Page 34 - Telebrasil - Maio/Junho 2000
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Augusto Góes







          3 4  Centrais de                                                                                            Eric Lieb, diretor para a América Latina                                                       voz sobre IP é limitada pela qualidade das


                                                                                                                      da Genesys, uma das empresas a oferecer                                                         redes, que ainda é baixa”, avaliou ele.
              aio-junho/2000

                     atendimento do                                                                                   soluções de atendimento via Web.                                                                    A implantação do Internet Call Center



                                                                                                                                                  Operadoras                                                         da  Atento  consumiu  cerca  de  RS  3  m i­

                     Brasil começam                                                                                       Antes mesmo da compra da Quatro/A                                                          lhões em hardware e software, incluindo o


                                                                                                                                                                                                                     investimento feito pela Quatro /A.  A Varig
                                                                                                                      pela Atento, as duas empresas já eram as
              m a ver a Internet como                                                                                 primeiras a investir no chamado Internet                                                       foi um dos primeiros clientes a adquirir o



                                                                                                                                                                                                                     serviço: através do site da Varig e do pro­
                                                                                                                      Call Center.  Em  processo  de  integração
              Telebrasil   sinônimo de                                                                                desde fevereiro, as operadoras unificaram                                                      grama  de  milhagens  Smile,  a  empresa já



                                                                                                                                                                                                                     tem gerência organizada de e-mails e faz
                                                                                                                      a infra-estrutura e a gestão do atendimen­

                     negócios.
                                                                                                                                                                                                                     reservas  online,  além  de  em  breve  poder
                                                                                                                      to  na  Rede.  Em  maio,  cerca  de  100  das


                                                                                                                     quase  12  mil posições de atendimento -                                                        estar  disponibilizando  a  opção  de  chat.
                                                                                                                                                                                                                     Lojas Americanas c Brasil Seguridade es­
                                                                                                                      PAs -   da  nova Atento já estavam  adap­

                          Durante um bom tempo situado no rol                                                        tadas à Web. Até o fim do ano, a empresa                                                        tão entre as empresas que também já ade­


                     da futurologia,  o  atendimento  ao cliente                                                     pretende chegar a 200.                                                                                      riram ao Internet  Call Center. A tu­


                     via Internet finalmente tornou-se a “bola                                                                                                                                                                   almente,  menos  de  5%  do  fatura­
                                                                                                                     Estas posições, chama­

                     da vez”  no  setor brasileiro de  call centers.                                                                                                                                                             mento  da Atento vêm  dos  serviços
                                                                                                                     das de enable PAs, es­

                     As principais operadoras já disponibilizam                                                      tão prontas para as três                                                                                    via Rede, mas Calbucci confia que o


                     ou estão em vias de implantar a nova mo­                                                        formas  básicas  de  in­                                                                                    atendimento na Internet vai se alas­


                     dalidade,  provocando  intensa  movimen­                                                        teragir via Web:  atra­                                                                                     trar  rapidamente.  “A   empresa  que


                     tação entre os fornecedores de  tecnologia.                                                     vés  de c-m ail,  chat ou                                                                                   tem  uma página  na W eb sem solu­


                         Uma  das justificativas  para  os  investi­                                                 voz sobre  IP. Tais op­                                                                                     ção  montada para atender seus cli­


                    mentos é  a  luta para  aumentar a  eficácia                                                                                                                                                                 entes c parceiros está comcrcialmcn-
                                                                                                                     ções surgem quando o

                    do comércio eletrônico.  Estudos realiza­                                                        internauta clica no link                                                                                    te morta”, afirmou.


                    dos nos Estados Unidos mostram que cer­                                                                                                                                                                           Outra operadora de expressivida­
                                                                                                                     “fale conosco”, presen­

                    ca de dois terços dos internautas acabam                                                         te na maioria dos sites.                                                                                    de nacional, a A CS Call Center (gru­


                    desistindo  de  suas  compras  pouco  antes                                                                                                                                                                  po Algar) pretende lançar, até o final
                                                                                                                     Segundo  Aguinaldo

                    de  dar  o  clique  de  “O K ”  da  aquisição,  e                                                                                                         Aguinaldo Calbucci,                                de  julho,  seus  serviços  de  atendi­
                                                                                                                     Calbucci,  presidente                                    da Atento

                    saem  da                                          home                   page logo  em  seguida.  “O                                                                                                         mento na Internet. Com um investi­
                                                                                                                     da Atento, o chat ten­

                    consumidor precisa de uma motivação fi­                                                                                                                                                          mento de USS 300 mil, a A CS espera con­
                                                                                                                    de a ser a opção mais popular. “O  c-mail,

                    nal,  que  poderia  ser  um  esclarecimento                                                                                                                                                      tar com  15 a 20 PAs do tipo enable ainda
                                                                                                                    apesar de importante, não satisfaz os con­

                    dado por um  atendente                                           ”,  teorizou                                                                                                                    no primeiro semestre. Anselmo Sanches,
                                                                                                                    sumidores impacientes. Já a alternativa de
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