Page 50 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 2001
P. 50
Internet
M a r k e t i n g
on-line
ainda é desafio
Telebrasil - M arketing na Internet: já é
- A maioria das empresas
uma realidade?
não está preparada para
Lidar de forma one-to-one José Roberto W hitaker Penteado - Fala- José Roberto Whitaker Penteado
se dele, mais do que se pratica. Mas não
TELEBRASIL/novembro-dezembro | 50 conferencista e consultor de pessoas com razoável poder aquisitivo JP — São imensas. A maioria dos sites de
com seus clientes, o que é
há dúvidas de que uma rede de comuni
cação que congrega dezenas de milhões
característica da Internet
TB - Quais as principais oportunidades que
a Internet oferece ao profissional de
dispara o professor,
- portanto, consumidores potenciais de
marketing?
todos os tipos de produtos e serviços -
representa uma excepcional oportunida
de como instrumento de comunicação e
de empresas José Roberto
todas as empresas ainda está sendo ad
de vendas.
Whitaker Penteado. Em
ralmente, profissionais jovens que enten
TB — Quais são os principais problemas
entrevista à Telebrasil, o
dem muito de informática e quase nada
para o marketing na Internet? ministrada por webmasters, que são, ge
especialista analisa os de marketing. Quase todas as homepages
JP - Para responder a esta pergunta, te e os links pela Internet estão estruturados
avanços e desafios deste
mos de repassar o conceito estratégico de em função do próprio meio - e não da
ainda recém-criado marketing, ou marketing-mix. O profis conveniência dos clientes/consumidores.
sional de marketing desenvolve ações em Falta o dedo do profissional de marketing,
segmento no Brasil e no
relação ao produto (ou serviço), à forma para tornar tudo isso realmente amigável
Mundo. Integrante do ção de preço e estabelecimento das con aos olhos do cidadão comum, que é a mai
dições de venda, à distribuição e à comu oria das pessoas que trafega pela Internet.
Conselho Superior da
nicação. A Internet representa, principal
Escola Superior de mente, um novo e poderoso canal de co TB — Por que não cresceram as verbas
municação. A formatação de produtos e de propaganda via Internet?
Propaganda e Marketing, serviços que podem ser oferecidos eficaz
Penteado coordenou e mente pela Internet ainda apresenta pro JP — Crescer, elas cresceram, mas não no
blemas, assim como a sua distribuição fí nível de expectativa do pessoal da infor
redigiu o "Código de Ética sica. Os maiores problemas concentram- mática. O problema é semelhante ao do
do Profissional de se na distribuição, já que um pedido pode próprio marketing, os criativos de propa
ser feito instantaneamente, através da ganda, realmente bons, ainda não domi
Marketing" do Brasil e já rede, mas a entrega terá de percorrer os nam o meio. Acham que é só criar banners
publicou sete livros. canais tradicionais: depósito/estoque- engraçadinhos, fazer “cineminha” de ani
transporte-faturamento-entrega. E os pa mação. Grande parte das pessoas ignora
gamentos ainda são complicados, pela as mensagens ou fecha os quadradinhos
questão da segurança. de anúncios, quando aparecem, sem ler.