Page 38 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 2000
P. 38

Banda B



                                                cresce na Região Sul



                                                Com  25% em  média  dos terminais em  operação,

                                                Telet e  Global Telecom  continuam  crescendo,

                                                uma  mais  no  pós-pago  e outra  no  pré-pago.


                                                 Depois de um primeiro momento em   pós-pago saía por RS139), ou que ofere­
                                               que as operadoras da Banda B na Re­  cem dezenas de minutos grátis para ami­
                                               gião Sul apresentavam índices reduzi­  gos indicados por clientes, têm resultado
                                               dos de participação nos seus mercados   em novos clientes. A empresa chegou a re­
                                               respectivos, em 2000 o quadro come­  alizar experiências como a de instalar em
                                               çou a se alterar. A Telet, do Rio Grande   táxis de Curitiba (PR) celulares que podi­
                                               do Sul, e a Global Telecom, que opera   am ser usados gratuitamente pelos passa­
                                               em Santa Catarina e Paraná, já supera­  geiros,  apenas  para ligações  locais,  para
                                               ram percentuais de 20% e continuam   demonstrar  a  qualidade  do  produto
                                               crescendo. Diversos fatores são aponta­  oferecido.
                                               dos para esta expansão, como a consoli­  A expansão da cobertura é outro dado
                                               dação das redes, permitindo uma cober­  ressaltado por ele.  Em dezembro do ano
                                               tura cada vez maior e melhor qualidade   passado, ela atendia a 70 localidades nos
                                               de transmissão, e a realização de pro­  dois estados, hoje chega a 92 (cobrindo 70%
                                               moções que atraíram os consumidores.  da população da região); e, para março de
                                                 O diretor de Marketing da Global Te­  2001, a meta é atingir a 160 municípios.
                                               lecom, Sávio Bloomfield,                        No Rio Grande do Sul,
                                               afirmou que em volume de                      a Telet acabou adotando
                                               clientes a operadora pas­                     o nome Claro Digital. O
                                               sou de 170 mil em dezem­                      crescimento da sua base
                                               bro  do  ano  passado  para                   de clientes também é ex­
                                               360 mil em meados de no­                      pressivo, tendo passado
                                               vembro, devendo chegar a                      de  183  mil  em dezem­
                                               450 até o final do ano, o                     bro do ano passado para
                                               que  representaria  uma                       os 450 mil de meados de
                                               participação  de 25%  nos                     novembro,  e  devendo
                                               dois  estados  onde  opera.                   superar os 500 mil no úl­
                                               Segundo ele,  se conside­                     timo mês de 2000, o que
                                               rada a despesa média dos                      representará  mais  de
                                                                      Sávio  Bloomfield,
                                               clientes, a Global Telecom                    25% do mercado gaúcho.
                                                                      Global  Telecom
                                               teria  uma  participação                       O pré-pago foi um fator
                                               ainda maior, já que a grande parcela dos   decisivo na ampliação desta base  e  hoje
                                               seus clientes, cerca de 300 mil, utiliza o   representa 75% dela.
                                               sistema pós-pago,  que  dá uma  maior   A Telet tem realizado uma série de pro­
                                               rentabilidade para a operadora.  moções para atrair clientes. E entre elas,
                                                 Bloomfield observou que a empresa   destaca-se  a  de  pagamento  de  50%  do
                                               tem sido pioneira em uma série de no­  valor da conta do assinante por um de­
                                               vos serviços para os usuários, como o pré-   terminado  tempo.  A  empresa  também
                                               pago sem cartão, o WAP e o serviço de   ampliou  a sua área de  cobertura,  aten­
                                               mensagens curtas com serviços diferen­  dendo  atualmente  a  156  localidades,
                                               ciados. As promoções  que facilitam a   onde residem 78% da população do Rio
                                               aquisição do aparelho (em novembro um  Grande do Sul. (LV)

         38-Telebrasil/novembro-dezembro
   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43