Page 42 - Telebrasil - Setembro/Outubro 2000
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1- Wireless 1
O p e r a d o r a s c u m p r e m m e t a s ,
m a s e x i s t e m p r o b l e m a s
Luiz Vieira
A Anatei divulgou os indicadores de Reclamações de cobertura e congestionamento
qualidade das operadoras celulares do mês
por mil acessos móveis em operação
de agosto, quando a maior parte deles su
perou as metas definidas pelo órgão regu R e g i ã o / B a n d a A B
lador. Apesar deste quadro favorável, per J a n . A g o . J a n . A g o .
sistem problemas em algumas áreas e a
C R C R C R C R
comparação com os resultados alcançados
São Paulo capital 15 0,5 15 0,19 19 4,14 17 1,22
em janeiro último mostra a evolução que
São Paulo interior 15 0,5 15 0,19 26 4,4 16 1,8
algumas prestadoras vêm obtendo.
Rio de Janeiro 20 13,7 18 9,8 40 18,1 28 10,01
Os indicadores da Anatei consideram
Minas Gerais 5 1,24 5 0,38 25 4,3 23 10,31
vários itens e analisando o conjunto das
operadoras celulares do início do ano até Bahia 30 10,74 24 6,74 25 8,4 23 4,92
agosto temos resultados positivos. Por Ceará 2,76 18 0 , 8 6
exemplo, a taxa de queixas caiu de 3,08% Amazonas 4,77 17,8 2,72 21,6 19 0,54
para 1,71%, o número de reclamações de Distrito Federal 7,1 19 0,26 15 2,32 15 0,77
cobertura e congestionamento por mil aces Paraná 20 0,5 15 0,2 56,31 20,95 44,09 1,04
sos móveis em operação foi reduzido de Rio Grande do Sul 3 25 1,0/ 15 4,04 15 1,05 ¦
5,03 para 2,62 e o percentual de taxa de
atendimento dos centros de atendimento
Taxa de chamadas originadas completadas
das operadoras aumentou de 67,03% para ( % )
74,06%, com a taxa de resposta ao usuário R e g i ã o / B a n d a A B
passando de 97,77% para 99,4%. J a n . A g o , J a n . A g o .
A taxa de atendimento ao público cres c R c R c R c R
ceu de 76,56% para 82,26%, o número de São Paulo capital 60,81 46 56,55
contas com reclamação de erros em mil do
São Paulo interior
cumentos emitidos baixou de 9,77 para
Rio de Janeiro 52,7 36,3
6,35, a taxa de chamadas completadas au
Minas Gerais
mentou de 47,29% para 52,5%, a taxa de
Bahia 60,42 57 43,87 45 54,63
estabelecimento de chamadas foi amplia
Hear a 35 49,99 40
da de 88,15% para 88,91% e a taxa de 57,21 46 48,3
w
Amazonas 50 50 47,11
queda de ligações foi reduzida de 2,61% 63,34 53,1 60,43 43 47,56
para 1,87%. Distrito Federal 43 62,09 , 50 61,84 57 52,09 57 54,:
As tabelas indicam os resultados de ja Paraná 50 48 52 54 56,19 54,99 56,52 55,35
neiro e agosto de operadoras das Bandas Rio Grande do Sul 47 50 50 56,35 57 58,71
A e B em alguns dos principais mercados
Taxa de queda de ligações (%)
brasileiros, para três dos principais indica
dores de qualidade dos serviços. Os nú R e g i ã o / B a n d a
meros em vermelho mostram os casos em
J a n . A g o . J a n . A g o
que as empresas não alcançaram as metas
fixadas pela Anatei. Nestes três indicado
São Paulo capital
res, apenas a taxa de chamadas originadas
São Paulo interior
completadas não atingiu a meta da Agên
Rio de Janeiro
cia em cinco das 18 operadoras aqui anali 1,15
sadas no mês de agosto último. Todas as
Bahia
cinco são novas operadoras da Banda B, 2,24 2 1,96 4,5 1,25 3,5
que estão completando as suas redes. Ceará 2,12 1 3,5 2,11 3 0,58 3
A única operadora da Banda A, aqui ana Amazonas 2,11 3,9 1,75 4 0,74 3,4
lisada, que não cumpriu esta meta em ja Distrito Federal
1,53 3,4 1,41 3 1,07 3
neiro último foi a do Paraná, que em agos Paraná
2,6 3,5 T 6 2,7 2,46 2,49
to superou a taxa estabelecida pelo órgão Rio Grande do Sul
2,8 3,6 1,83 3 1,12 3 I
regulador.
C - Combinado; R - Realizado