Page 50 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 2001
P. 50

Internet






           M a r k e t i n g





                       on-line






                 ainda é desafio





                                             Telebrasil -  M arketing na Internet: já  é
          -  A  maioria  das  empresas
                                             uma realidade?
           não  está  preparada  para
           Lidar  de  forma  one-to-one      José Roberto W hitaker Penteado -  Fala-      José  Roberto  Whitaker  Penteado
                                             se dele, mais do que se pratica. Mas não
      TELEBRASIL/novembro-dezembro | 50  conferencista  e  consultor   de pessoas com razoável poder aquisitivo   JP — São imensas. A  maioria dos sites de
          com  seus  clientes,  o  que  é
                                             há dúvidas de que uma rede de comuni­

                                             cação que congrega dezenas de milhões
          característica  da  Internet
                                                                                 TB -  Quais as principais oportunidades que
                                                                                 a  Internet  oferece  ao  profissional  de
              dispara  o  professor,
                                             -  portanto, consumidores potenciais de
                                                                                 marketing?
                                             todos  os  tipos de  produtos  e  serviços -
                                             representa uma excepcional oportunida­
                                             de como instrumento de comunicação e
          de  empresas  José  Roberto
                                                                                 todas  as  empresas  ainda está  sendo  ad­
                                             de vendas.
          Whitaker  Penteado.  Em
                                                                                 ralmente, profissionais jovens que enten­
                                             TB — Quais são os principais problemas
          entrevista  à  Telebrasil,  o
                                                                                 dem muito de informática e quase nada
                                             para o marketing na Internet?       ministrada por webmasters, que são, ge­
          especialista  analisa  os                                              de marketing. Quase todas as homepages
                                             JP -  Para responder a esta pergunta, te­  e os links pela Internet estão estruturados
           avanços  e  desafios  deste
                                             mos de repassar o conceito estratégico de   em  função  do  próprio  meio  -  e  não  da
           ainda  recém-criado               marketing, ou marketing-mix.  O profis­  conveniência dos clientes/consumidores.
                                             sional de marketing desenvolve ações em   Falta o dedo do profissional de marketing,
           segmento  no  Brasil  e  no
                                             relação ao produto (ou serviço), à forma­  para tornar tudo isso realmente amigável
           Mundo.  Integrante  do            ção de preço e estabelecimento das con­  aos olhos do cidadão comum, que é a mai­
                                             dições de venda, à distribuição e à comu­  oria das pessoas que trafega pela Internet.
           Conselho  Superior  da
                                             nicação. A Internet representa, principal­
           Escola  Superior  de              mente, um novo e poderoso canal de co­  TB  — Por  que  não  cresceram  as  verbas
                                             municação. A formatação de produtos e   de propaganda via Internet?
           Propaganda  e  Marketing,         serviços que podem ser oferecidos eficaz­
           Penteado  coordenou  e            mente pela Internet ainda apresenta pro­  JP — Crescer, elas cresceram, mas não no
                                             blemas, assim como a sua distribuição fí­  nível de expectativa do pessoal da infor­
           redigiu  o  "Código  de  Ética    sica. Os maiores problemas concentram-   mática.  O problema é semelhante ao do
           do  Profissional  de              se na distribuição, já que um pedido pode   próprio marketing, os criativos de propa­
                                             ser  feito  instantaneamente,  através  da   ganda, realmente bons, ainda não domi­
           Marketing"  do  Brasil  e já      rede, mas a entrega terá de percorrer os   nam o meio. Acham que é só criar banners
           publicou  sete  livros.           canais  tradicionais:  depósito/estoque-   engraçadinhos, fazer “cineminha” de ani­
                                             transporte-faturamento-entrega. E os pa­  mação. Grande parte das pessoas ignora
                                             gamentos  ainda  são  complicados,  pela   as  mensagens ou fecha os quadradinhos
                                             questão da segurança.               de anúncios, quando aparecem, sem ler.
   45   46   47   48   49   50   51   52   53   54   55