Page 51 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 2001
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TB — Quais as principais diferenças entre   para lidar individualmente com cada um   TB—Você vê problemas específicos para o Bra­
        propaganda convencional epropaganda via   de seus clientes.           sil, nessa área?
         Internet?
                                            TB -  Por que grandes empresas de vendas   JP -  Muitos dos problemas têm a ver com a
        JP -  Trata-se de adequação ao meio. Um  pela Internet, como a Amazon, não conse­
                                                                               forte característica de prestação de serviços
         comercial de tevê é diferente de um anún­  guem obter lucros?         que o marketing pela Internet apresenta. E
         cio de revista, que, por sua vez, difere de
                                                                               nós ainda lutamos com muitas dificuldades
         um anúncio de jornal. Há que ter sensibi­  JP -  O caso da Amazon é exemplar. Você   para assimilar alguns dos preceitos do bom
         lidade para o meio. Veja, por exemplo, como   visita o site e eles já o acolhem pelo nome,   marketing de serviços, como treinamento
         os anúncios de rádio, hoje em dia, são me­  têm  informações  sobre  seus  hábitos  de   constante e boa comunicação interna.Tam­
         nos criativos do que nos anos 50. Naquele   compra, fazem sugestões de novos  livros   bém estamos ainda atrasados -  apesar dos
         tempo todo mundo ouvia rádio; hoje qua­  ou discos de temas que você gosta. Os pas­                       TELEBRASIL/novembro-dezembro
                                                                               grandes progressos feitos -  na tecnologia.
         se ninguém escuta, realmente, só no carro   sos da operação de compra são fáceis e rá­
                                                                               Excetuando-se algumas áreas urbanas pri­
         -   ou  como  som  ambiente.  As  agências   pidos.  Ai vem  a  questão  da  entrega:  há
                                                                               vilegiadas, a simples conexão telefônica com
         abandonaram, praticamente, o rádio. Em   que  ter um estoque, em  algum lugar, da   o provedor pode tornar-se uma tortura, a
         geral, veiculam as trilhas dos comerciais de   mercadoria  que  o  cliente  dese|a  e  uma   navegação  costuma  ser  de  uma  lentidão
         tevê. E os clientes aceitam.       transportadora que a entregue no destino  exasperante  e  a  assistência  quase  nunca
                                            -  seja no Alasca, seja no Rio. A expectati­  funciona. Isso acaba afastando os usuários.
         TB -  Há alguma diferença entre comércio   va do  cliente  é  que  tudo  isso  ocorra  tão   Um outro  fator de certa preocupação é a
         eletrônico e marketing/»?/« Internet?  rapidamente  quanto  ele  foi  atendido  na   nossa ainda pequena habilidade para lidar
                                            loja virtual. Isto não acontece ou, quando   com computadores. Apesar de possuirmos
         JP -  O comércio eletrônico é uma tradução   acontece, custa caro. O custo de uma en­  mais de 10 milhões de usuários na rede, em
         adequada para e-business. Logo, há imen­  trega de um livro da Amazon, pela FedEx,   termos relativos isso ainda é muito pouco.
         sas possibilidades  para agiüzação de  ne­  no Rio ou em São Paulo, é maior do que o
         gócios  através  da Internet,  em  vista dos   do livro.              TB  —  Qual  o futuro  do  m a rk e tin g
         seus  amplos  recursos  de  transporte  e                             via Internet?
         visualização de praticamente qualquer coi­  TB -  Quais as empresas que estão tendo su­
         sa, com velocidade quase instantânea. Isso   cesso  através  do  m a rk e tin g   via    JP -  Creio que ficou claro que -  apesar das
         é ótimo para transações financeiras ou para   Internet?               críticas e restrições que faço -  sou, não só
         reuniões  on-line,  entre  parceiros  que  se
                                                                               um usuário de Internet assumido, mas um
         encontram separados, às vezes, por milha­  JP -A cho que a própria Amazon já apren­  entusiasta. Já não há presente para o profis­
         res de quilômetros. Já o  marketing é, es­  deu muita coisa. As empresas que tratam   sional de marketing que não esteja imerso
         sencialmente, relacionamento entre produ­  o meio como um canal de marketing, uma   até as orelhas na Internet -  e em todas as
         tor e consumidor, entre uma empresa e seus   possibilidade  de  agilizar alguma  fase  da   novas tecnologias. E certamente não have­
         clientes. Pelas características do meio, do   comunicação, do pedido, ou -  importante  rá futuro. É essencial não esquecer, contu­
         lado do cliente, ele se processa verdadei­  -  do SAC (Serviço de Atendimento a Cli­  do,  que  o  marketing tem  os  seus  funda­
         ramente na base um a um. A maior parte   entes), e não como uma unidade isolada   mentos no relacionamento entre as pesso­
         das  empresas  ainda  não  está  preparada  de negócios, estão tendo sucesso.  as. E isso não vai mudar.
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