Page 74 - Telebrasil - Março/Abril 2000
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(îniiîiosos











                                                                                                                                                                                                       (




















                                                                                                            t  t











                                                                                                                    U m   a p o i V n à s   i m p o r t a ç ô ë























                             A  mudança  do  modelo estatal  e  monopolista  de telecomunica­



                        ções para o atual mercado privatizado e competitivo trouxe trans­




                        formações  operacionais  expressivas  para  as  operadoras  de tele­




                        comunicações  que  passaram  a  enfrentar uma  série  de  novos  de­




                        safios  que,  no  antigo  modelo,  praticamente  não  existiam.





                              Controladas  em  sua  maior  parte  por                                                importações  ocasionais,  permanecendo                                                           procedimento que exige suporte jurídico


                         empresas internacionais, que tinham uma  ociosos na maior parte do tempo. Segun­                                                                                                             c fiscal, proporcionando aos clientes o ba­


                         política de compras global, as novas teles  do ele, empresas como a Coimex podem                                                                                                             rateamento  do  chamado  Custo  Brasil”,

                0
                0        privatizadas passaram a ter grande parte  proporcionar a essas companhias expres­                                                                                                            lembrou o empresário.
                0        de suas encomendas proveniente de im­                                                       sivos ganhos de prazo e preço.                                                                        Pargana ressaltou, ainda, o atendimen­
                ril/2    portações, enquanto no modelo estatal a                                                         -  A Coimex c especialista em todas as                                                      to personalizado dos clientes da Coimex,




                b

                a        maior parte delas era realizada junto a for­                                                fases do processo de importação, realizan­                                                      pelos gerentes das células de negócios em
                o
                rç       necedores instalados no Brasil.                                                             do inclusive o acom­                                                                                                                          que a empresa se es­

                a        melhores procedimentos para realizar uma  terior das operações                                                                                       Números  da empresa                                                                  pecializou,  para ob­
                              Neste quadro, a questão de escolher os  panhamento no ex­
                Telebrasil m  importação  passa  a  ter  um  papel  muito  de seus clientes para                                                                       Lucro  liquido                                            3 4 .0 0 0                        ter  um  melhor  co­

                                                                                                                                                                               em  1999  (em  R$  mil)


                                                                                                                                                                                                                                                                   nhecimento das ne­


                         importante, principalmente num mercado  evitar erros que po­
                                                                                                                                                                                                                                                                   cessidades dos clien­

                         competitivo, no qual as margens de lucro  dem  causar  atrasos


                         tendem  a ser reduzidas pela competição  de produção e o pa­                                                                                   Vendas  brutas                                      1.600.150                              tes  e  promover  um
                                                                                                                                                                                                                                                                   atendim ento  mais
                                                                                                                                                                        P atrim ónio  líquido
                                                                                                                                                                                                                                 5 1 .6 0 0
                         existente, que gera equipamentos c tari­                                                    gamento  de  multas                                                                                                                           adequado  a  elas.  A


                         fas cada vez mais baratos para o usuário,  e impostos indevidos -  contou ele, obser­                                                                                                        empresa teve em  1999 cerca de  15% do



                         agora chamado de cliente e cortejado por  vando que os ganhos de escala em impor­                                                                                                            seu faturamento oriundo da área de tele­


                         ofertas tentadoras em várias prestações.                                                    tações coordenadas por tradings, como a                                                          comunicações e a estimativa é de que cm


                              A Coimex Internacional, voltada para o  Coimex, possibilitam reduções de custos                                                                                                         2000 esta participação cresça para 20%.


                         comércio exterior que, cm 1998, conseguiu  de 3% a 5% no valor global, podendo che­                                                                                                               Devido ao alto valor unitário dos auto­


                          o melhor desempenho no setor -  segundo  gar  a  50%  nas  despesas  de  seguro  e  a                                                                                                       móveis, o setor automobilístico respondeu



                          a publicação Exame Melhores c Maiores,  números também expressivos nos fretes c                                                                                                             no  ano  passado  por  50%  da  receita  da


                          de julho do ano passado -, percebeu  no  tarifas de armazenagem.                                                                                                                            empresa.


                          processo  de  mudanças  do  segmento  de                                                                                                                                                         Atenta às tendências, a Coimex criou
                                                                                                                                        Agregando valores
                          telecomunicações um grande potencial e                                                                                                                                                       uma subsidiária para a área de logística,


                          nele  investiu,  conquistando  cerca  de  20                                                    Ele comentou que cm importações para                                                         que atuará também no mercado brasilei­


                          empresas  do  setor,  entre  operadoras  de                                                 o setor de telecomunicações tem sido pos­                                                        ro  para  apoiar  operações  de  e-commcrce


                          telecomunicações e fornecedores de ser­                                                     sível agregar valores no processo de im­                                                         que  tendem  a  crescer bastante  no  País,


                          viços e equipamentos para o setor.                                                          portação, por exemplo, agilizando a entre­                                                       além de apoiar as operações internacio­



                               O presidente da empresa, o português                                                   ga de produtos prontos através de homo­                                                          nais realizadas pela Coimex, que está re­


                           Antônio José Louça Pargana, lembrou que                                                    logação dos mesmos ainda nos armazéns.                                                           alizando, também, investimentos em um


                           as operadoras c os fornecedores não pre­                                                    “A implantação de um NBM único para                                                              porto privado no Espírito Santo. Em 1999,


                           cisam  ter  departamentos  especializados                                                   um conjunto de  componentes de  deter­                                                           as vendas brutas tiveram um crescimento


                           cm importação, que exigiriam vultosos in­                                                   minado  equipamento, já  realizada  pela                                                         de 21% sobre as do ano anterior e no pe­


                           vestimentos, para realizar apenas algumas                                                   empresa c permitida pela legislação, é um                                                        ríodo o lucro cresceu 8%. (LV)
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