demanda  de  ação  e  de  defini­                                                                                                      rias  através  de  si.  Neste  contexto,




       quisa  e  o  levantamento  de  campo                                                                                                           ção.  Não  se  pode construir ou fazer                                                                                                        acreditamos,  os  modelos de lideran­




       completam-se  com  a  execução,  em                                                                                                           evoluir  modelos,  não  se  pode  cons­                                                                                                        ça  serão  forçados  a  se  aperfeiçoar,




       vez  da  discussão  teórica  e das inter­                                                                                                     truir  e  gerenciar  uma  organização                                                                                                          ajudando  os  líderes  a  serem  cada



       pretações  de  gabinete.  Para  os  ge­                                                                                                       apenas  discutindo  e  protelando  de­                                                                                                         vez  mais  eficazes, tal  como ocorreu




       rentes,  a  de  que  seu  papel  não  é                                                                                                       cisões porque  as  variáveis são com­                                                                                                          com  outros  instrumentos utilizados




      simplesmente  dirigir  gente  —  o  que                                                                                                       plexas  e sobre o problema  incidem                                                                                                             para  construir,  há  5.000  anos.  De



      seria  sempre  manipulativo  —  e  de                                                                                                         outros  fatores,  é  preciso  bem mais,                                                                                                        forma  mais  humana,  estamos con­




       levá-la a trabalhar.  Bem mais do que                                                                                                         o  que  se  consegue através de defini­                                                                                                       victos.




       isto,  deles  espera-se  conseguirem                                                                                                          ções e posicionamentos antagônicos

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                Y



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 %







                                                                                                                                                         —  Atividados  na  Divisão  Comercial  da
                 2.° Encontro                                                                                                                            TELEBRÁS  -   Dr.  Luiz  Del  Fiorentino                                                                                                  Adms -  GTE-EUA;
                                                                                                                                                                                                                                                                                                   Harley  Leonard  de  Mello  e  Deecher





                Comercial da                                                                                                                             -T E L E B R Á S ;




                                                                                                                                                                                                                                                                                                   -   Estrutura Tarifária  Básica para Servi­

                TELEBRÁS                                                                                                                                 —  Aspectos Jurídicos  dos Procedimen­                                                                                                    ços  Telefônicos  -   Dr.  Marcos  César





                                                                                                                                                        tos Comerciais das Companhias Telefô­                                                                                                      F.  Gomes — TELEBRÁS;
                                                             I  II  | ¦¦¦  M M —          —         —        —       —       —

              Foi  realizado  em  fevereiro/79,  no  Au­                                                                                                 nicas  —  Dr.  Wanderley  Gregoriano  de


              ditório  da  TELESP,  em  SP,  o  29  En­                                                                                                 Castro  -  TELEBRÁS;                                                                                                                       Na  ocasião  foram  apresentados  3 fil­



              contro  Comercial  da TELEBRÁS, oca­                                                                                                                                                                                                                                                 mes  versando  sobre  a  venda de benefí­



              sião  em que foram abordados temas da                                                                                                     —  A  Nova  Política Tarifária e a  Comer­                                                                                                 cios,  plano  de  gerente  e  atendimento



             maior relevância da área comercial.  Fo­                                                                                                   cialização  do  Serviço  DDD  —  Dr.  Claú-                                                                                                de  reclamações dos usuários.



             ram  enfocados  os  seguintes  aspectos                                                                                                    dio               Reis                 Vieira                    -             EM BRATEL;



             pelos  seus  respectivos  conferencistas:                                                                                                                                                                                                                                             O  conferencista  da TELEBRASIL, Jai­



                                                                                                                                                        —  Sistema  de  Telefone  Público  e                                                                                                       me  Cimerman,  em  sua  palestra  abor­



             —  Comercialização  do  Telefone  a  Te­                                                                                                   Semipúblico  —  Dr.  Jaime  Cimerman —                                                                                                    dou  os  aspectos  gerais  de  administra­



             clado  —  Projeto  TELEBRÁS  —  Dr.                                                                                                       TELEB R A SIL;                                                                                                                              ções  de  Telefones  Públicos  e Semipú-


             Paulo                    Ribemboin                                  —            TELEBRÁS;                                                                                                                                                                                            blicos  quanto  à  localização, o mercado




                                                                                                                                                       —  Uso  de  Estudos  de  Demanda  na  Co­                                                                                                  e  sua  estratégia  e  desenvolvimento, as­


            —  Área  de  Serviço  -   Experiência  da                                                                                                  mercialização  de  Terminais  em  Áreas                                                                                                     sim  como  os critérios de rentabilidade,



            TELEMIG  —  Dr.  Alberto  Pinto  Coe-                                                                                                      de  Multi-estações  —  Dr.  Sérgio  Pereira                                                                                                custos  e  ponto de equilíbrio, dando es­



     k  lho J ú n io r-T E L E M IG ;                                                                                                                  de  Pizzo  —  TELERJ;                                                                                                                      pecial  destaque  às  normas de adminis­




                                                                                                                                                                                                                                                                                                  tração,  distribuição  e coletas de fichas,


            —  Facilidades  Operacionais  de  um                                                                                                       —  Comercialização  e  Dimensionamen­                                                                                                       incluindo  uma  explanação  geral  sobre


           Cadastro  de  Assinantes  em  Computa­                                                                                                     to  de  PABX  —  Dr.  Mário  Pollastri  La-                                                                                                 as modernas técnicas de equipamentos,



           dor  —  Dr.  Osmir Fiorelli — TELEPAR;                                                                                                     jos Bodnar — A B INEE;                                                                                                                      elementos  básicos  para  o  perfeito con­




                                                                                                                                                                                                                                                                                                  trole de operação.


           — Comercialização  Porta a Porta — Dr.                                                                                                     —  Sistema  de  Informações  de  Mar­



           Ênio  Benito  Mary  Finochi — TELESP;                                                                                                       keting  —  Dr.  Nilo  Chaves  Teixeira  F i­                                                                                               Na  oportunidade  do  evento,  reali­



  ?•                                                                                                                                                  lho  -  TELEBRÁS;                                                                                                                           zou-se  uma  exposição  de  diversos fa­
  r>*i j* *  * I   , ¦


           —  Alternativas  de  Comercialização                                                                                                                                                                                                                                                   bricantes,  tendo  a  DARUMA apresen­


           para  Pequenos Serviços Verticais — Dr.                                                                                                    —  Marketing  na  Organização  de  Servi­                                                                                                   tado  os  seus  novos  modelos de telefo­



           Wanderley Orquiza -  SESA;                                                                                                                 ços  e  o  Processo  de  Marketing  —  Drs.                                                                                                 nes  Semipúblico,  Público  e  a Teclado.
   10023   10024   10025   10026   10027   10028   10029   10030   10031   10032   10033