Page 38 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 2001
P. 38

A   n o v a   u n i ã o   i b é r i c a

















                                        Augusto  Gõés









                                       Ao  fundir suas                                                                          om boa pane das atenções então vol­                                                   de  telefonia  móvel  (números de dezem­



                                                                                                                                 tadas para os impasses em torno dos

                                       operações  móveis                                                              C                                                                                               bro de 2000).
                                                                                                                                leilões do Serviço Móvel Pessoal, a
                                                                                                                                                                                                                           Diante de  tal pujança,  os comandos da

                                                                                                                     Telefônica de Espanha e a Portugal Tele­                                                         P T  e Telefonica entenderam ser mais con­
                                       no  Brasil,                                                                   com surpreenderam o setor ao anunciar,

                                                                                                                                                                                                                      veniente unir suas forças do que tentarem

                                                                                                                     em 24 de janeiro, a criação de uma J o i n t ­
                                       Telefônica  e                                                                                                                                                                 comprar novas licenças. “Nossos ativos são

                                                                                                                     v e n t u r e  que reunirá as operações celula­
                                                                                                                                                                                                                     muito complementares", afirmou César Ali-


                                       Portugal Telecom                                                              res das duas empresas no Brasil. Apenas                                                         erta, presidente da Telefonica S.A. O  racio­

                                                                                                                    uma semana antes, a Portugal Telecom,
                                                                                                                                                                                                                     cínio é justificável: considerando que as ope­

                                       criam  gigante                                                                através  da  controlada Telesp  Celular, já                                                     radoras da Banda B atual levaram mais de


                                                                                                                    havia mostrado apetite ao adquirir a Glo­
                                                                                                                                                                                                                     três anos para conquistarem, em média, 32%

                                       mesmo sem                                                                    bal Telecom  por  USS  1,21  bilhão  (veja                                                       do  mercado,  ninguém garante quando as


                                                                                                                    box). Com a segunda tacada só em janei­                                                          futuras competidoras irão se firmar, obtendo

                                       precisar investir                                                            ro, os ibéricos mostraram uma engenhosa                                                         receita capaz de  recuperar os pesados in­



                                                                                                                    alternativa aos leilões das Bandas C, D  e                                                      vestimentos iniciais em licenças e constru­

                                       nas  novas bandas.                                                           E: mesmo que não adquira nenhuma das

                                                                                                                                                                                                                    ção de redes. Os executivos das duas com­

                                                                                                                    licenças,  a  futura  operadora,  ainda  sem
                                                                                                                                                                                                                    panhias negaram que qualquer dificuldade

                                                                                                                    nome, já está presente em uma área que
                                                                                                                                                                                                                    financeira esteja por trás do acordo.

                                                                                                                    engloba 56% da população do País e 71%
                                                                                                                                                                                                                         -  Trata-se de uma decisão puramente

                                                                                                                    do PIB. Os quase 9,4 milhões de clientes
                                                                                                                                                                                                                    estratégica entre empresas saudáveis—ga­

                                                                                                                    das sete companhias envolvidas represen­
                                                                                                                                                                                                                    rantiu Francisco M urteira Nabo, presiden­


              w                                                                                                     tam cerca de 41% do mercado brasileiro                                                          te da Portugal Telecom. De qualquer for-










                                                                               As quatro grandes da telefonia móvel






                                  Joint-venture                                                                  Bell  South                                                 Consórcio  Telecom



                                   Telefonica/PT                                                                                                                                                                                                       Telecom  Italia
                                                                                                                                                                                          Americas










                                                 1                                                                                         /V .                                        I


                                                                                                                                                                                                                                                                                                   I



                                                             í                                                                                                                                                           •-C                                                               /
                                                                                                                                                                                                                   ¦  j

                                                                                                                                           ï








                                                                                                                                                                                                                                                                              m












                           Clientes:  9,4  milhões                                                Clientes:  2,6  milhões                                               Clientes:  2,2  milhões                                                   Clientes:  4,4  milhões


                           População  (MM):  93                                                   População  (MM):  53                                                  População  (MM):  39                                                       População  (MM):  75


                            *  %  População:  56%                                                 *  %  População:  34%                                                 *  %  População:  25%                                                      *  %  População:  48%


                            *  % PIB: 71%                                                         *  %  PIB:  40%                                                       *  % PIB: 28%                                                              *  % PIB:  33%






                           ?  Banda A                                     H  Banda B

                            * Dados referentes á cobertura de coda grupo em reloçõo ao total nacional
   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43