Page 5 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 2002
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fazem após a utilização do serviço? Em busca de coerência, teríamos 2) o teto atual de 25% do ICM S
É razoável que se pague imposto por duas hipóteses: seja reduzido, gradativamente, para
um serviço mesmo depois de, por A primeira hipótese, diante da o teto de 15%, em cinco anos, con
exemplo, perder o cartão telefônico, patologia vigente, seria a de revogar forme estudo realizado pela FGV.
e não se chegando a utilizá-lo? a determinação constitucional, aca Teoria tributária, mundialmente
Temos, portanto, uma lei (a Carta bar com a política de universaliza aplicada, revela que reduzindo im
Magna), uma política (a de univer ção e desistir de elim inar postos a arrecadação sempre aumen
salização) e um discurso (o da exclu gradativamente a exclusão social. ta, além de dinamizar a economia.
são social). Na prática atual, tudo fun Com esta hipótese, a prática tribu Neste caso, é preciso, sim, fazer al
ciona de cabeça para baixo. Que in tária vigente passaria a ter coerên gumas continhas para melhor garan
suportável incoerência é esta? Que cia. A segunda hipótese consistiria tir o equilíbrio das finanças. Esta
perversidade lógica! Hoje, o vilão que em manter o cânone constitucional, ação, além de atender os três temas
impede nosso desenvolvimento é a manter o princípio da universaliza apresentados, repito, dinamiza a eco
prática tributária. ção e atender o discurso da elimi nomia e, segundo as teorias revela
As autoridades arrecadadoras assim nação gradativa do gap social. A pre das eficientes na prática, resultará em
procedem, porque os estados neces valecer esta orientação, deveríamos aumento de arrecadação pelo alarga
sitam de recursos e, como ninguém implementar imediatamente as se mento da base; e
reclam a... E nin guintes ações: 3) a terceira ação seria a implemen
guém reclama por 1) tação pelos estados da Federação de
os estados de
que ninguém sabe veriam reduzir um tributo progressivo. Quem usa TELEBRASIL/janeiro-fevereiro
de nada. Portanto, os imediatamente o pouco paga pouco (atendendo os te
princípios estão sen- IC M S dos ore mas da universalização e o da exclu
Qual a
do contrariados! lhões e dos celula são social ) e quem usa muito paga o
Mas, será que ainda fundamentação res pré-pagos para teto do imposto (que deve atender o
não foram suficien o patamar de 5% e tema constitucional da essenci-
tes os extraordinári que justifique a Federação elimi alidade dos serviços).
os recursos proveni naria o Cofins e o Para não continuarmos preguiço
o tributo de
entes da arrecadação PIS. Não há outra samente contaminados pela síndro-
do ICM S nestes úl atitude coerente. me de Tântalo - “frustrados pela in
40.15% sobre
timos anos, proveni Esta ação cumpri capacidade de capturar o que parece
entes dos grandes os serviços ria a política de ao nosso alcance” -, vamos adotar, por
investimentos reali universalização e a conveniência, providências que, ser
prestados?
zados na expansão aspiração nacional vindo para esclarecimento à opinião
dos serviços de tele de redução da ex pública, revelem quem de fato é o
comunicações? Será clusão social. E “lobo mau”. As eleições estão che
mesmo que simples não adianta justi gando! Ausência de coerência sem
mente precisar justi ficar que é neces pre conduziu o mundo a surpresas
ficaria qualquer ati sário começar a fa desagradáveis!
tude? Temos, então, neste caso, o nos zer contas e estudos para alterar re
so velho lema de cabeça para baixo: gras que só servirão de
“os meios não justificam os fins”. No justificativa para atrasar e para não Cleofas Uchôa é presidente
da TELEBRASIL - Associação Brasileira
entanto, é sempre bom relembrar que resolver nada. Princípio é princípio
de Telecomunicações.___________________
toda gula tem seu preço! e ponto final;