Page 28 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 2000
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E uma quesfao do timing?
Como age a muitiiocol? E os d#saf»os d o aquisição?
O que fazemos c trazer inteligência É inserir a nova aquisição global no con A velocidade de disponibiliza*, ao Jr Ur,
(brãifipower). Investimos cm P&D c na texto da Lucent. Ter certeza dc que você produto ao mercado tom»*u e im)>ortame
habilidade de nos adaptarmos ao novo preservou os valores do que foi adquirido Vocé tem que estar n. pnm ira or L O
ambiente. Hoje, temos 20 pessoas do Bell E deixar que uma cultura diferente tenha que nos adquirimos é o talcntt», uean.il j \ , r ,
Labs tio Brasil que desenvolvem soluções chance dc sobreviver, assim como um o mercado c, tinalmcntc, o produto
para a região e, também, para uso global porrfolic dc produtos integrados c a manu E do ponto-de-vísta de estratégia?
E uma equipe de primeira linha. tenção dos recursos humanos dc talento.
Há uma guerra na» ttrfecomunu-açóei.
Trata-se de Campinas? Nos vamos aonde esta a Oportunidade
Não dizemos mais para aspe- *>>.{ qurdj*
U temos um laboratono de testes que
precisam ir a Nova Jersey, ao Bdl
é o estado da arte Ajudamos nossos cli
entes a treinar pessoal, simulamos com Laboratories Nos colocam» >s o Bell Lait,
0
aonde a oportunidade estiva E impress
portamentos de tráfego, fazemos mode
onante a inteligência disponível no rnun
los econômicos c respondemos as solici
Jo. Em nosso dia-a-dia, trabalhamo ern
tações dos clientes. Somos 1.700 pessoas
parceria com a Europa, China, EUA e
no Brasil. Estamos gerando empregos
America Latina.
qualificados.
Vários tópicos abordados
0 mertodo mundial mudou
Falc-nos sobre o P C S?
Mudou o mercado?
A Lucent e tecnologicamente neutra,
Eu vim de uma operadora na Europa.
Telebrasil |aneirafevereiro/2000
lemos grande atuaçao nas tecnologia- em
Era como se vocé estivesse num clube.
fio, onde crescemos 50% ao ano. Dis| -oin^
Você conlieaa todo o mundo Havia a ope
e estamos posicionados cm toda* as tecno-
radora dominante em cada pais. Podemos Ben conhece o Ttlcbrosil
logias, como a GSM , CDM A eTDM A.
ver uma porção dc novos atores cm cena
0 papel mundial do Bell Labs
Há os que se iludem que levara anos para Que frequências utilizar para o PC S?
que os novos mirantes possam scr domi Qual é o papel do B#ll Labs? A discussão da faixa dc frequência p «n
nantes. Hoje, não há companhia que tenha a ga o PCb vai alem da contenda tecnológica
rantia dc repetir o sucesso amanhã A ve entre fornecedores. A Lucent é neutra
Como são os novos entrantes?
locidade da tecnologia é tão elevada que quanto a tecnologia, mas não quanto ao fu
Vimos a Global Crossing, baseada nas
requer uma batalha diana. Devemos ter turo uso da terceira geração, do sem fio Vis
Bermudas - com quem a Lucent tirmou
respeito as realizações do passado, mas isso lumbramos maior potencial para o C DMA
um contrato para interligar as 100 maio
não t garantia dc sobrevivência para o banda larga (uidebam i).
res cidades do mundo-, crescer dramati
amanhã. Sobre a aquisiçao da Zetox e Batik?
camente em dois anos, alcançando o valor
de mercado dc US$ 30 bilhões. O Bell Labs mudou? 1” uma outra faceta de nosso comprome
Olhando para o que fazemos no Bell timento vom o rnercad« » brasileiro. EstamCfó
Como o Lucent se posiciono?
Labs, mixlificamo* radicalmente o «eu per muito felizes com essas duas empresa* O
Somos a empresa N" 1 no mundo relacionamento e o desempenho sao bom
fil- Hoje, aproximadamente 70% dos en
telecomunicações. £ um mercado muno para nosso portfolio. Produzimos no lira«»!
genheiros estão trabalhando no desenvol
amplo e diversificado. Nós faturamos USS comutação, W LL, equipamento* de cnce-
vimento de wfiware. A ênfase tem se des
38 bilhões e temos dc 8 a 9% de partici gia, multiplcxadores c sofhvart* de
locado do hardware para o softuare ou in
pação no mercado global dc US$ 420 bi comunicação.
teligência.
lhões. Isto significa que existe uma inten
Seu recado final?
sa e variada concorrência. Por que odquirir novas empresas?
Acho que a comunidade da- telecomu
E os aquisições? Ainda que estejamos orgulhosos do que
_ & nicações no Brasil é muito torre. Estou iro~
E um dilema que acontece conosco e fazemos no Bell Labs, a velocidade e a
pressionado com o que se pode fazer aqui.
com todos os nossos competidores no abrangência da tecnologia nos obrigam a
Conversei com clientes c encontrei lide
mundo inteiro Tenho uma grande dose tomar decisões diánas cm nossa estratégia
ranças de classe mundial para trazer o de
de respeito por nossos competidores c por de negocias. Nunca adquirimos uma em
senvolvimento das telecomunicações. Hã
‘'Uas empresas, Eles nos obrigam a ficar presa per st. Nossas aquisições fazem par
alerta. Aquisições nunca sào ficei*. te de uma decisão dc negócio. rnuirj capacidade empresarial no Brasil c
este valor precisa scr Ubemdo.