Page 78 - Telebrasil - Março/Abril 2000
P. 78

Publicações










                                                                                                                               Clientes.com
                             Telecomunicações                                                                                                                                                                                     Vale a pena usar a Internet grátis?

                             Juarez do  Nascimento                                                                             Patricia  B. Seybold

                             Makron Books                                                                                      Makron Books                                                                                            Na edição anterior, perguntamos aos lei­

                                                                                                                               362  páginas
                             341  páginas                                                                                                                                                                                          tores quem estava pagando a conta no caso


                                                                                                                                                                                                                                 da  Internet  gratuita.  O  maior  número de
                                                                                                                                      Em  meio ao
                                  Oito anos depois de surgir no merca­                                                                                                                                                           respostas indicou duas situações: na primei­

                                                                                                                                 “boom" de gui­
                              do editorial, a obra de Juarez do Nasci­                                                                                                                                                           ra, o interesse em aumentar o tráfego telefô­

                                                                                                                                 as sobre como
                              mento ganha 2a edição com todas as atu­                                                                                                                                                            nico visto serem as operadoras acionistas das

                                                                                                                                 ganhar  d i­
                              alizações necessárias e sete capítulos in­                                                                                                                                                         empresas de Internet gratuita; e, na segunda,


                              teiramente novos. O texto aborda os prin-                                                          nheiro na In­                                                                                   o interesse cm obrigar o usuário a utilizar o


                                                                ^   cipais aspectos relaci­                                      ternet,  des­                                                                                   “portal” da empresa de acesso.

                                                                                                                                                                                                                                      Estas abordagens não são adequadas: rc-
                                                                        onados com a trans­                                      taca-se  esta                                                                                   almcnte,  as  empresas  telefônicas  são acio­


             c                                                            missão  digital  e                                     obra escrita                                                                                    nistas da maioria dos provedores gratuitos,


                                                                                                                                 pela funda­
                                                                           analógica, incluindo
            1                                                               temas atuais como                                    dora e CEO                                                                                      mas não acho que esta seja a motivação, uma




                                                                              radiodigital, telefo­                              do  Patricia  Seybold  Group,                                                                   vez que a utilização da rede telefónica se dá,
                                                                                                                                                                                                                                 de uma  forma  ou outra,  através de acessos
                                                                               nia celular, PCM-                                 empresa norte-americana de consul­                                                              locais independentes do destino da chamada


                                                                                TD M   e  Hierar­                                toria  que  tem  clientes  como  Ame-                                                           e,  além  do  mais,  o  investimento que  vem


                                                                                  quia  D igital.                                ritcch,  H ew lett-Packard,  FM I  e
                                                                                                                                                                                                                                 sendo feito é sensivelmente superior a pro­

                                                                                   Como o enfoque                                Microsoft. O foco é o e-commerce, com                                                           váveis  aumentos  de  renda  na  utilização da


                                                                                    matemático  é                                dicas  para  profissionais  que já  este­                                                       rede.  Para a hipótese de utilização dos “por­


                                                                                      rclativamente                              jam ou desejem entrar no ramo mais                                                              tais”, rcalmentc alguns provedores gratuitos


                                                                                      pequeno,  o  li­                           disputado da atualidade. Grande par­                                                            implementam essa obrigatoriedade. Porém,


                                                                                  vro  é  útil  não                              te do texto é baseada em cases de em­                                                           a  concorrência  entre  eles já  fez com  que a



                      0                      apenas para alunos de telecomu­                                                     presas  que  se  destacaram  por  boas                                                          maioria abolisse esta “limitação”.
                      0                                                                                                                                                                                                              A razão -  a mais plausível -  é que ainda
                      0        nicações c eletrónica, podendo ser des­                                                           idéias no comércio eletrônico, sejam
                      ril/2    frutado por leitores interessados que te­                                                         elas megacorpo-rações ou negócios de                                                            não se conhecem as verdadeiras regras desse


                                                                                                                                                                                                                                 novo  mundo  dos  negócios  na  Internet.  O
                      b        nham certas noções técnicas.                                                                       médio e pequeno portes.
                      a                                                                                                                                                                                                          que se sabe, é que vencerão no mercado as
                      rço                                                                                                                                                                                                        empresas  que  estiverem  mais  solidamente




                      a                                        0   q u e   a c o n t e c e   p e l a s   e d i t o r a s                                                                                                         plantadas, com uma carteira de clientes gran­
                      Telebrasil m  Nokia. A publicação é, na verdade, uma                                                    da Digitei, dá prova de longevidade, sen­                                                          Assim, a imensa motivação seria o posicio­
                                                                                                                                                                                                                                 de em número e com o seu nome conhecido.


                                                                                                                                  ¦ O house-organ  Networking News,
                                         ¦  Link é  a  nova  revista  mundial da

                                                                                                                                                                                                                                 namento no negócio ou como diz a expres­


                                    reformulação do house-organ Discovcry,


                                                                                                                                                                                                                                 business.
                                    que acabou mudando de nome. Já está                                                       do publicado há quase sete anos. E men­                                                            são cm inglês: first to hc in business, after to do
                                                                                                                              sal c tem tiragem de 12 mil exemplares,
                                    sendo  produzida  trimestralmcnte  cm                                                     cumprindo fielmente sua missão edito­                                                                   E,  do  ponto  de  vista  do  usuário, vale a


                                    grande formato (34 x 25 cm), com a pri­                                                   rial. Já a AsGa Microcletrònica, que com­                                                          pena usar a Internet gratuita? Acho que não.

                                                                                                                                                                                                                                      Primeiro, porque, hoje, o custo de acesso
                                    meira edição datada do final de  1999.                                                    pletou  10 anos, lançou em novembro o

                                                                                                                                                                                                                                já desceu a um patamar razoável, chegando a
                                    No Brasil, pode causar confusão com a                                                     boletim informativo Jornal AsGa.
                                                                                                                                                                                                                                 ser menor do que o custo com a utilização da
                                    homônima revista de telecomunicações
                                                                                                                                                                                                                                 rede telefônica (... mas, para complicar o ra­
                                    da Plano Editorial.                                                                            ¦  A  Rede  Nacional  tie  Pesquisa
                                                                                                                                                                                                                                 ciocínio, já existem provedores de acesso gra­

                                                                                                                              (RNP) lançou, em março, o boletim tri­                                                             tuito que oferecem  também a ligação tele­

                                                                          ¦         O Centro Latino                           mestral RNP Notícias. É dedicado às ati­                                                           fónica via 0800). Segundo, porque o que se


                                                                       Americano de Estudos                                   vidades da entidade, com ênfase para os                                                            quer hoje é a Internet a alta velocidade e os


                                                                        da Economia das Tele­                                                                                êxitos em projetos                                  acessos gratuitos se limitam as baixas veloci­



                                                                         comunicações (Cclaet)                                                                                 ligatl os  à  Inter­                              dades. Além disso, por ser gratuito o serviço,


                                                                          publica, desde setem­                                                                                 net  e  Intranets.                               não está existindo um controle quanto a ve­


                                                                           bro  do  ano  passado,                                                                                A  RN P  m an­                                  racidade  e  certificação  dos  usuários, o que


                                                                            um  pequeno c  inte­                                                                                  tém,  ainda,  o                                abre uma porta a fraudes e confusões e uma


                                                                             ressante  jornal  bi­                                                                                 newsletter ele­                               má utilização da rede.


                                                                               mestral com o mes­                                                                                                                                    Vamos  continuar este  assunto  na próxima
                                                                                                                                                                                     trônico News-

                                                                                mo  nome da enti­                                                                                                                                coluna. Continuem mandando suas opiniões.
                                                                                                                                                                                      G cn eratio n                                                                                bnay@rio.com.br

                                                                               dade.  Com  seções
                                                                                                                                                                                       (www.rnp.br/


                                            de análise c debate, tem a edição de                                                                                                                                                            w w w . t e le b r a s il. c o m . b r
                                                                                                                                                                                        new sgen/),

                                    Marina Juarez e a coordenação geral de
                                                                                                                                                                                        com  bons                                            lmil visitas mensais

                                   Márcio Wohlcrs.
                                                                                                                                                                 artigos sobre tecnologia.                                                   auditadas no  site Telebrasil
   73   74   75   76   77   78   79   80   81   82   83