Page 28 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 2000
P. 28

E  uma quesfao do  timing?
                     Como age a muitiiocol?                                                        E os d#saf»os d o aquisição?


                         O  que  fazemos  c  trazer  inteligência                                      É inserir a nova aquisição global no con­                                      A velocidade de disponibiliza*, ao Jr  Ur,


                     (brãifipower).  Investimos cm  P&D c  na                                      texto da  Lucent. Ter certeza dc  que você                                      produto ao mercado tom»*u  e im)>ortame

                     habilidade  de  nos  adaptarmos  ao  novo                                     preservou os valores do que foi adquirido                                      Vocé  tem  que  estar  n.  pnm  ira  or  L  O


                     ambiente. Hoje, temos 20 pessoas do Bell                                      E deixar que uma cultura diferente tenha                                       que nos adquirimos é o talcntt», uean.il j \ , r ,

                     Labs tio Brasil que desenvolvem soluções                                      chance  dc  sobreviver,  assim  como  um                                        o mercado c, tinalmcntc, o produto


                     para a região e, também, para uso global                                      porrfolic dc produtos integrados c a manu­                                      E do ponto-de-vísta de estratégia?


                     E uma equipe de primeira linha.                                               tenção dos recursos humanos dc talento.
                                                                                                                                                                                      Há  uma  guerra  na»  ttrfecomunu-açóei.

                     Trata-se de Campinas?                                                                                                                                         Nos  vamos  aonde  esta  a  Oportunidade


                                                                                                                                                                                   Não dizemos mais para aspe- *>>.{  qurdj*
                         U  temos um laboratono de testes que
                                                                                                                                                                                   precisam  ir  a  Nova  Jersey,  ao  Bdl
                     é o estado da arte  Ajudamos nossos cli­


                     entes a treinar pessoal, simulamos com­                                                                                                                       Laboratories  Nos colocam» >s o Bell Lait,
                                                                                                                                                                                                                                          0
                                                                                                                                                                                   aonde a oportunidade estiva  E impress
                     portamentos de tráfego, fazemos mode­

                                                                                                                                                                                   onante a  inteligência disponível  no rnun
                     los econômicos c respondemos as solici­
                                                                                                                                                                                   Jo.  Em  nosso dia-a-dia,  trabalhamo  ern
                     tações dos clientes. Somos 1.700 pessoas

                                                                                                                                                                                   parceria  com  a  Europa,  China,  EUA  e
                     no  Brasil.  Estamos  gerando  empregos
                                                                                                                                                                                   America Latina.
                     qualificados.

                                                                                                                                                                                     Vários tópicos abordados
                     0 mertodo mundial mudou

                                                                                                                                                                                   Falc-nos sobre o  P C S?
                     Mudou o mercado?
                                                                                                                                                                                      A  Lucent  e  tecnologicamente  neutra,
                         Eu vim de uma operadora na Europa.
               Telebrasil |aneirafevereiro/2000
                                                                                                                                                                                   lemos grande atuaçao  nas tecnologia-  em
                      Era  como  se  vocé  estivesse  num  clube.
                                                                                                                                                                                   fio, onde crescemos 50% ao ano. Dis| -oin^
                     Você conlieaa todo o mundo  Havia a ope­
                                                                                                                                                                                  e estamos posicionados cm toda* as tecno-
                     radora dominante em cada pais. Podemos                                            Ben conhece o Ttlcbrosil
                                                                                                                                                                                   logias, como a GSM , CDM A eTDM A.
                     ver uma porção dc novos atores cm cena
                                                                                                      0 papel mundial do Bell Labs

                     Há os que se iludem que levara anos para                                                                                                                      Que  frequências utilizar para o PC S?

                     que os novos mirantes possam scr domi­                                        Qual é o papel do B#ll Labs?                                                       A discussão da faixa dc frequência p «n


                     nantes.                                                                           Hoje, não há companhia que tenha a ga­                                     o  PCb  vai  alem  da  contenda  tecnológica

                                                                                                   rantia dc repetir o sucesso amanhã  A ve­                                      entre  fornecedores.  A  Lucent  é  neutra
                     Como  são  os  novos  entrantes?
                                                                                                   locidade  da  tecnologia é  tão elevada que                                    quanto a tecnologia, mas não quanto ao fu­
                         Vimos a Global Crossing, baseada nas
                                                                                                   requer  uma  batalha  diana.  Devemos  ter                                     turo uso da terceira geração, do sem fio  Vis­
                     Bermudas -  com quem a Lucent tirmou
                                                                                                   respeito as realizações do passado, mas isso                                   lumbramos maior potencial para o C DMA
                     um contrato para interligar as  100 maio­
                                                                                                   não  t  garantia  dc  sobrevivência  para  o                                   banda  larga  (uidebam i).
                     res cidades do mundo-, crescer dramati­
                                                                                                   amanhã.                                                                        Sobre  a  aquisiçao da  Zetox e  Batik?
                     camente em dois anos, alcançando o valor

                     de mercado dc US$  30 bilhões.                                                O  Bell Labs mudou?                                                                1”  uma outra faceta de nosso comprome­


                                                                                                       Olhando  para  o  que  fazemos  no  Bell                                   timento vom o rnercad« » brasileiro. EstamCfó
                     Como o Lucent se posiciono?
                                                                                                   Labs, mixlificamo* radicalmente o «eu per­                                     muito felizes com essas duas empresa*  O
                         Somos a empresa N"  1  no mundo                                                                                                                          relacionamento e o desempenho sao bom
                                                                                                   fil-  Hoje, aproximadamente 70% dos en­
                     telecomunicações. £  um mercado muno                                                                                                                         para nosso portfolio.  Produzimos no lira«»!
                                                                                                   genheiros estão trabalhando no desenvol­
                     amplo e diversificado. Nós faturamos USS                                                                                                                     comutação, W LL, equipamento* de cnce-
                                                                                                   vimento de wfiware. A ênfase tem se des­
                     38 bilhões e temos dc 8 a 9% de partici­                                                                                                                     gia,  multiplcxadores  c  sofhvart*  de
                                                                                                   locado do hardware para o softuare ou in­
                     pação no mercado global dc US$ 420 bi­                                                                                                                       comunicação.
                                                                                                   teligência.
                     lhões. Isto significa que existe uma inten­

                                                                                                                                                                                  Seu  recado final?
                     sa e variada concorrência.                                                    Por que odquirir novas empresas?
                                                                                                                                                                                     Acho que a comunidade da-  telecomu­
                     E os aquisições?                                                                  Ainda que estejamos orgulhosos do que

                          _ &                                                                                                                                                     nicações no Brasil é muito torre. Estou iro~
                         E  um  dilema que  acontece conosco e                                     fazemos  no  Bell  Labs,  a  velocidade  e  a
                                                                                                                                                                                 pressionado com o que se pode fazer aqui.
                     com  todos  os  nossos  competidores  no                                      abrangência da tecnologia nos obrigam  a
                                                                                                                                                                                 Conversei  com  clientes  c  encontrei  lide­
                     mundo  inteiro  Tenho uma grande dose                                         tomar decisões diánas cm nossa estratégia
                                                                                                                                                                                 ranças de classe mundial para trazer o de­
                     de respeito por nossos competidores c por                                     de negocias.  Nunca adquirimos uma em­
                                                                                                                                                                                 senvolvimento das  telecomunicações.  Hã
                     ‘'Uas empresas,  Eles nos obrigam  a ficar                                    presa per st. Nossas aquisições fazem par­

                     alerta.  Aquisições nunca sào ficei*.                                         te de uma decisão dc negócio.                                                 rnuirj  capacidade empresarial  no  Brasil  c

                                                                                                                                                                                 este valor precisa scr Ubemdo.
   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33