Page 34 - Telebrasil - Maio/Junho 2000
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Augusto Góes
3 4 Centrais de Eric Lieb, diretor para a América Latina voz sobre IP é limitada pela qualidade das
da Genesys, uma das empresas a oferecer redes, que ainda é baixa”, avaliou ele.
aio-junho/2000
atendimento do soluções de atendimento via Web. A implantação do Internet Call Center
Operadoras da Atento consumiu cerca de RS 3 m i
Brasil começam Antes mesmo da compra da Quatro/A lhões em hardware e software, incluindo o
investimento feito pela Quatro /A. A Varig
pela Atento, as duas empresas já eram as
m a ver a Internet como primeiras a investir no chamado Internet foi um dos primeiros clientes a adquirir o
serviço: através do site da Varig e do pro
Call Center. Em processo de integração
Telebrasil sinônimo de desde fevereiro, as operadoras unificaram grama de milhagens Smile, a empresa já
tem gerência organizada de e-mails e faz
a infra-estrutura e a gestão do atendimen
negócios.
reservas online, além de em breve poder
to na Rede. Em maio, cerca de 100 das
quase 12 mil posições de atendimento - estar disponibilizando a opção de chat.
Lojas Americanas c Brasil Seguridade es
PAs - da nova Atento já estavam adap
Durante um bom tempo situado no rol tadas à Web. Até o fim do ano, a empresa tão entre as empresas que também já ade
da futurologia, o atendimento ao cliente pretende chegar a 200. riram ao Internet Call Center. A tu
via Internet finalmente tornou-se a “bola almente, menos de 5% do fatura
Estas posições, chama
da vez” no setor brasileiro de call centers. mento da Atento vêm dos serviços
das de enable PAs, es
As principais operadoras já disponibilizam tão prontas para as três via Rede, mas Calbucci confia que o
ou estão em vias de implantar a nova mo formas básicas de in atendimento na Internet vai se alas
dalidade, provocando intensa movimen teragir via Web: atra trar rapidamente. “A empresa que
tação entre os fornecedores de tecnologia. vés de c-m ail, chat ou tem uma página na W eb sem solu
Uma das justificativas para os investi voz sobre IP. Tais op ção montada para atender seus cli
mentos é a luta para aumentar a eficácia entes c parceiros está comcrcialmcn-
ções surgem quando o
do comércio eletrônico. Estudos realiza internauta clica no link te morta”, afirmou.
dos nos Estados Unidos mostram que cer Outra operadora de expressivida
“fale conosco”, presen
ca de dois terços dos internautas acabam te na maioria dos sites. de nacional, a A CS Call Center (gru
desistindo de suas compras pouco antes po Algar) pretende lançar, até o final
Segundo Aguinaldo
de dar o clique de “O K ” da aquisição, e Aguinaldo Calbucci, de julho, seus serviços de atendi
Calbucci, presidente da Atento
saem da home page logo em seguida. “O mento na Internet. Com um investi
da Atento, o chat ten
consumidor precisa de uma motivação fi mento de USS 300 mil, a A CS espera con
de a ser a opção mais popular. “O c-mail,
nal, que poderia ser um esclarecimento tar com 15 a 20 PAs do tipo enable ainda
apesar de importante, não satisfaz os con
dado por um atendente ”, teorizou no primeiro semestre. Anselmo Sanches,
sumidores impacientes. Já a alternativa de