Page 51 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 2001
P. 51
TB — Quais as principais diferenças entre para lidar individualmente com cada um TB—Você vê problemas específicos para o Bra
propaganda convencional epropaganda via de seus clientes. sil, nessa área?
Internet?
TB - Por que grandes empresas de vendas JP - Muitos dos problemas têm a ver com a
JP - Trata-se de adequação ao meio. Um pela Internet, como a Amazon, não conse
forte característica de prestação de serviços
comercial de tevê é diferente de um anún guem obter lucros? que o marketing pela Internet apresenta. E
cio de revista, que, por sua vez, difere de
nós ainda lutamos com muitas dificuldades
um anúncio de jornal. Há que ter sensibi JP - O caso da Amazon é exemplar. Você para assimilar alguns dos preceitos do bom
lidade para o meio. Veja, por exemplo, como visita o site e eles já o acolhem pelo nome, marketing de serviços, como treinamento
os anúncios de rádio, hoje em dia, são me têm informações sobre seus hábitos de constante e boa comunicação interna.Tam
nos criativos do que nos anos 50. Naquele compra, fazem sugestões de novos livros bém estamos ainda atrasados - apesar dos
tempo todo mundo ouvia rádio; hoje qua ou discos de temas que você gosta. Os pas TELEBRASIL/novembro-dezembro
grandes progressos feitos - na tecnologia.
se ninguém escuta, realmente, só no carro sos da operação de compra são fáceis e rá
Excetuando-se algumas áreas urbanas pri
- ou como som ambiente. As agências pidos. Ai vem a questão da entrega: há
vilegiadas, a simples conexão telefônica com
abandonaram, praticamente, o rádio. Em que ter um estoque, em algum lugar, da o provedor pode tornar-se uma tortura, a
geral, veiculam as trilhas dos comerciais de mercadoria que o cliente dese|a e uma navegação costuma ser de uma lentidão
tevê. E os clientes aceitam. transportadora que a entregue no destino exasperante e a assistência quase nunca
- seja no Alasca, seja no Rio. A expectati funciona. Isso acaba afastando os usuários.
TB - Há alguma diferença entre comércio va do cliente é que tudo isso ocorra tão Um outro fator de certa preocupação é a
eletrônico e marketing/»?/« Internet? rapidamente quanto ele foi atendido na nossa ainda pequena habilidade para lidar
loja virtual. Isto não acontece ou, quando com computadores. Apesar de possuirmos
JP - O comércio eletrônico é uma tradução acontece, custa caro. O custo de uma en mais de 10 milhões de usuários na rede, em
adequada para e-business. Logo, há imen trega de um livro da Amazon, pela FedEx, termos relativos isso ainda é muito pouco.
sas possibilidades para agiüzação de ne no Rio ou em São Paulo, é maior do que o
gócios através da Internet, em vista dos do livro. TB — Qual o futuro do m a rk e tin g
seus amplos recursos de transporte e via Internet?
visualização de praticamente qualquer coi TB - Quais as empresas que estão tendo su
sa, com velocidade quase instantânea. Isso cesso através do m a rk e tin g via JP - Creio que ficou claro que - apesar das
é ótimo para transações financeiras ou para Internet? críticas e restrições que faço - sou, não só
reuniões on-line, entre parceiros que se
um usuário de Internet assumido, mas um
encontram separados, às vezes, por milha JP -A cho que a própria Amazon já apren entusiasta. Já não há presente para o profis
res de quilômetros. Já o marketing é, es deu muita coisa. As empresas que tratam sional de marketing que não esteja imerso
sencialmente, relacionamento entre produ o meio como um canal de marketing, uma até as orelhas na Internet - e em todas as
tor e consumidor, entre uma empresa e seus possibilidade de agilizar alguma fase da novas tecnologias. E certamente não have
clientes. Pelas características do meio, do comunicação, do pedido, ou - importante rá futuro. É essencial não esquecer, contu
lado do cliente, ele se processa verdadei - do SAC (Serviço de Atendimento a Cli do, que o marketing tem os seus funda
ramente na base um a um. A maior parte entes), e não como uma unidade isolada mentos no relacionamento entre as pesso
das empresas ainda não está preparada de negócios, estão tendo sucesso. as. E isso não vai mudar.