Page 8 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 2002
P. 8

Capa


















                   Os desacordos




                          da telefonia móvel





                                                                                   Durante seminário da Plano Edi­
             A  mudança  de  modelo  nas  telecomunicações                       torial,  em  São  Paulo,  ao  apagar das
                                                                                 luzes de 2001, ficou patente pelo dis­
             móveis,  ao  passar  de  SMC  (serviço  móvel  celular)
                                                                                 curso dos participantes que as diver­
      00
             para  SMP  (serviço  móvel  pessoal),  trouxe  um                   gências são sérias. A Anatei defende
             longo  período  de  negociações  entre  as                          o princípio básico da competição que
                                                                                 deve ser mantido para o benefício do
             operadoras  e  a  Anatei,  sem  que  houvesse
                                                                                 usuário - um dogma para a Agência.
             acordo.  Três  grandes  pontos  estão  sendo                          Em decorrência, um usuário celu­
                                                                                 lar deve poder escolher no SMP - tal
             questionados:  a  escolha  do  código  da  seleção
                                                                                 como hoje faz numa chamada de lon­
             da  prestadora,  as  tarifas  de  interconexão  entre               ga  distância  do  telefone  fixo  -  a
                                                                                 prestadora que  desejar para efeturar
             operadoras  fixas  e  celulares  e  a  faixa  de
                                                                                 sua chamada de longa distância. Hoje,
             espectro  adicional.                                                no  SMC,  é  a  operadora  móvel  que
                                                                                 escolhe  para  o  usuário  celular  (ele
                                                       {-----_ .fr  ü  033! , ------  nem sabe) o encaminhamento da sua
                                       /Ám- VWfcJtk   Aa  \crtj\Vi-iMi   IV3Ä

                       0  mercado  Celular em 2002                                               ------------------------

                     O  mercado  brasileiro  market share.  No  principal  mercado   28%, enquanto a média nacional é de
                    suporta quatro operadoras  onde as quatro operadoras estarão ope­  16%; as restrições de roaming de uma
                    celulares?  A  partir  de  rando (Rio de Janeiro e Espírito San­  delas (Telemar); e os grandes investi­
                    2002, sete estados brasilei­  to), o vice-presidente  da Telefônica,   mentos  que  terão  de  ser  feitos  para
                    ros, dois no Sudeste e cin­  Paulo  Cesar Teixeira, e  o presidente   que elas atinjam o nível de cobertura
    Carlos  H.  Moreira,
    presidente  da  ATL  co no Norte do País, terão  da ATL,  Carlos  Henrique  Moreira,   das operadoras que já operam há anos
          quatro operadoras de  telefonia celu­  concordam  que  as  novas  operadoras   neste mercado. Moreira lembrou que
          lar operando em suas principais cida­  encontrarão  dificuldades  para  con­  os clientes estão exigindo uma cober­
          des e a expectativa de dirigentes das  quistar grande  parcela  do  mercado,   tura cada vez mais ampla e que a qua­
          operadoras das Bandas A e B que dis­  nos primeiros anos de operação. En­  lidade dos serviços é um fator funda­
          putaram estes mercados até 2001 é a  tre  as  dificuldades  apresentadas,  es­  mental para a conquista de novos usu­
          de que as novas operadoras tendem a  tão a grande penetração da telefonia   ários. A ATL começou em janeiro de
          manter nos primeiros anos modestos  celular  nestes  dois  estados,  cerca  de  1999 e já detêm 40% do mercado.
   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13