Page 70 - Telebrasil - Março/Abril 2000
P. 70
Call Center
D i s c ó r d i a n a l i n h a
Augusto Góes
C o m p r a d a Q u a t r o / A p e l a A t e n t o c r i a p o l ê m i c a e c h a m a
a t e n ç ã o s o b r e o r e a l t a m a n h o d o s e t o r d e t a l l t e n t e r s .
Um grande negócio e uma enorme con to é o fato das duas pertencerem ao mes m ais de 4,5
fusão. Assim pode ser definida a transação mo grupo espanhol c não vê motivos para milhões), sem
de mais de RS 250 milhões que se posicionar sobre o assunto. fornecer os re-
reconfigurou o mercado brasileiro de call sultados do
Números do mercado
centers. A Atento - empresa que em me ano passado
nos de um ano de atuação no Brasil já era Além do aspecto legal, a briga do nem os valo
a maior do setor - ficou 50% maior após Sintelmark contra a Atcnto/Telefônica sus res de “rninu-
comprar, em fevereiro, a cita questionamentos so tagem ”, por
Quatro/A, segunda do bre as dimensões reais do exemplo.
ranking. A compra resul rJê!'efimim setor em ebulição. Apesar A pesar da Alexandre Jau
tou num gigante com cer de discordar da tese de precariedade de informações, a Associa
ca de 13 mil PAs (posi concentração, a própria ção Brasileira de Telemarketing (ABT) es
ções de atendimento) e Atento mostra dificulda tima que no ano passado o setor de call
22 mil operadores, várias vezes maior que de em oferecer números palpáveis, calcu centers tenha movimentado RS 44 bilhões,
7Q concorrentes mais próximos, como ACS e lando apenas possuir 10% dos calculando ainda haver
Futura. O rebuliço gerado pelo negócio foi 130 mil PAs que o mercado tendência a um crescimen-
arço-abril/2000
aumentado, ainda mais, pelo fato da Aten brasileiro teria condições de ab *------ to de 22% este ano. A dé-
t o !
to fazer parte do Grupo Telefônica de Es sorver. Levando-se em conta a t e n t o cada passada foi “divisora
panha. O Sindicato das Empresas de Te apenas as empresas que ofere de águas” para os centros
lemarketing de São Paulo (Sintelmark), que cem seus serviços a terceiros, a fatia seria de atendimentos, impulsionados principal
antes da compra já protestava contra a li bem maior, podendo chegar aos 50%. mente pela criação do Código de Defesa
gação Atento/Tclefônica junto à Secreta A direção da empresa não sabe estimar, do Consumidor e pelo aumento do inves
Telebrasil m (SDE) c ao Conselho Admi m entretanto, o número real de timento das empresas em telcatendimen-
ria de Defesa Económica
PAs em funcionamento no
to. Apesar de visualizar um crescimento
nistrativo de Defesa Econô
País. As entidades do ramo
contínuo nos próximos anos, o vice-presi
mica (Cade), viu aumentar
seus argumentos de que es destacam ainda a grande di dente do Sintelmark entende que, além da
ficuldade cm obter, junto às concentração do mercado, a expansão dos
taria havendo abuso de poder econômico e companhias telefónicas, números absolu web call centers pode ser uma ameaça a
violação à concorrência. tos sobre o tráfego proporcionado pelos alguns provedores estabelecidos.
- Pela legislação, as operadoras deveri SACs. Questionada sobre o assunto, a Te- - Quem quiser sobreviver terá que se
am oferecer seu tráfego para a concorrên lemar divulgou apenas o número de liga preparar, desde já, para o atendimento via
cia, mas ao invés disso ocorre uma forte ções 0800 efetuadas em janeiro (pouco Rede, profetiza Jau.
concentração de mercado. Na prática, ain
da há o monopólio das teles, e o Governo
federa] tem que acordar para isso - salien A n o v a A t e n t o
tou Alexandre Jau, vice-presidente do
Sintelmark.
Indepcndentemente das decisões da provedor Terra/ZA Z também perten
A Sociedade Brasileira de Prestadores SDE ou do Cade, a Atento segue sua cer ao grupo Telefonica. A carteira de
de Serviços de Tclcinformações (Sitcl), ape
trajetória dc investimentos agressivos e clientes da Atento, que já tinha empre
sar de não ter se envolvido diretamente no já anunciou a inauguração dc duas no sas como Telefônica, ZAZ, Editora Abril
assunto, também mostra-se preocupada. vas centrais de atendimento, em Brasí e Gessy Lever, foi acrescida de novos
- Além de direcionar todo o tráfego para
lia (DF) c em Ribeirão Preto (SP). A nomes de peso como Unibanco, Ford,
a Atento, pode-se interpretar que a Tele empresa também tem planos de ampli Credicard, Varig, Editora Globo e Vés
fônica achou uma ótima forma de remessa ar seus negócios para a Web, através de per. O faturamento da Atento, de RS
de lucros - raciocinou Marco Contreras, e-commerce e implantação de sites. A 100 milhões em 1999, pode chegar aos
presidente da Sitcl. A Telefônica, por sua nova investida é facilitada pelo fato do RS 400 milhões este ano.
vez, alega que sua única ligação com a Aten-