Page 53 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1999
P. 53
Empresas
C T B C T e l e c o m , a t e n t a a o c l i e n t e
Luii Vieira
nica operadora local presente cm Embratel mas também os das concor dos, que em 1999 representou 15% do fa
U rentes desta em cada uma das três regiões, com tendência para voz sobre IP.
regiões das três áreas cm que foi
turamento, deverá crescer no próximo ano,
dividida a telefonia fixa no Brasil,
o que dificultava a fixação do número da
a CTBC Telecom possui outras caracte
A empresa oferece também serviços di
rísticas que a distinguem das demais ope CTBC Telecom, o 12, pois em cidades vi ferenciados de caixa postal (master e super)
zinhas a concorrência era outra. Apesar
radoras brasileiras. Empresa privada fun destas dificuldades, a operadora vem ob e promoveu a unificação tarifária entre toda
dada há 45 anos, assim perma tendo sucesso na disputa das a área de concessão. Lançou ainda os ser
neceu mesmo durante o mono ligações DDD. Martins Jr. afir viços Fax Celular, Cartão Pré-Pago Fixo,
pólio estatal das telecomunica mou que nas ligações intra-área Serviço Pré-Pago fixo, Seguro para Telefo
ções. Também destaca-sc pelo da CTBC, que era seu mono nia Fixa (proteção fácil), Telefone Virtual,
amplo programa de projetos so pólio, ela vem mantendo 90% CTBCNct (mensagens de texto no visor
ciais que desenvolve, em cinco das chamadas, enquanto nas dos aparelhos digitais), EDI, ATM e In
anos cerca de 60 mil crianças fo chamadas intraregião, nas quais ternet d Banda Garantida.
ram beneficiadas, e foi pioneira utilizava a Embratel c ficava
numa série de iniciativas, tanto com apenas 49% da receita, ela
tecnológicas quanto comerciais, passou a operar sozinha e tem P r o j e t o s S o c i a i s
que consolidaram a sua imagem conquistado 87% destas cha Todos os projetos sociais desenvolvidos
junto aos clientes. ^ .. . madas, que representavam pela CTBC Telecom estão sob o Projeto 53
No episódio da mudança das 75% da receita da CTBC com Criança, cujas linhas mestras são: Cida
dania, Educação, Cultura e Meio Ambi
ligações DDD, a empresa foi uma das que ligações DDD.
ente. A CTBC Telecom atua na área so
registraram pequeno número de proble Tal sucesso, segundo o coordenador, está
cial, de forma sistemática e contínua, há Telebrasil
mas na complemcntaçâo de chamadas, e baseado ainda cm uma série de promo cinco anos. Tais programas contribuem
isto é atribuído náo apenas ao programa ções tarifárias, como o desconto de 12%, para a divulgação e consolidação da marca
de adaptação das centrais e demais equi em todos os horários, que vigorou até no CTBC Telecom junto aos usuários.
pamentos necessários para a nova vembro último. Ele diz que outras promo O projeto Cidadania, que atende 8 mil novem
metodologia adotada nestas ligações, mas ções serão lançadas, já que a empresa está enanças/ano, visa conscientizar crianças e
adolescentes sobre a importância dos TPs
também a uma intensa campanha de cons atenta aos usuários e pretende manter a
para a comunidade, usando recursos como
cientização dos usuários, que teve que ser sua participação no mercado. brodezem
circo, revistinha, teatro, dança, desenho
desenvolvida nas cidades onde a opera A operadora anunciou que terá 500 mil animado e redação. Peças teatrais, grupos
dora atua. terminais instalados até o final de 1999,
? musicais e um filme de animação tam
Lauro Martins Jr., coordenador da Arca superando a meta estipulada pela Anatei, bém foram apoiados pela operadora. bro/99
de Produtos da CTBC Telecom, obser que é de 417 mil. Em algumas áreas, a De 1995 a 1999,48 mil crianças e ado
vou que estas cidades são cobertas por digitalização já atingiu 100% e no conjun lescentes-estudantes de 14 escolas públi
propagandas via tevê, rádio e jornais que to a estipulada pelo órgão regulador tam cas já foram beneficiados pelo projeto
anunciavam não apenas o número de bém deverá ser superada. Adote uma Escola da CTBC Telecom.
No Correio Educação, 1 mil exempla
DDD da única concorrente de fato — a O quadro de funcionários tem se manti res do jornal Correio são distribuídos dia
do estável nos últimos anos, riamente em escolas públicas de Uberlân
o que elevou a produtivi dia (MG). Até 1999, foram atendidas cer
ca dc 15 mil crianças.
dade por terminais instala
O Congresso do Futuro da Criança e
dos para 2,8/1 mil linhas,
do Adolescente, realizado pelo Conselho
comparável à média dos
Municipal de Defesa dos Direitos da C ri-
EUA (2,6/1 mil linhas) e ança e do Adolescente de Uberlândia, é
da Europa (2,7/1 mil li patrocinado, há três anos, pela CTBC Te
nhas), enquanto a média lecom.
das operadoras brasileiras é Na área de meio ambiente tem o proje
to Telefone Verde, que fornece informa
de 4,5/1 mil linhas, comen
ções sobre ecologia c meio ambiente e é
tou Martins Jr. Para 2000
atendido por uma empresa de consultoria
a expectativa é de aumen ambiental. O de coleta das baterias usadas
tar esta produtividade. de telefone celular evita que sejam joga
Ele reconheceu que a das em lixos ou em locais inadequados,
área de transmissão de da provocando danos ao ecossistema.