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          Pré-pago supera o pós-pago,


          mas as dúvidas persistem






         Luiz  Vieira
                                                pré-pago continua sendo o grande fator   Rubens Pavan, pre­
                                            0                                   operadora  celular,  a
          Desde  meados  de  2000,  os          de popularização da telefonia celular no   sidente  da  menor
                                                Brasil, respondendo em algumas opera­
                                                                                Se
          terminais  pré-pagos                  doras por 80% de sua base de clientes. Apesar rcom tel  Celular,
                                                                                co
                                                deste potencial, várias operadoras adotaram este nsidera a  tarifa do
          superaram  os  pós-pagos  no      ano promoções visando incentivar a venda de   pré-pago  adequada
                                            terminais pós-pagos. Durante alguns meses, foi   aos custos do sistema
          total de celulares funcionando
                                            difícil encontrar pré-pagos à venda em alguns   e comenta que o pré-
          e  são  9 0 %   do  conjunto  dos   estados, enquanto as operadoras anunciavam em   pago  é  uma  opção
                                            páginas inteiras de jornais novos planos de pós-   economicamente viá­
          aparelhos que estão sendo         pagos. Quando os pré-pagos voltaram a ser anun­  vel para  a operadora
                                            ciados, os consumidores perceberam que os pre­  por uma característi­
          habilitados,  porém  as tarifas
                                            ços dos terminais pós-pagos estavam inferiores   ca: ele incentiva liga­
          elevadas  para  os  usuários e a   aos dos pré-pagos em muitas operadoras.  ções da operadora fixa
                                              Com  esta  operação,  prestadoras  como  a   da região, que é con­  Carlos  Henrique  Moreira,  ATL
          pequena receita gerada para       ATL, que nasceu com o pré-pago e chegou a   trolada pelos mesmos
                                            ter 90% de sua base de clientes neste sistema,   sócios da celular.
          as  operadoras são  questões
                                            conseguiu dobrar o percentual de pós-pagos de   A  CTBC  Celular
          que  persistem,  tendo  levado    10% para 20%. O grande problema apontado   foi a primeira compa­
                                            pelas empresas com relação ao pré-pago é o da   nhia a lançar o sistema
          algumas  prestadoras  a  criarem   sua rentabilidade, considerada muito baixa.  pré-pago no Brasil, em
                                              Levantamentos  realizados  nas  operadoras   março de  1998, e em
          planos de incentivo  para
                                            mostram que o cliente pré-pago gera em mé­  sua base de clientes ele
          terminais  pós-pagos.  Em         dia uma receita mensal bastante reduzida, pois   não predomina. O di­
                                            realiza poucas chamadas, utilizando o celular   retor-superintendente
          paralelo,  outras  realizam       mais  para receber ligações ou  executar cha­  da  C TBC   Celular,
                                            madas a cobrar.                     W eber  Pim enta  de
          promoções incentivando  o
                                              Recentemente, associações de consumido­  Melo,  diz que  isto  se
          uso  do  pré-pago,                res  têm  defendido  a redução  das  tarifas  dos   deve a tradição da em­  Weber  Pimenta,  CTBC
                                                           pré-pagos,  consideradas   presa e  ressalta que o
          mesmo  para  receber                             muito elevadas. Uma de­  pré-pago  é  um  sistema que precisa  ser bem
                                                           las entrou com ação judi­  administrado para manter a rentabilidade das
          chamadas,  de  olho
                                                           cial contra as operadoras   operadoras,  como vem  fazendo  a ATL, em­
          nas tarifas de                                   pleiteando a equiparação   presa do  mesmo  Grupo Algar. Melo lembra
                                                           com as tarifas pagas nos   que por operar na área de cobertura da CTBC
          interconexão  com  as                            sistemas pós-pagos.  Celular, e também na telefonia fixa, o pré-pago
                                                             Algum as  operadoras   não é um mau negócio para a CTBC.
          fixas e  outras
                                                           reconhecem  que as tari­  Dona de um dos maiores percentuais de pré-
          celulares.                                       fas dos pré-pagos dificul­  pago, a ATL começou a operar em dezembro
                                                           tam  um  maior  uso  por   de 1998, sem cobrar; e a partir do mês seguin­
                                                           parte dos  seus  clientes  e   te, comercialmente, e já apostando no pré-pago.
                                                           se mostram divididas em   Mais  de  90%  de  seus  clientes,  nesse  tempo,
                                                           relação ao assunto.  utilizaram  este  sistema e  a empresa diz que
                                                             A Telesp Celular lem­  continuará investindo no serviço. Carlos Hen­
                                                           bra que  tem reduzido  as   rique Moreira, presidente da ATL, lembra que,
                                                           tarifas, que caíram de R$   se  não fosse esta opção,  muitos  clientes  não
                                Rubens  Pavan,  Sercomtel
                                                           1,40  para  R$  0,80,  mas   seriam usuários e que apesar da menor rentabi­
                                            admite  que  isto  tem sido possível  devido  ao   lidade o pré-pago não dá prejuízo, principal­
                                            volume de terminais pré-pagos, que somavam   mente quando se tem uma base expressiva des­
                                            em setembro último cerca de 2,1 milhões. Em   tes terminais operando. Estudos de penetração
                                            operadoras com base muito reduzida de clien­  por classe social demonstram a contínua ne­
                                            tes isto, certamente, é muito mais difícil.  cessidade deste sistema não só para as classes C
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