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Estratégia para redes de acesso
ALdionso Marques Machado e Moacir Giansante
A rede de acesso é a porção da infra-estrutura de telecomunicações que
interliga todo cliente à estação local mais próxima, tradicionalmente
dimensionada para o provimento de telefonia.
o ambiente competitivo dos serviços de luída para decidir qual estratégia de evolução te, as configurações de redes híbridas (HFxe
telecomunicações, atualmente em vi será adotada. A comparação técnica e econô FTTx,), os meios de transporte (par metáli
N gência no País, existem grandes expec mica dos diversos caminhos de evolução é o co, cabo coaxial, fibra óptica e sem fio), os
tativas de que a rede de acesso seja um dos fator que possibilita escolha da trajetória de protocolos de transporte (PDH, SDH, ATM,
focos de atenção dos atuais e futuros prove evolução da rede de banda estreita existente IP e WDM) e as tecnologias de transporte
dores de rede e de serviços. para se atingir as de banda larga possíveis. (cab/e modem, RDSI, ADSL, VDSL,
Historicamente, o investimento na rede de No cenário atual, que é de evolução rápida, HDSL e IDSL).
acesso tem representado aproximadamente a avaliação técnica e econômica deve analisar Planejamento
50% do investimento total de uma rede de períodos relativamente curtos, de três a cinco O mercado competitivo obriga os opera
telecomunicações. Para suportar novos servi anos, e calcular os custos de instalação, opera dores de telecomunicações a procurarem so
ços faixa larga, a rede de acesso deverá, neces ção, ciclo de vida, fluxo de caixa, taxa interna luções tecnológicas que minimizem os custos
sariamente, sofrer uma evolução que exigirá de retorno e valor presente líquido do projeto e maximizem as receitas. Este cenário com
investimentos que poderão representar uma de investimento. Isto, para as várias arquite petitivo com grande variedade de arquiteturas
parcela ainda maior do custo da rede, poden turas de rede (ópticas e híbridas). de acesso e de possibilidades de upgrade, alia
do chegar a 70%. Em termos mundiais, até o Para a avaliação econômica, deve-se definir das a variedade de serviços a ser oferecida,
início da década de 90, foram investidos mais a cesta de serviços a ser oferecida e as tarifas obriga o exame rigoroso das alternativas para
de US$ 100 bilhões na tradicional rede de que serão praticadas, além, é claro, da taxa de a escolha da melhor opção.
acesso metálica. Quantidades de investimen penetração esperada para os serviços. Uma cesta Os dados gerais de planejamento que de
tos comparáveis deverão ser empregadas na de serviços atual deve incluir a prestação de vem ser constantemente atualizados podem
evolução da rede de acesso metálica para uma serviços, tais como: POTS, RDSI, VoD, Fast ser agrupados em: da
rede de acesso faixa larga. Portanto, um pla Internet, Voz sobre IP, Vídeo Distributivo, dos de equipa
nejamento cuidadoso deverá ser feito pelas Vídeo Digital Comutado e Interconexão de mento, dados de
empresas operadoras. Redes Locais. cabos, dados de
O mercado está ofertando diversas solu Dentre as soluções tecnológicas para a- infra-estrutura e
ções tecnológicas para se realizar a implanta cesso devem ser consideradas, principalmen-
ção e evolução das redes de acesso. A decisão
de investir em uma nova tecnologia está su
jeita aos riscos e às incertezas inerentes ao
mercado competitivo.
Estratégia de evolução
Neste cenário, o planejamento da
rede de acesso demanda um estudo
profundo e detalhado das diferentes
estratégias de evoluções da rede, acom
panhado de estudos de viabilidade eco
nômica que visem minimizar os riscos a
que os investimentos estão sujeitos.
O maior desafio do atuais operadores de
redes de telecomunicações é a evolução da rede
de banda estreita em pares de cobre. A esco
lha correta da estratégia de evolução é crucial
para um bom posicionamento no ambiente
altamente competitivo que se aproxima.
E necessário que as redes de acesso de fios
sejam continuamente atualizadas com aten
ção ao custo efetivo de se atingir uma rede de Há várias opções
acesso de banda larga, não perdendo de vista tecnológicas para
as diversidades demográfica e de mercado.
O estudo de migração deve levar em conta o cliente acessar a rede
os diversos tipos de clientes da área a ser evo
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