Page 8 - Telebrasil - Maio/Junho 2003
P. 8

F  ELEBITS
            J. C. Fonseca

             Mudança de enfoque                                              Fazendo a nossa parte
            Segundo um consultor, o declínio econômico das                   "Vamos adotar uma escola" é a
            telecomunicações trouxe a troca do "gerenciar para               campanha de Danilo Dias, diretor da
            crescer" pelo "lutar para  manter sua posição no mercado".       Equant, para ajudar na  inclusão digital.


             Desafio nas TCs                Webinar                          Cotações
            "O  político fala o que quer e ouve o que   W e b in a r,; como o nome  em alta:   \           4
            não quer".  Quem disse? O experiente   indica, é participar de um  Celular bonitinho
            Miro Teixeira,                   seminário, via Internet.        (dá status)
            durante o
                                             Eu  w e b in o , tu  w e b in a s . . .  em baixa:   ^
            seminário "O
                                                                             nui d dpdydud   ^              Çn Nj W
            desafio das                                                      (sobrando capacidade)
            TCs no Brasil".
                                            WAPTeWUPT
                                             O mercado não perdoa. Já apelidou o WAP (pronuncia-se uópi), de  Wait and Pay.
                                             Ou seja, aguarde e pague. O mesmo não se aplica ao WAP2  (uópi tu), que volta
             Matemática Fustrante            com força total  para  permitir acesso à  informação na tela dos celulares.
            Se R é o índice de rapidez das
            decisões governamentais,
                                             Pizza celular                   Invariante
            determine, rápido, o que resulta da
                                             Em  março, o Brasil tinha 35  milhões
            fórmula abaixo:                                                  A única coisa que não
                                             de acessos (SMP +  SMC)  nas
            (Fust +  R + Ação)  = ?                                          muda é a  mudança.
                                            tecnologias TDMA (21  milhões),
                                             CDMA (11  M), GSM  (1,8 M) e AMPS
            Se a moda pega                   (0,8 M), com densidade de 19,9%, e   Receita sim
            Operadores de telefonia já  oferecem a   nas Bandas A (22,3 M),  B (11  M), D   De Felix Ivorra,
            combinação de serviços           (1,7  M) e E  (0,1 M).          presidente do
            locais,  longa distância                                         Conselho de
            e acesso Internet                                                Administração, no
                                             Eis a questão
            com descontos, conta                                             lançamento da
                                             O acesso à  Internet deve ou
            única e tarifaçào por                                            VIVO:  "O caminho
            minuto utilizado.                não ser gratuito e sustentado  se faz
            Fora do  Brasil.                 apenas por publicidade?         caminhando".


              Por falar em VIVO

              <L A festa da Vivo, no Rio de Janeiro, foi  na  Ilha de   treino de caligrafia sobre a letra v.  Hoje, seria Vovó viveu o
              Villegagnon: a recepção da Oi aconteceu  na  Ilha de   Viva, ao vivo, viu?".
              Brocoió: e o happening da TIM agitou a Marina da Glória.   <LATELEBRASILsoube.A marca Oi foi  primeiramente
              A exceção que confirma a regra (marítima) é o ATL Hall,   oferecida ao grupo Telefônica e Portugal Telecom que
              que mesmo assim fica perto da  Lagoa de Marapendi, na   optou por Vivo,  criação de uma agência inglesa. A Oi é,
              Barra da Tijuca.                               hoje, a empresa celular do grupo Telemar e o Blahi, o
              <L Ouvida na festa do lançamento: "lá pelos tempos idos,   serviçojovem , da TIM.
              antes da escrita por computador, os meninos tinham  que   <L A campanha da Vivo custou  mais de RS 40 milhões e o
              copiar cerca de 10 vezes frases como  Vovó vê o ovo,  para  lançamento envolveu 10 mil  pessoas.  Foi também  uma
                                                             pá de cal  numa eventual disputa de nomes entre
                                                             Telefônica, Telesp, Portugal Telecom  ou  União Ibérica.
                                                             <L Resta às operadoras da Telecom Américas se unirem
                                                             em torno de uma  marca. Oferecemos aqui  (de graça) as
                                                             opções Olé, Olá, Alô eAqui, reservando Tchau, Bye-byee
                                                             Ali  para aqueles que praticam  o churn.
              (E)  Paulo Cesar                               <L A festa da Vivo, ainda no Rio, teve seu toque lusitano.
                 Teixeira e                                  Foi servido, a rodo, o vinho tinto português "Garrafeira",
              Luiz Schymura                                  safra 1995.
   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13