Page 46 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 2001
P. 46
m e r c a d o
Luiz Vieira
Na expectativa de novos negocios,
Telemar cai na rede
Maior operadora de te dores da infia-estrutura celular. para 12.792 mil e as em serviço de 9.723
lefonia fixa do Brasil, a Na longa distância, o Projeto Global 31 m il para 11.807. Os telefones públicos
¦ Telemar criou cinco no- da operadora prevê ampliar a participação aum entaram de 351 mil para 428 mil, I
f vas empresas para atuar de 17% para 18,5% num mercado que digitalização de 80,7% para 89,6%. Os
mais fortemente nas áre deve crescer mais de 100% em cinco anos. pulsos locais atingiram 21.238 milhões
as de transmissão A Embratel tem hoje 47% das chamadas contra os 20.143 milhões do ano anterior
T E L E M A R de dados (Telemar de longa distância. e os milhões de mi
Data), redes corpo Na área de transmissão de dados a Te nutos de longa dis
rativas (Hicorp), c a t t c c n t e r (Contax), d a t a lemar Data, uma divisão que se tomará tância aum entaram
c e n t e r (T next) e Internet (Telemar.com). empresa, atuará tanto na forma tradicio de 5.761 para 6.190,
A empresa investirá este ano R$ 1.55 bi nal quanto com transporte IP, que deverá ainda em 2000. Os
lhão em transmissão de dados e Internet responder pela maior parcela do mercado, empregados próprios
e pretende disputar firmemente com a Em- estimado em USS 7,8 bilhões no ano de red u ziram -se de
bratel, dona de 70% do mercado de comu 2005, e do qual a operadora espera deter 24.383 para 21.090
nicação de dados no Brasil. 21%. Na área de redes corporativas, a es e os contratados cres
O presidente da operadora, Manoel timativa é que em cinco anos a Hicorp con ceram de 16.091
Horádo, admitiu que os planos são ambi siga 20% de um mercado de US$ 2,7 mi para 18.207, com a
ciosos não apenas em comunicação de da lhões. A previsão no mesmo período no relação term inais em
dos. O segmento de longa distância e o segmento de rali c e n t e r é que a Contax serviço/em pregado
mercado de telefonia móvel são outros al detenha 26,7% do total previsto de US$ au m en tan d o de
vos prioritários da empresa, que investirá 2,9 bilhões e que a Tnext chegue a 12% 398,8 para 559,8.
Manoel Horádo:
mais RS 3,5 bilhões em telefonia fixa para do segmento brasileiro de d a t a c e n t e r , esti A operadora au
Planos ambiciosos
superar as metas da Anatei para 2003 e mado em USS 1,1 bilhão. ATelemar.com, m entou a sua parti
entrar, a partir de 2002, na longa distância em negócios de Internet, espera conquis cipação para 23,26% do capital social da
(nacional e internacional). Superadas as tar 6,3% de um mercado orçado em USS Pégasus, que oferece serviços de comu
metas da Agência Reguladora, a operado 1,6 bilhão para 2005. nicação de dados em banda larga e longa
ra poderá atuar nas áreas da Telefónica e Números e Pégasus distância e está presente nas principais
da Brasil Telecom e, se vencer a licitação A Telemar divulgou seus números de cidades do eixo Rio-São Paulo e sua in-
das novas bandas, entrar na telefonia mó 2000, em relação aos de 1999. A receita fovia, em construção, vai interligar tam
vel, cujo investimento, apenas na região líquida acumulada passou de RS 6.222,3 bém outras grandes capitais, de Porto
da Telemar, seria de RS 4 bilhões, a serem milhões para RS 8.146,5 milhões; com as Alegre a Brasília, investindo até 2002
financiados em boa parte pelos fornece linhas instaladas crescendo de 10.465 mil USS 250 milhões.
Intelig completa um ano de olho no corporativo
A Intelig completou um ano de operação com mais de 14 mi A operadora investiu até 2000 cerca de R t 2 bilhões, conta com
lhões de pessoas já tendo realizado chamadas DDD ou DDI por 10 escritórios espalhados por todas as regiões do Brasil, além de
ela, sendo 3 milhõe6 usuários freqü entes, dos quais 2 milhões são trê6 centrais de atendimento ao cliente: Rio, Uberlândia e São
residenciais e 1 milhão corporativos. Para Paulo, que concentra os clientes corporativos. Sua rede atual tem
consolidar esta participação nas companhi 7.600 quilômetros de cabos de fibra óptica, oito centrais telefóni
as, a empresa lançou no final de 2000 vários cas (RJ, SP - duas M G , C E , BA, PA e RS), dois data c e n t e n
pacotes específicos c está ampliando a trans j (RJ e SP) c doí* centros nacionais de opere- H
missão de dados, que este ano receberá RS 500 intelig ções da rede (RJ e SP).Tem rotas internaci
milhões dos RS 800 milhões de investimento onais ativadas para acesso ao mundo intei
totaL No seu primeiro ano, a Intelig conquistou 15% a ro, capacidade em cabos submarinos para
22% das ligações internacionais e 8% das ligações nacio os EUA e Europa, seis estações de comuni
nais do País, e a competição acirrada levou os preços a caírem até cação via satélite: RJ - duas —, AM , AP, M T | M S e bmckkrrej
60% no caso das internacionais e 30% nas nacionais. Pesquisa rea ATM e IP. Até o fim de 2001, terá 15 mil quilómetros dc fibra
lizada mostra que 90% dos clientes estão satisfeitos com os servi óptica própria, 17 centrais telefônicas no Pais e nove estações de
ços prestados por ela. comunicação via satélite. . H f l iv J B