Page 36 - Telebrasil - Março/Abril 2001
P. 36

adquiriu e onde prefere manter (com algu   Ainda no campo dos americanos do nor­
           ------ o ------                    ma exceção possível) a operação nas Ban­  te, há a presença da MCI/WorldCom na
                                              das A e B , a fim de “segurar” os clientes
                                                                                   Longa Distância, com a Embratel (ex-Te­
                                              existentes.                         lebrás); da Vésper (espelho da Telemar e
                  Megagrupos                    Na operação fixa, a presença italiana -    da Telefônica), com capitais da Velocom
                  americanos                  ainda que numa relação tumultuada com   (com sede em Denver, EUA) que postu­
                                                                                   lou  adquirir  a  operadora  da  BCI  (Bell
                                              o grupo dominante Opportunity -  se dá
                  (EUA,  Canadá  e  México)   com  sua  participação  (19,7%)  na  Brasil   Cellular International).
             Presença  forte  no  longa  distância,  média
                                              Telecom,  que  explora  a  Região  II  (Sul/   Os megagrupos dos brasileiros são re­
             no  sem-fio  e  difusa  no  fixo  comutado
                                              Centro-Oeste). Fruto do citado desenten­  presentados de um lado pela Telemar (Fixo
                                                                                   e Celular na Região I) e de outro, pela Brasil
           STFC                               dimento, a Brasil Telecom não participou   Telecom (Fixo na Região II), com influên­
                                              dos leilões das Bandas D e E.
           Serviço  Telefônico                  A estratégia da União Ibérica dos es­
           Fixo  Comutado                                                          cia italiana.
                                              panhóis e portugueses foi adquirir acer­  Permanecem  fora  dos grandes  grupos
           Vésper                             vos existentes. A Telefônica, concessio­  citados a espelho de Longa Distância In-
           operadora                          nária do Serviço Fixo na Região III, de   telig, com capital inglês da National Grid,
           espelho                            São Paulo, herdou                                    francês da France Te­
           Regiões  I  e  III;
                                              ativos  da Telesp  e                                 lecom e norte-ameri­
           BA,  SE,  PA,  AP,  RR,  MA,  PI,
           CE,  RN,  AM,  PE,  PB,  AL,  SP   concentrou  suas            Detalhes                 cano da Sprint; a es­
                                              operações  celula­                                   pelho GVT (compe­
                                              res  na  Banda  A,       da  mudança                 te na Região II), com
           SMC                                advinda  do  Siste­                                  capital  israelense  e
           Serviço  Móvel                     ma  T elebrás.  A   .  I n íc io   da  o p e ra ç ã o   para  o  Serviço  Móvel
           Celular                                                Pessoal  (SMP)  é janeiro  de  2002;   sede  na  Holanda;  a
                                              Telefônica  e  Por­                                  CTBC  (Algar);  e  a
                                                                  condição  para  as  concessionárias  do  STFC
           BCP  >                             tugal Telecom fir­  -   no  caso  da  Telemar  -  é ter antecipado   Tele  Centro-Oeste,
           Banda  B;                          m aram   parceria    para  2001  as  metas  previstas  para  2003.   do grupo Splice, com
           SP  capital                        para  unir  as  ope­  Um  mínimo  de  90  dias  para  a  Anatei   presença  celular  na
                                              rações  celulares   verificar  o  cumprimento  das  metas.  Amazônia e no Cen­
           BSE  ¦
                                              nas  regiões  mais                                   tro-Oeste; e a Tele-
           Banda  B;                                               .  T e c n o lo g ia   para  as  Bandas  C,D e  E  em
                                              ricas do País e não   1.8  GHz é  a  GSM  (global  System  m obile).   mig e Amazônia Ce­
           PI,  CE,
                                              participaram  dos   As  empresas  das  Bandas A  e  B,  em  800
           RN,  PE,                                                MHz,  possuem  TDMA e  CDMA e  o  AMPS   lular daTO F (TIW
           PB,  AL                            leilões nas Bandas   analógico.  0  GSM  vai  evoluir  para  o   e Opportunity).
                                              C, D e E.            GPRS  (general  packet  radio  Service)  para
                                                O u tro   m ovi­   transmitir  dados  e  para  o  EDGE   A  estratégia  das
           Telecom  Américas  -               mento aglutinador    (enhanced  data  rates fo r  GSM).  organizações pode­
           Banda  B  ¦                        foi  a  criação  da                                   rosas  é  olhar  o
                                                                   .  I n te rc o n e x ã o :  novidade  no  SMP  foi  dar
           .  Tess    .  Telet                Telecom  A m éri­    mais  opções  ao  usuário  móvel  que  agora   mundo globalizado
           SP  interior   RS                  cas, com participa­  poderá  optar  pela  prestadora  que  desejar   como seu mercado.
           .  ATL     .  AmericeL             ção da Bell Cana­    para  efetuar  sua  chamada  de  longa   O discurso do G o­
           RJ,  ES    AC,  RO,  MT,  MS,  GO,  TO,  DF  dá  International   distância.  As  operadoras  SMP  passarão  a   verno  federal é ver
                                                                   ter  uma  licença  adicional  para  explorar  o
                                              (44,3%),  Telmex     serviço  de  longa  distância.  No  SMC,  é  a   um a  com panhia
                                              (44,3%)  e  South­   operadora  móvel  que  negocia,  para  o   brasileira  partici­
                                              ern  Bell  (SBC).    usuário,  qual  operadora  fixa  transitará  as   pando desse time.
           LD                                 No  Brasil,  a  pre­  chamadas  de  L.D.  No  SMP,  toda  chamada   As  telecomunica­
                                                                   móvel  para  móvel  entre  áreas  de  tarifação
                                              sença  desse  con­                                    ções no Brasil devem
           Longa Distância                                         distintas  -  mesmo  que  tais  áreas  estejam
           Nacional                           sórcio, de olho  na   incluídas  na  área  de  prestação  de   também  ser aprecia­
           e  Internacional
                                              América Latina, é    serviço  do  operador  móvel  -  será   das no contexto mais
            Embratel/                         marcada  por  re­    considerada  de  L.D.            amplo da América do
            (MCI/WorldCom)                    centes  aquisições                                    Sul  e  México, onde
           concession ia  incum bent
                                              n a  AT L ,  Tess,                                    poderosas forças dis­
            Região  IV  (todo  o  País)
                                              Telet e Americel e  fala-se de  parceria   putam o controle regional. Filé mignon do
                                              com  a  BellSouth  (BCP),  na  Banda  B   mercado de telecomunicações são as comu­
                                              em São Paulo e no Nordeste.          nicações corporativas das multinacionais e de
   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41